FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Mas existe um “segundo batismo” além do que recebemos na nossa conversão. É o batismo com o Espírito Santo, efetuado por Jesus (Jo. 1.33; Lc 24.49; At 1.8; 2.33). Esse segundo batismo não acontece com todo cristão e não é necessário que ele aconteça para sermos salvos.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
“O batismo constitui um evento de caráter público. É um ato que ocorre, faz pare da história, não pode, portanto, ser cancelado.” A Igreja também afirma respeitar assim a vontade dos progenitores que quiseram batizar o seu filho: René Lebouvier foi batizado quando tinha dois dias.
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Essa é a razão por que ele é um novo nascimento. Jesus disse que, a menos que nasçamos da água e do Espírito, não poderemos entrar no reino de Deus (ver João 3:3–5).
De acordo com a Bíblia, os únicos requisitos para que o pecador seja perdoado são os seguintes: 1. Arrepender-se do pecado: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19).
O Papa Francisco lembra que, através do Batismo, Cristo vive em nós e que nós passamos a viver unidos a Ele. Assim, podemos todos colaborar com a Igreja. Pelo Batismo, a pessoa recebe uma marca espiritual indelével, ou seja, uma marca permanente de Deus em sua alma. Por isso, só se pode ser batizado uma única vez.
Como João Batista tinha a devida autoridade para fazê-lo, Jesus foi especificamente até ele para ser batizado. Da mesma forma, os batismos de hoje devem ser realizados por alguém que possua a devida autoridade de Deus.
Biblicamente, o batismo não é um sacramento que concede méritos à salvação, e sim um símbolo visível de uma nova aliança salvífica entre Deus e o pecador regenerado pela graça divina. Através desse ato público, a pessoa se compromete a deixar de servir o pecado, passando a viver “em novidade de vida” (Romanos 6:1-7).
Existe um batismo, e você foi batizado ao nascer, mas as pessoas continuam invalidando-o. Mas você não pode fazê-lo novamente, porque existe apenas um batismo.
Efésios 4:5-6 diz que há "um Senhor, uma fé, um batismo". Se você foi validamente adotado em uma família, você não pode ser readoptado na família novamente; mesmo que você esteja alienado. O que você pode fazer é se reconciliar.
A Bíblia é muito clara ao dizer: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5). Mesmo assim, a prática do rebatismo é comum na maioria das igrejas cristãs, seja por mudança de denominação seja por retorno à fé após um tempo afastado de Deus.
A renovação do batismo pode ser feita em diversas ocasiões e uma delas é na Festa do Batismo do Senhor. Durante a celebração, os participantes renovam as promessas feitas no batismo, fazendo uma profissão pública de fé. Os pais e padrinhos também renovam o compromisso de apoiar a fé das crianças.
Se dois batismos, então vários significados foram sugeridos para o segundo batismo, pelo fogo - purificar cada indivíduo que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador para ser o templo do Espírito Santo, expulsar demônios e destruir a fortaleza da carne pelo Fogo de Deus.
O que a Bíblia fala sobre batismo mais de uma vez?
Se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes? Paulo disse: "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5). Conhecemos, porém, muitas pessoas que já passaram por mais de um batismo.
Essa é uma dúvida frequente, mas não é necessário se batizar novamente. A IPB pratica o batismo por aspersão, mas também respeita outras formas de batismo.
O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.
O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada.
“Um batismo inválido invalida quaisquer sacramentos subsequentes, especialmente confirmação, casamento e ordens sagradas”, afirmou a diocese de Phoenix em uma página da internet.