Pode misturar gasolina comum com aditivada? A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
Perfil oficial da Gasolina Podium aqui! Não é recomendável adicionar nada ao tanque de combustível, pois misturar aditivos em casa pode levar à formação de depósitos, o que pode obstruir o sistema e reduzir a eficiência ou até danificar o motor do seu carro.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Gasolina aditivada ou comum? E a Podium ou Premium? Qual a melhor | Boris Feldman explica
Qual a melhor gasolina para limpar os bicos?
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
Porém, a BR Distribuidora recomenda que a gasolina Podium deve ser utilizada em um período de até seis meses. Já a comum e a aditivada tornam-se impróprias apenas após três meses, aproximadamente.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
Intercalar abastecimentos de gasolina comum com abastecimentos de gasolina aditivada não acarreta dano algum ao motor. O que não se deve fazer é alterar combustíveis de octanagens diferentes. No caso específico da gasolina comum e da aditivada, a quantidade de octanas é a mesma (87 octanas).
A maior finalidade da gasolina aditivada ou dos aditivos em frascos é evitar que os resíduos da queima dos combustíveis se acumulem, para não obstruir os injetores nem gerar carbonização na câmara e nas válvulas. Eles “limpam” as partes internas do motor, protegendo o sistema de admissão e aumentando a sua vida útil.
Gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum? Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia.
Ou seja, quanto maior a octanagem do combustível, maior o desempenho do automóvel. A gasolina Premium apresenta uma quantidade de 91 unidades de IAD (Índice Anti-Detonante), contra 87 unidades de IAD da Gasolina comum ou aditivada, ficando atrás apenas da Gasolina Podium.
Dynaflex é a mais avançada tecnologia da Shell, presente nas gasolinas Shell V-Power e Shell V-Power Racing que, além de limpar e proteger, traz mais performance e rendimento¹ para o seu motor. O nome Dynaflex é usado pela Shell em todo o mundo e traz a junção das palavras “dinâmica” e “flexível”.
Desenvolvida com a mesma tecnologia originalmente criada para o estado da arte em motores para competições de esporte motor, a gasolina Petrobras Podium pode ser usada por qualquer veículo a gasolina ou flex, sendo mais indicada para aqueles com motores de alta taxa de compressão (automóvel ou motocicleta) e/ou ...
Para os motoristas, de maneira direta, o etanol é mais barato, mas possui menor rendimento, enquanto a gasolina funciona de maneira reversa: possui maior potência, mas é mais cara. Fatores como o óleo do motor também podem impactar bastante no consumo de combustível.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
Quantos por cento de etanol tem a gasolina Podium?
A gasolina do tipo Premium, com maior octanagem, a Podium da Petrobrás, a Octapro da Ipiranga, a Shell Racing essas tem 25% de etanol. Já a gasolina simplesmente aditivada, ou a comum, essa tem 27% de álcool.