Evite jogar água diretamente nos discos de freio quando eles ainda estiverem quentes. Durante a limpeza, verifique se o cubo de roda não está com empenamento acima de 0,05mm. Limpe e lubrifique também os cavaletes, pinos deslizantes e pinças de freio.
A sujeira acumulada no disco pode diminuir sua eficiência e causar ruídos desagradáveis. Para limpar o disco, você vai precisar de um pano macio e um pouco de álcool isopropílico. Certifique-se de que a bicicleta esteja limpa e seca antes de começar.
O que acontece se jogar água no disco de freio quente?
Há uma coisa que a água fria nos discos quentes fará, invariavelmente, e que é ainda pior do que o empenamento. O disco empenado causará vibração do pedal do freio durante o acionamento, talvez ruído, desgaste irregular e prematuro das peças.
Para a maioria dos modelos de freios a disco, será necessário tirar as rodas da bike para ter acesso as pastilhas. Dica 2: Molhe as pastilhas. Além de limpar o disco e a superfície das pastilhas, a água acelera o acentamento do sistema.
No caso de bicicletas com freios a disco, lembre de colocar um espaçador entre as pastilhas do freio quando retirar as rodas. Você consegue facilmente esses espaçadores em qualquer bike shop. No caso de bicicletas com freios no aro, pode-se usar o lado abrasivo da esponja da pia para limpar as sapatas do freio.
O QUE EMPENA OS DISCOS DE FREIO DO CARRO? - ALTA RPM
Pode jogar água no disco de freio?
Evite jogar água diretamente nos discos de freio quando eles ainda estiverem quentes. Durante a limpeza, verifique se o cubo de roda não está com empenamento acima de 0,05mm. Limpe e lubrifique também os cavaletes, pinos deslizantes e pinças de freio.
Muitas vezes, freios molhados fazem barulho, mas ele costuma passar quando o sistema está seco novamente. Porém, em alguns casos, a água suja e contaminada com óleo ou outros produtos químicos pode contaminar os freios.
Use produtos de limpeza específicos para bicicletas
Embora seja tentador usar qualquer sabão ou detergente que você tenha em casa, investir em produtos de limpeza específicos para bicicletas pode fazer uma grande diferença.
Assim, para uma correta manutenção desta peça, recomendamos a utilização do produto WD-40 Specialist® Moto Limpa Travões. Basta aplicares o produto nos discos de travão e deixar atuar durante 10 minutos. Caso os discos de travão estejam com sujidade difícil de remover, deixa atuar o spray durante mais algum tempo.
Segundo o coordenador, existem vários motivos para um disco de freio empenar, entre eles: cubo de roda empenado, falta de limpeza adequada na superfície do cubo antes da instalação dos discos, uso abusivo do sistema de freio, erros na fase de assentamento de pastilhas, aperto incorreto dos parafusos de roda, choque ...
Algo perigoso e que deve ser evitado, pois prejudica a eficiência da frenagem. Outro problema, tão grave quanto, é que a contaminação do fluido por água gera a oxidação dos componentes que tem contato com ele.
Use apenas óleo mineral original Shimano ou Sram para fazer a mantenção de sangria de freio em sua bicicleta. O uso de outros tipos de óleo pode provocar problemas com o funcionamento do freio e tornar o sistema inutilizável.
O disco de freio usado já pode ser removido. Depois é necessário lixar o cubo de roda para evitar resíduos na superfície de contato com o disco e, assim, não comprometer a montagem.
De maneira geral, o sistema de freios como um todo deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros percorridos. No entanto, o disco de freio provavelmente atinge o final de vida útil próximo aos 40 mil quilômetros. É importante estar atendo às indicações de uso específicas de cada fabricante.
Graxa de cerâmica – é mais eficiente que as graxas comuns na dissipação de calor e, por isso, é utilizada em sistemas de freio a disco e também na manutenção de cubos, principalmente os de cerâmica. Também é de alto custo, como a de teflon.
Lixar a pastilha, passar lubrificante ou qualquer outro tipo de ação ou material não recomendado ou específico, pode comprometer fortemente o desempenho e a efetividade da peça, colocando em risco a segurança do veículo e de seus ocupantes.”, explica Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.
Na maioria dos casos, o barulho é provocado pelo desgaste acentuado das pastilhas, que no final da vida útil acabam tocando nos discos e emitindo um chiado. Nessas situações, o ideal é levar o carro até uma oficina o quanto antes para realizar a substituição dos componentes. Como ver o nível do fluido de freio?
Para a manutenção dos freios a disco, o mais importante é conferir regularmente as condições das pastilhas. No caso dos freios de bike a disco mecânicos, apenas um lado da pinça deles se movimenta, o que pode movimentar a posição das pastilhas. Com isso, o disco pode ser comprometido e causar danos no freio.
Ruídos estranhos ao frear: ruídos agudos, rangidos ou chiados ao frear podem ser sinais de desgaste nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo contato irregular das pastilhas de freio com os discos desgastados.
A sensação que o motorista tem ao acionar o pedal de freio e sente que está duro ou baixo indica que o sistema de frenagem do veículo apresenta alguma avaria. Quando isso acontece, é importante fazer uma revisão em uma oficina de confiança.
E nem no banco da moto, vc vai se arrepender na primeira freada. O WD40 além de comprometer a durabilidade de partes não metálicas, "lava" a graxa e lubrificação existente, trazendo num primeiro momento a ideia de limpeza, mas em pouco tempo ele se vai ficando o conjunto sem a devida lubrificação.