Perfil oficial da Gasolina Podium aqui! Não é recomendável adicionar nada ao tanque de combustível, pois misturar aditivos em casa pode levar à formação de depósitos, o que pode obstruir o sistema e reduzir a eficiência ou até danificar o motor do seu carro.
ADITIVAÇÃO NA MEDIDA CERTA. Com os aditivos especiais do Diesel Petrobras Podium não é necessária aditivação extra. Sua fórmula com detergentes e anticorrosivos mantêm limpo e protegido todo o sistema de alimentação do veículo, como tanque de combustível, bomba injetora, bicos injetores, entre outros.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, porém, não recomendada. O ideal é usar ou uma ou outra. Isso porque colocar os dois combustíveis juntos no mesmo tanque dilui a concentração dos aditivos, o que diminui tanto ação quanto eficácia desses compostos.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Posso Colocar Aditivo da Gasolina Premium ou Podium?? | Dr. Corsa
Pode misturar podium com V Power?
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
A gasolina que dura mais é a chamada premium, que pode ser a Podium da Petrobras ou a Octapro da Ipiranga ou a Shell R, que pode durar até oito, dez meses.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
Perfil oficial da Gasolina Podium aqui! Não é recomendável adicionar nada ao tanque de combustível, pois misturar aditivos em casa pode levar à formação de depósitos, o que pode obstruir o sistema e reduzir a eficiência ou até danificar o motor do seu carro.
%v/v: Percentual volumétrico, ou seja, a quantidade de litros do ingrediente presente em 100 litros do produto. Gasolina A ou Gasolina Podium A: é a denominação dada à gasolina sem etanol anidro. Gasolina C ou Gasolina Podium C: é a denominação dada à gasolina após a incorporação de etanol anidro.
Então a Comum, Aditivada ou as premium (Podium, Octapro, Shell Racing), todas elas contêm etanol. A finalidade desta adição é de se obter uma octanagem mais elevada sem a adição de chumbo tetraetila, que se utilizava no passado, altamente nocivo. “Mas… – perguntam alguns, …
O que acontece se misturar gasolina podium com comum?
Isso é verdade? Intercalar abastecimentos de gasolina comum com abastecimentos de gasolina aditivada não acarreta dano algum ao motor. O que não se deve fazer é alterar combustíveis de octanagens diferentes.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Dynaflex é a mais avançada tecnologia da Shell, presente nas gasolinas Shell V-Power e Shell V-Power Racing que, além de limpar e proteger, traz mais performance e rendimento¹ para o seu motor. O nome Dynaflex é usado pela Shell em todo o mundo e traz a junção das palavras “dinâmica” e “flexível”.
A gasolina Podium é um combustível muito menos poluente que as demais gasolinas, por apresentar taxas de emissão de enxofre muito menores, cerca de 30 ppm (leia mais sobre ppm clicando aqui). Por isso, sua utilização promete não somente benefícios pessoais, mas também benefícios globais.
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
A Octapro é a gasolina de maior octanagem da Ipiranga, mas você sabe quais são seus benefícios? Caracterizada pelas suas 103 octanas, contribui para que o motor do seu veículo atinja a máxima potência, você voar pelas pistas.
A gasolina premium, por sua vez, é mais utilizada para carros equipados com motores de alta taxa de compressão, de alta performance, como Porsche, Ferrari, Lamborghini, AMG e BMW M3, por exemplo.