Quando o gesso fica úmido ou molhado, perde a capacidade de manter a extremidade na posição adequada e, portanto, pode necessitar ser trocado. A troca do gesso deve ser evitada, especialmente nos casos de fratura, pois ele foi colocado após a redução da fratura no pronto-socorro ou no centro cirúrgico, sob anestesia.
O gesso é um tipo de sal que interage muito facilmente com a água. Por isso, usar apenas o material em área externa é certeza de ter problema. O contato com a umidade ou a água diretamente provoca amarelamento do gesso, queda das placas ou ainda danos no formato da peça.
Também é importante se atentar ao tempo de secagem. O gesso pode demorar até 30 dias para secar completamente após a sua aplicação. Para um acabamento de alto padrão, respeite esse prazo antes de fazer qualquer pintura.
Basicamente, os danos ao forro de gesso são causados por infiltração de água e por rachaduras. Gilmar Soares Terra lembra que o gesso é material sensível à umidade. “No processo de industrialização, ele passa por calcinação (aquecimento), quando perde meia molécula de água.
Uma das maneiras mais simples de acelerar o tempo de secagem do gesso lento é aumentar a circulação de ar no ambiente. Você pode fazer isso abrindo janelas e portas, ligando ventiladores ou até mesmo usando um desumidificador para remover a umidade do ar.
Se estiver na dúvida se já está seco não, aqui vai uma dica, as partes que secaram ficam mais brancas que as outras. Lembrando que a parte úmida não deve ser pintada, pois pode causar muitos transtornos para o seu trabalho, você pode apressar isso com o uso de ventiladores direcionados para o local.
Umidade do Ambiente: Ambientes mais úmidos retardam a secagem do gesso. Usar desumidificadores ou ventilar bem o espaço pode acelerar o processo. Temperatura: Temperaturas mais altas geralmente aceleram a secagem do gesso, enquanto temperaturas mais baixas podem retardar o processo.
A mistura de gesso com a água endurece por conta da formação de uma malha de cristais e, depois, do início da pega, ele continua com o processo de endurecimento, assim como os demais aglomerantes.
Já conhece os diferenciais da placa de gesso resistente a água? Esse produto é muito eficiente e duradouro. Sua principal indicação é para os locais que sofrem com a umidade.
Diretamente no mofo: borrife a solução de água e vinagre na área afetada. Deixe agir por alguns minutos para penetrar nos poros do gesso e ataque o mofo. Escove suavemente: use uma escova de cerdas macias ou uma esponja para escovar a área afetada com cuidado.
O gesso sintético, também conhecido como “gesso que pode tomar banho” ou “gesso que pode molhar” já é uma realidade no Brasil. Nos Estados Unidos e em outros países da Europa ele já é utilizado há anos, com cada vez mais aceitação pelos pais e familiares.
O grande truque é colocar uma toalha molhada, presa com elásticos para não escorregar, só na parte da frente do gesso, formando meio que um caminho. Deixe a toalha lá por uma a duas horas. Com isso, um pedaço do gesso vai amolecer o suficiente para, com cuidado, você conseguir cortá-lo.
O uso de secador de cabelo e ventilador para ajudar a secar o gessopode ajudar no processo, mas é necessário muito tempo de exposição para ser efetivo. Então, o melhor é aguardar o prazo determinado e assim ter um acabamento ainda melhor.
Então, atente-se a esse ponto para evitar dores de cabeça. Por fim, o tempo de secagem também é algo a se lembrar. Ele é um pouco maior que o de outros produtos, como o da massa acrílica. Para ter uma ideia, a tinta para pintar gesso leva até 12 horas para secar.
Misture 1 e ½ xícara de água sanitária na água; Use um par de luvas de borracha para proteger sua pele do produto químico; Umedeça uma esponja na solução e torça para remover o excesso; Passe a esponja no gesso cuidadosamente, até limpar as manchas.
Bora aproveitar o sol para secar as pedrinhas de gesso?! ☀️ Para elas ficarem prontas para pintura é necessário três dias de sol. A secagem dentro do molde é super rápida, 10 minutinhos e vc já pode retirar a pedrinha e colocar no sol.
Caso o gesso seja molhado, envolver com uma toalha para retirar excesso de umidade, usar um secador de cabelo para terminar de secar e entrar em contato com o seu médico.
Agora que você já conhece alguns tipos, chegou a hora de aprender como lixar parede de gesso. Esse processo é muito importante e deve ser realizado antes da pintura. Ele garante que a aplicação seja eficaz e se torne duradoura.
Limpe a superfície do gesso com um pano úmido para remover qualquer poeira ou sujeira. Comece lixando com uma lixa de grão médio (como 80 ou 100) para remover quaisquer saliências ou marcas de reboco. Mantenha a lixa plana contra a superfície do gesso e use movimentos suaves e circulares.
Segundo a Associação Brasileira do Drywall, a superfície do gesso acartonado poderá receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079.
O protetor de gesso para banho Longevitech pernas impermeável é um acessório destinado à proteção de gesso, curativos ou outros tipos de bandagem que não podem molhar. Ideal para manter a perna seca durante o banho.