De acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia é vedado ao psicólogo: “Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado”.
Porque psicólogo não pode atender amigos e parentes?
Um psicólogo não pode atender amigos e parentes pois o princípio da psicoterapia é a imparcialidade. O profissional deve manter seu olhar estrangeiro ,além disso, o fato de ser conhecido certamente interferirá no processo terapêutico, e é uma infração ética..
Um abraço! Sim, isso pode acontecer e chamamos de contratransferência. Em primeiro lugar o profissional deveria levar isso para um supervisor para entender o porque da contratransferencia e lidar com isso. Psicólogos são humanos e também podem se apaixonar por um paciente.
O seu PSICÓLOGO pode se tornar SEU AMIGO? | ácidamente
Por que psicólogo não pode ser amigo do paciente?
O Psicólogo não pode ser amigo do paciente porque tratamento psicológico não se confunde com amizade. Através de Psicoterapia o paciente, desprovido de máscaras, compartilha seu mundo interior com um especialista com a finalidade de tratar de suas emoções, sofrimentos, dificuldades e problemas.
De acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia é vedado ao psicólogo: “Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado”.
Se apaixonar pelo terapeuta é muito mais comum do que se imagina. Concordo com a colega que o melhor a fazer é falar sobre isso na terapia, caso seja possível para você. Muitas vezes, esse sentimento pode surgir como resistência ao tratamento, que pode estar se aproximando de questões muito delicadas.
O psicólogo analisa o paciente de forma individual e social, para auxiliar a pessoa da melhor forma. É importante deixar claro que o psicólogo jamais irá dizer ao seu paciente o que ele deve fazer, por qual caminho ele deve seguir em uma sessão de psicoterapia.
Toda atividade profissional deve ser guiada por uma norma de conduta ética. Na Psicologia, esse princípio é sistematizado por meio do “Código de Ética Profissional do Psicólogo“.
Ameaçar quebra de sigilo. Falar mal do Psicólogo anterior. Falar que está se sentindo mal em atender este tipo de caso. Falar coisas que sugiram intimidade maior do que o momento profissional propõe.
Não existe uma técnica ou livro que aborde o “chorar terapêutico”, nem é algo que possa ser forçado. Irá acontecer. Aproximadamente 72% dos psicoterapeutas admite ter chorado em alguma sessão (Blume-Marcovici, Stolberg, & Khademi, 2013). É perfeitamente normal e mais comum do que imaginamos.
As abordagens trabalham esta situação de forma particular, porém todas estão sujeitas ao Código de Ética Profissional do Psicólogo. Essa sua dúvida é muito comum entre os pacientes e sim, os profissionais podem atender dois familiares, desde que ele tenha muito cuidado em manter o sigilo de informações.
Minha psicóloga é sensacional, educada, gentil, respeita o teu processo e tem posição firme quando tem que ser. Profissional competente e dedicada. Recomendo, ela me ajudou bastante.
Se você tiver prestado atenção em conteúdos de Psicologia, já deve ter percebido que alguns utilizam a nomeclatura "paciente" para se referir às pessoas que atende, outros já preferem utilizar o nome "cliente" para a mesma função.
O psicólogo é um dos profissionais que cuida da saúde mental, o olhar do psicólogo vai estar sempre voltado para as questões emocionais, portanto, vai te ajudar a pensar em como estão suas emoções. Não somente o que você sente, mas como estas emoções estão aparecendo nas situações que você está vivenciando.
Se apaixonar por seu psicólogo eh algo absolutamente normal e ate necessario. Se chama TRANSFERÊNCIA e significa que o processo terapêutico esta em bom andamento.
É comum que, durante o processo terapêutico, possamos nos sentir muito apegados ao nosso psicólogo. Isso pode acontecer porque a terapia é um ambiente seguro e acolhedor onde podemos expressar nossos sentimentos e pensamentos mais profundos e vulneráveis.
A atração é um fenômeno inicial, muitas vezes baseado em características físicas, traços de personalidade ou interesses em comum. Nesta fase, não há muitas expectativas ou ilusões. É o que nos faz sentir uma conexão inicial com alguém, despertando interesse e curiosidade.
Neste contexto, e para além das romantizações de filmes e séries, o relacionamento amoroso entre o psicólogo e seu paciente representa um risco ao tratamento terapêutico, e também uma violação do código de ética da profissão.
Como deve ser a relação entre psicólogo e paciente?
A Relação Psicóloga e Paciente deve ser pautada pela ética, cordialidade e mútuo entendimento. Além disso, é importante que haja confiança para que a relação não seja prejudicada.
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.