O artigo 1º da Lei 7089/83 proíbe a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras com vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subsequente.
Caso seu boleto tenha vencido no fim de semana ou feriado (dia não útil), é possível pagá-lo no dia seguinte, sem ter que pagar multa ou juros pelo atraso, inclusive em outra instituição diferente da registrada (destinatária) em seu boleto.
Adiantando-se, você pode fazer a operação a qualquer hora por internet banking ou aplicativo do banco, ainda que esteja fora do horário, que não tem problema: o próprio sistema programa o pagamento para o próximo dia útil e você continuará dentro do prazo.
Quando a fatura vence no domingo, pode pagar na segunda?
Simples, no próximo dia útil. A regra vale também para faturas que vencem em sábados e domingos. Em qualquer um dos casos, o consumidor tem o direito de fazer o pagamento no próximo dia útil, sem cobrança de juros e multa.
ESTADOS UNIDOS DIA DE PAGAMENTO! SALÁRIO DE UM RECÉM CHEGADO TRABALHANDO NA PINTURA 🇺🇸
Quando o vencimento cai no domingo?
O artigo 1º da Lei 7089/83 proíbe a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras com vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subsequente.
O que acontece se o dia do pagamento cair no domingo?
Quando o pagamento cai no domingo posso receber no sábado? A empresa tem até o quinto dia útil para pagar seus funcionários. Nada impede de pagá-los antes. Porém, quando a data cai domingo que não é considerado dia útil, pode-se o empregador pagar o funcionário na segunda-feira sem multas e juros.
É o que estabelece o Artigo 1º da Lei 7089/83: “Fica proibida a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, desde que seja quitado no primeiro dia subsequente”.
O pagamento de boletos através da Carteira Digital está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, se você pagar o boleto até as 19h de um dia útil, ele será liquidado no mesmo dia e se pagar depois das 19h ou em fim de semana/feriado, ele será agendado e liquidado apenas no dia útil seguinte.
Se o pagamento do boleto for feito depois das 17 horas de um dia útil ou durante um fim de semana ou feriado, o pagamento será processado no dia útil seguinte.
Ou seja, bancários, via de regra, não trabalham aos sábados — e os pagamentos feitos via boleto e salários, por exemplo, não têm como serem processados nesse dia da semana sem expediente bancário. Ainda, a CLT determina que o salário dos trabalhadores deve ser pago pelo empregador até o 5º dia útil do mês.
Por lei, contas que vencem em feriados ou aos finais de semana podem ser quitadas sem multas no primeiro dia útil subsequente ao vencimento. Caso haja a cobrança, o consumidor pode solicitar o ressarcimento.
A Lei nº 7089/83 determina que as contas com data de vencimento no sábado, domingo ou feriados nacionais, estaduais ou municipais podem ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança nem penalidades por atraso.
O vencimento da minha fatura caiu em feriado ou fim de semana. E agora? Nesse caso, o vencimento da sua fatura vai ser automaticamente adiado para o próximo dia útil, sem cobranças de encargos. Sábados, domingos e feriados não são dias úteis.
Boletos de consumo, como impostos e tributos: até às 21h. Entretanto, algumas recebedoras aceitam o pagamento desses boletos até às 16h. Demais boletos bancários: 20h.
Pode pagar boleto no fim de semana? Em vez de esperar o próximo dia útil, é perfeitamente possível pagar o boleto no próprio fim de semana (ou, no caso, no próprio feriado), sem que haja qualquer tipo de problema.
Quando há labor aos domingos ele deve ser remunerado com o adicional de 100% ou receber uma compensação em dia de folga, antes que se dêem 07 dias de trabalho consecutivos. Isso significa que ele vale o dobro do valor do salário diário normal ou precisa de uma compensação de folga. É um ou outro, cabe deixar bem claro.
Em certas atividades, como comércio e serviços, o trabalho aos domingos e feriados pode ser permitido por lei ou acordo coletivo. Nestes casos, o trabalhador pode receber um adicional de 50% sobre o valor da hora normal, em vez do dobro.
O prazo de compensação no mesmo dia é definido pelas instituições de pagamento como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após o horário, continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1.
O texto altera a Lei 7.089/83, que já proíbe a cobrança de juros de mora em títulos de qualquer natureza cujo vencimento ocorra em sábado, domingo ou feriado.
O que acontece se pagar a fatura no dia do vencimento?
O vencimento é o dia em que o cliente precisa de fato pagar a fatura. É a data estipulada pela operadora para que o valor gasto seja pago sem nenhum tipo de juros. Se o pagamento for feito após a data de vencimento, são cobrados juros do usuário.