O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro. Em dias quentes, o sofrimento pode ser grande.
aves mantidas em galpões com acesso a área externa (piquete) para pastejo, respeitando as densidades de alojamento de 7 (sete) aves por metro quadrado no ambiente do aviário e 2 (duas) aves por metro quadrado na área externa.
Considere 3m² de área de piquete por ave, independentemente do tipo de criação. Assim, multiplique o número de aves por 3m² para encontrar a área total.
Para que haja um controle da criação, existe a necessidade de que em volta do galinheiro seja construído um cercado, cuja área dependerá do número de aves criadas. Para cada ave adulta será necessário 3m2, ou seja, para 50 galinhas serão necessários 150m2.
Quantidade de aves por metro quadrado - todas as fases - Sistema caipira
Qual o espaço para 100 galinhas poedeiras?
💡 Isso significa que, com 20 metros quadrados você pode colocar 100 galinhas! Lembre que 20 metros quadrados equivalem a um galpão de 4 m de largura por 5 m de comprimento e vice-versa. Ou então, um galinheiro de 10m por 2m!
Para calcular o tamanho adequado do galinheiro, é importante considerar o número de aves que serão criadas. O ideal é ter 6 aves por metro quadrado no espaço de alimentação e 3 a 5 aves por ninho.
Medidas: 4m x 6m (24m²). Capacidade: 20 galinhas (raça Embrapa 051). Utilização: o galinheiro conta com a área central onde as galinhas ficam e 4 áreas separadas para elas ciscarem, essas áreas são rotacionadas a cada 7 dias para dar tempo da grama crescer novamente.
Nos sistemas de criação à solta, as frangas somente deverão ter acesso ao piquete a partir dos 28 dias de ida- de, quando o empenamento estiver adequado. Nesse caso, a alimentação e a água deverão ser fornecidas den- tro do aviário. Utilizar cerca de 6 aves/m² no galinheiro e cerca de 10m²/ave nas áreas de piquetes.
Uma área de 1 metro quadrado será suficiente para 20 a 30 pintinhos. Os pinteiros podem ser construídos na própria propriedade ou comprados no comércio (criadeiras teladas).
Exige-se que seja oferecido 1 ninho individual para cada 5 galinhas poedeiras, ou 0,8 m² de área de ninho coletivo para cada 100 aves. É permitida a coleta automática dos ovos. Os poleiros não são uma exigência nem do sistema orgânico, nem do caipira.
Uma recomendação para a criação das aves em casa é não manter elas muito soltas. Pois, elas podem sair para rua ou entrar na casa. Por isso, o ideal é que haja o cercado para a criação. Além disso, é importante não deixar as galinhas no mesmo ambiente que algumas raças de cães mais bravas.
Um galinheiro de cerca de 4 m de comprimento, 1 m de largura e 1,5 m de altura é suficiente para abrigar entre 8 e 10 aves adultas, se elas forem mantidas dentro do galinheiro o dia inteiro, ou 20 aves durante a noite apenas.
Nos ninhos, as galinhas fazem a postura dos ovos, por isso, ele deve ser um local aconchegante. O ninho pode ser construído com sobras de madeira em bom estado de conservação, disponíveis na propriedade, com as seguintes dimensões: 30 cm (largura) x 35 cm (altura) x 30 cm (profundidade).
Basta você saber quantas galinhas pretende criar, para assim poder definir qual o tamanho ideal o galinheiro precisa ter, para que as aves sejam devidamente acomodadas. Para ser mais assertivo nesta etapa, tenha em mente que é recomendado abrigar no máximo 4 a 5 galinhas adultas por metro quadrado (m²).
O ambiente ideal para abrigar as galinhas deve contar com pelo menos meio metro quadrado de pasto. O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado.
Iniciam postura com 20 semanas de vida e produzem até 90 semanas, com potencial para produzir 345 ovos por ave alojada durante o ciclo produtivo. Mais de 95% deste plantel é criado em sistema intensivo em grandes granjas industriais.
O piso deve possuir declividade de 1,0% a 1,5%, ser de cimento liso, de maneira que facilite a limpeza e desinfecção, além de evitar a passagem de umidade do solo para o galinheiro. As aves devem ter à disposição áreas cercadas, contendo ou não ve- getação, denominadas piquetes, para exercícios e/ou alimentação.
A água é o nutriente mais importante consumido pelas aves. Durante a sua vida um frango de 2,3 kg irá consumir aproximadamente oito litros de água e quatro quilos de alimento. Estudos demonstraram que o consumo diário de água pode ser estimado multiplicando a idade da ave por 5,9 mL de água (PESTI, 1985).
Não basta que a tela tente bloquear os predadores, pois eles podem pular a cerca. Se faz necessário assustá-los usando uma tela anterior de contenção. Pode ser aplicada com arame farpado ou uma cerca concertina ouriço para impedir que os predadores avancem na contenção.