Adolescentes e jovens podem ser atendidos sozinhos, caso desejem, sendo reconhecidas sua autonomia e individualidade, e será estimulada sua responsabilidade para com sua saúde; eles devem ter garantido o direito ao sigilo das informações obtidas durante este atendimento.
(...) Sim, o menor de 18 anos pode ser atendido em consulta médica desacompanhado (...) O Conselho Tutelar deve ser notificado em toda situação em que, na avaliação do médico assistente, esteja em risco a proteção do menor de idade (...).”
Sim, menor de idade pode ir ao médico sem estar acompanhado pelo responsável. Menores de idade adolescentes já são considerados maduros para entenderem e cumprirem as orientações recebidas.
Quem tem 17 anos pode fazer exame de sangue sozinho?
Pode executar qualquer exame de análise clínica desde apresente pedido médico ou auto pedido preenchido pelo jovem no ato do atendimento. Exceção: execução de exames de BHCG, HIV e exames de Imagem, pois é necessário o pedido médico, o menor deverá estar também acompanhado por um dos pais ou responsável legal.
Qual é o profissional que deve dar continuidade a esses cuidados, ou seja, qual é o médico do adolescente? Ainda desconhecido de muitas famílias, o hebiatra é o especialista mais indicado para fazer o acompanhamento de saúde do jovem.
RESUMO DO PARECER: ATENDIMENTO A MENOR DE IDADE DESACOMPANHADO DE RESPONSÁVEL LEGAL
Qual idade passa no clínico geral?
Respeite o sigilo entre médico e paciente. – Quando o adolescente tiver o crescimento consolidado e a autonomia para cuidar da saúde, pode realizar a transição do pediatra para um clínico geral. Não há uma idade padrão para essa mudança, mas costuma ser por volta dos 18 anos.
Geralmente os pediatras atendem crianças e adolescentes até os 18 anos. Um pediatra é um médico especializado no cuidado da saúde de crianças, desde o nascimento até a adolescência.
No caso de adolescente, este pode decidir sozinho pela realização do exame, desde que o profissional de saúde avalie que ele é capaz de entender o seu ato e conduzir-se por seus próprios meios (art. 103 do Código de Ética Médica).
Respondendo ao questionamento, a quebra do sigilo médico/paciente no caso de orientação sexual para adolescentes na faixa etária de 14 anos completos até 18 anos incompletos, desde que obedecidas as condições expostas na presente análise, está vedada ao médico, pois fere a garantia e o direito à autonomia, à liberdade, ...
Segundo determinação da superintendência do Hospital do Servidos Público Municipal (HSPM), desde 1º de abril, para realização de consultas médicas, exames e internação, é obrigatória a apresentação do RG (original) ou documento oficial com foto, Cartão de Consulta e um dos três últimos holerites (original) por parte ...
Como eu disse acima, a mãe pode sim acompanhar o filho no hospital, porém é importante que a mãe saiba que o filho tem direito em casos de internação. Quando seu filho é uma criança/adolescente (menor de 18 anos) ele tem direito obrigatório de um acompanhante, ou seja você ou o outro responsável.
Sim. De acordo com o Código do Trabalho (artigo 249.º), são consideradas justificadas as faltas ao trabalho por motivo de doença, onde se incluem as ausências para consultas médicas ou realização de exames.
b)menores de 18 anos e maiores de 16 anos de idade (relativamente incapazes), podem internar-se voluntariamente, desde que se manifestem neste sentido e haja, também, a concordância e a assistência de seu responsável legal, nos termos da lei civil.
O Projeto de Lei 4723/23 torna crime aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, a pessoa menor de 16 anos para com ela praticar qualquer ato sexual.
- Considera-se CRIANÇA a pessoa com idade até 12 (doze) anos incompletos (11 meses e 29 dias de idade); - Considera-se ADOLESCENTE a pessoa com 12 (doze) anos completos até 18 (dezoito) anos incompletos (17 anos, 11 meses e 29 dias de idade);
(...) Sim, o menor de 18 anos pode ser atendido em consulta médica desacompanhado (...) O Conselho Tutelar deve ser notificado em toda situação em que, na avaliação do médico assistente, esteja em risco a proteção do menor de idade (...).”
Desde 2019, a legislação brasileira permite que adolescentes maiores de 16 anos façam viagens nacionais desacompanhados. Já para viagens internacionais, a exigência mínima é de 18 anos.
O hebiatra está preparado (mais do que um pediatra ou um clínico geral) para lidar com temas como puberdade, estirão de crescimento, maturação sexual e mudanças físicas típicas desse ciclo da vida. Você já ouviu falar de médico hebiatra?
O hebiatra está preparado para lidar com a sexualidade e as mudanças da adolescência, assim como as transformações psicossociais. Leia mais sobre o assunto.
Por que o clínico geral não atende menores de 18 anos e maiores de 60 anos? Por definição da Organização Mundial de Saúde - OMS, pessoas menores de 18 anos devem ser encaminhadas para a Pediatria e maiores de 60 anos para a Geriatria. Esse artigo foi útil para você?
O hebiatra, como o médico dessa especialidade é chamado, atua como um clínico geral, mas concentrado na adolescência. Ele também pode fazer o acompanhamento psicossocial, verificando se o adolescente sofre de problemas como ansiedade, distúrbios alimentares, vícios e compulsões.