Pode sim. Aliás, ao utilizar uma gasolina de alta octanagem como a Podium - que oferece cerca de 95 octanas, um carro como o Audi A3 Turbo consegue disponibilizar todo potencial do motor, com um melhor aproveitamento de potência e também um melhor desempenho nas retomadas de velocidade.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
Perfil oficial da Gasolina Podium aqui! Não é recomendável adicionar nada ao tanque de combustível, pois misturar aditivos em casa pode levar à formação de depósitos, o que pode obstruir o sistema e reduzir a eficiência ou até danificar o motor do seu carro.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
MISTURAR MARCAS DE GASOLINA ADITIVADA FAZ MAL PRO MOTOR? | Rafa Filgueiras EP 126
Pode colocar gasolina podium em qualquer carro?
Desenvolvida com a mesma tecnologia originalmente criada para o estado da arte em motores para competições de esporte motor, a gasolina Petrobras Podium pode ser usada por qualquer veículo a gasolina ou flex, sendo mais indicada para aqueles com motores de alta taxa de compressão (automóvel ou motocicleta) e/ou ...
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
A gasolina que dura mais é a chamada premium, que pode ser a Podium da Petrobras ou a Octapro da Ipiranga ou a Shell R, que pode durar até oito, dez meses.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
Colocar combustível aditivado em veículo que só usa comum pode causar falha no motor? Não. As falhas acontecem por conta dos resíduos acumulados no motor, que dificultam o fluxo correto de combustível. Ao abastecer com produtos aditivados, é feita uma limpeza destes resíduos pelos detergentes presentes na fórmula.
Podium é a única gasolina a compensar totalmente suas emissões de gases de efeito estufa, desde sua extração e produção até o consumo. Se você busca a mais alta performance para viver ao máximo todas suas experiências e com o menor impacto ambiental, então seu combustível é a Gasolina Petrobras Podium.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
Pode sim. Aliás, ao utilizar uma gasolina de alta octanagem como a Podium - que oferece cerca de 95 octanas, um carro como o Audi A3 Turbo consegue disponibilizar todo potencial do motor, com um melhor aproveitamento de potência e também um melhor desempenho nas retomadas de velocidade.
A Octapro iguala a octanagem da Petrobras Podium e portanto passa a dividir o título de gasolina com maior poder anti-detonante disponível no país, ambas com 96 octanas segundo o método IAD (índice anti-detonante).
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
A gasolina premium, por sua vez, é mais utilizada para carros equipados com motores de alta taxa de compressão, de alta performance, como Porsche, Ferrari, Lamborghini, AMG e BMW M3, por exemplo.