Pode passar o DUT para outra pessoa?

Além disso, o DUT não tem uma data de expiração, isto é, validade. Enquanto o veículo ficar no nome do novo dono, ele continuará sendo válido. Dessa forma, quando você for passar o veículo para o nome de outra pessoa, será necessário um novo DUT.
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Como passar o DUT para outra pessoa?

Para quem comprou o veículo antes de 2021, praticamente nada mudou. Quando o proprietário for vender o veículo, deve preencher o verso do documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (conhecido como DUT). Depois, deve reconhecer firma em cartório e ir ao Detran para efetivar a transferência.
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O que acontece se preencher o DUT e não transferir?

Isso significa ganhar pontos e receber multas por transgressões de outra pessoa. No CTB, não seguir o prazo para solicitar novo Certificado de Registro, segundo art. 233, caracteriza uma infração de natureza grave (R$ 195,23) para o novo proprietário.
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Quanto tempo vale o DUT assinado?

Qual a validade do DUT assinado? Após assinado, o Documento Único de Transferência apenas precisa ser refeito quando uma nova transferência for realizada. Ou seja, ele não possui validade, mas cada novo proprietário precisa de uma nova versão do documento.
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É possível transferir um carro sem o DUT?

O ATPV-e é o novo documento para realizar a transferência do veículo, diferente do DUT, ele é feito de forma totalmente online e veio com a proposta de ser mais moderno e digital, como o CRLV. Caso você ainda tenha o documento de forma física, saiba que ele é válido até a próxima venda do automóvel.
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Transferência com recibo preenchido em nome de outra pessoa.

Tem como tirar o DUT pela internet?

Como emitir o DUT Digital
  1. Faça o cadastro no app CDT. Depois, clique na aba “Veículos”.
  2. Agora, clique em “Toque aqui para adicionar um CRLV”.
  3. Digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).
  4. Digite o código de segurança impresso no CRV.
  5. E pronto: o DUT digital ficará disponível no app CDT.
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Como tirar um DUT novo?

Para solicitar a segunda via DUT pela internet, em caso de perda, roubo/furto ou má conservação do documento, siga estas etapas:
  1. Faça um Boletim de Ocorrência (somente em caso de perda, roubo ou furto)
  2. Separe alguns documentos.
  3. Faça o agendamento do serviço.
  4. Aguarde a chegada do documento.
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O que impede a transferência de um veículo?

Falta de documentos do novo e antigo proprietário

A falta de qualquer um desses documentos pode impedir a transferência do veículo. Não só, como também gerar uma série de conflitos entre o vendedor e comprador. Por esse fato, para evitar, é importante que você separe toda a documentação o quanto antes.
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Tem que reconhecer firma do comprador no DUT?

É necessário também o reconhecimento de firma por autenticidade do comprador, porém ambos não precisam comparecer concomitantemente ao cartório.
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Tem como cancelar o DUT preenchido?

O cancelamento da comunicação de venda deverá ser realizado mediante formulário assinado e com firma reconhecida por autenticidade do comunicante (vendedor) e do comunicado (comprador). Utilize o formulário disponível no portal do Detran-SP (veja aqui).
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O que fazer se o novo proprietário não transferiu?

Se você não fez a Comunicação de venda no prazo de 60 dias, solicite o serviço o quanto antes e evite assumir por mais tempo multas, débitos e responsabilidades do novo proprietário do veículo. Você não precisa mais ir ao Detran-SP para fazer a comunicação de venda.
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Quem paga o DUT, o comprador ou o vendedor?

Quem paga o DUT: o comprador ou o vendedor? O pagamento do DUT que comunica a venda deve ser feito pelo vendedor. Já as demais taxas de transferências são pagas pelo comprador. Taxas de reconhecimento de firma no cartório devem ser pagas por cada parte em paralelo.
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Qual o prazo de transferência do DUT?

A transferência de propriedade é um procedimento obrigatório e deve ser feita em um prazo de 30 dias, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para o novo dono do veículo conseguir emitir o licenciamento anual e evitar possíveis transtornos.
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Como funciona o DUT agora?

O que era o DUT impresso foi transformado na ATPV-e ou Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo digital. A transferência digital de veículos, sem necessidade de reconhecimento de firma ou contrato em papel, pode ser realizada desde março de 2022.
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Quem precisa assinar o DUT?

Para fazer o DUT é necessário que ele contenha os dados do comprador e vendedor, assim como a assinatura de ambos que deve ser reconhecida em cartório. Depois o antigo dono deverá entregar o DUT ao Detran e pagar as taxas correspondentes à transferência.
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Quem pode pedir a segunda via do DUT?

Quem solicita

Veículo de pessoa física - o proprietário do veículo. Veículo de pessoa física - o procurador do proprietário do veículo. Veículo de pessoa jurídica - o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.
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O que acontece se assinar o DUT e não transferir?

Segundo o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixar de transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias é uma infração média e que gera multa de R$ 130,16, podendo acarretar remoção do veículo ao pátio.
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Quanto custa para reconhecer um DUT?

Esse termo é a prova da aposição da assinatura perante o agente dotado de fé pública. O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Conforme a tabela de custas e emolumentos em vigor a partir de 08 de janeiro de 2024 o valor do Reconhecimento de Firma por Autenticidade é de R$ 21,07.
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Como emitir o DUT para transferência?

Quem deve solicitar a emissão do DUT/CRV é o novo proprietário do veículo ou um representante legal. A solicitação deve ser feita junto ao Detran do estado em que o veículo se encontra. Acesse o site da Detran da sua região para dar entrada no DUT. Lembrando que esse é o processo para comprar um carro no Brasil.
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Estou com nome sujo, posso transferir veículo para meu nome?

5. E se o carro tiver dívidas? É importante saber que o Detran não libera a transferência de veículos com dívidas de impostos ou multas. Se esse for o caro, todos os valores precisam estar quitados antes de iniciar o processo de mudança de propriedade.
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O que reprova na vistoria de transferência?

Débitos pendentes: multas, impostos atrasados ou outros débitos precisam ser regularizados para que a vistoria seja aprovada; Falta de equipamentos obrigatórios: equipamentos como triângulo de sinalização e placas de identificação devem atender às especificações legais.
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Quando o veículo não pode ser transferido?

Você não poderá transferir o veículo para o seu nome enquanto houver bloqueio judicial. O bloqueio é inserido por um juiz e significa que o veículo está relacionado a um processo judicial.
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Como tirar o DUT online?

Para obter o DUT digital em São Paulo, o proprietário do veículo que deseja fazer a transferência de uma moto ou carro precisa solicitar o ATPV-e no site e clicar em “Serviços”, depois em “Veículos” e depois em “Registro de Transferência”.
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O que acontece se perder o DUT?

O cidadão deve registrar boletim de ocorrência informando a perda do documento e solicitar a nova via na Unidade de Trânsito da cidade onde mora. O veículo também deve estar registrado no Estado de São Paulo.
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Para que serve o DUT?

O DUT, também conhecido como “Documento Único de Transferência” é um documento utilizado apenas para transferência de veículos, ou seja, compra e venda de carros que não são 0km – novos – para assegurar que esse ato seja feito de forma segura, confiável e sem problemas futuros.
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