Já o painel balístico, por sua vez, não é lavável. A forma correta de higienizar o colete é retirar o painel balístico da parte interna da capa e seguir as instruções do manual de uso do produto (link).
Limpe a capa de colete usando um pano macio e detergente neutro, como detergente de louça líquido misturado com água. Retire o excesso de água enquanto realiza a limpeza. Se o seu equipamento estiver manchado ou muito sujo, use uma escova de dentes ou outra escova macia para esfregar o material suavemente.
II - uso restrito: os coletes à prova de balas que possuem níveis de proteção III e IV. Art. 5º Coletes multiameaça, destinados a proteger contra agressões com objetos perfurocortantes, são produtos controlados pelo Exército e considerados como de uso permitido, independente do nível de proteção.
VALIDADE DO COLETE DE PROTEÇÃO BALÍSTICA COL-INB-002/17: 06 anos (desenho técnico). 6.2.1.4 Critérios de Aceitação: VII – A etiqueta de identificação das amostras condicionadas ao envelhecimento acelerado deve permanecer legível e aderida ao colete.
Colete Balístico - Cidadão comum pode comprar? Sim!!! Como e onde?
Quantos tiros aguenta um colete?
Proteção nível IV – resistente a impactos de até 869 metros por segundo, está entre os coletes mais resistentes comercializados. Essa proteção é capaz de resistir a impactos de M2 Armor Piercing . 30, arma de grosso calibre e capaz de fazer muitos estragos.
Coletes à prova de balas são produtos controlados, de acordo com o Decreto 10.030 de 30/09/2019, que aprova o regulamento de produtos dessa natureza, assim como armas de fogo e munição. O processo exige checagem de documentação pois o colete será nominal e com número de série, ou seja, não pode ser usado por terceiros.
ATENÇÃO: No Brasil, adquirir ou utilizar colete à prova de balas sem autorização, ou que não esteja registrado em seu nome é crime inafiançável (mais informações no site DFPC).
Além disso, o peso dos coletes balísticos varia em torno de 1,6 kg a 2,6 kg os masculinos e 1,1 kg a 1,8 kg os femininos, o que dependendo da condição física do policial pode ser um fator limitante para o bom desempenho de suas atividades, e assim colaborar para o aparecimento de sinais de cansaço, dores nos membros ...
A limpeza de placas eletrônicas de equipamentos pode ser efetuada com Limpa Contato Ação Imediata ou a versão Não Inflamável. Nesta operação é preciso: Limpar a área afetada aplicando Limpa Contato, esfregando com uma escova firme, até a remoção total. Em casos mais resistentes, utilizar ação abrasiva.
Pode Molhar as Placas Cimentícias? Sim, as placas cimentícias são projetadas para serem resistentes à umidade e podem ser molhadas. Essa é uma das principais vantagens do material em comparação com outros tipos de revestimentos e painéis de construção.
A capa deve estar completamente seca antes de recolocar os painéis balísticos. Não utilizar solventes ou produtos de limpeza. Evite o uso do painel quando umedecido. Caso os painéis estejam molhados ou umedecidos, os mesmos devem ser secos em local sombreados e sem humidade.
Colete a provas de balas, Nível III-A, modelo GB 52/09, confeccionado com 11 camadas, sendo 10 de tecido KEVLAR XP S102 e uma camada de E.V.A, com densidade 200 g/m², e 5mm de espessura. O Exército brasileiro autoriza a fabricação e comercialização deste colete com até 13 camadas do tecido acima especificado.
Normalmente são feitos de Kevlar, uma fibra de aramida, material sintético semelhante ao náilon, leve e flexível mas cinco vezes mais resistente que o aço.
Dessa forma não necessidade do uso de colete para fratura de coluna durante a noite ou na posição deitada. O tempo de duração do tratamento com colete para coluna depende de cada caso. Entretanto, a maioria das fraturas da coluna consolida (cicatriza) em até 3 meses, tempo médio de utilização do colete.
– O colete balístico contém uma extensa rede de fibras que absorvem e dispersam o impacto de um projétil. Dessa forma, esse equipamento acaba sendo uma ótima alternativa para uma empresa de segurança privada que trabalha especificamente com escolta armada e outros serviços do tipo.
Qual o órgão responsável pela permissão do uso do colete balístico?
A Delegacia de Polícia responsável por receber a nota fiscal remeterá via SGPE para GEFID, que fará o registro e emitirá a carteira física do colete balístico, remetendo-a via malote para entrega ao interessado.