Você deve sempre tomar itraconazol imediatamente após uma refeição completa, pois este medicamento atua melhor desta maneira. A dose e a duração do tratamento dependem do tipo de fungo e do local de infecção em seu corpo.
Como usar. O itraconazol deve ser usado por via oral, com um copo de água, de preferência junto com uma refeição, para evitar irritação no estômago. Pulsoterapia: 1 ciclo tomando 200 mg, 2 vezes por dia, durante uma semana, seguida por um intervalo de descanso por 3 semanas.
Comum: erupção cutânea, coceira, urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), falta de ar ou dificuldade respiratória, e/ou inchaço na face. Incomum: sensibilidade diminuída nos membros, sensação de formigamento nos membros, ou outros problemas com os nervos dos braços ou das pernas.
ITRACONAZOL - PARA QUE SERVE, COMO TOMAR, COMO FUNCIONA, EFEITOS COLATERAIS - FARMACOLOGIA
O que corta o efeito do itraconazol?
Medicamentos que não são recomendados pois podem diminuir a ação de itraconazol cápsulas. Carbamazepina, fenitoína e fenobarbital, para tratar epilepsia; Rifampicina, rifabutina e isoniazida, para tratar tuberculose; Efavirenz e nevirapina, para tratar HIV/AIDS.
Nas infecções de pele, as lesões irão desaparecer completamente apenas em algumas semanas após o término do tratamento (2 a 4 semanas). O itraconazol mata o fungo propriamente, mas a lesão desaparece junto com o crescimento da pele sadia.
Itraconazol é indicado para as seguintes patologias:
Tratamento de dermatomicoses, incluindo regiões altamente queratinizadas, como na tinea da palma das mãos e da planta dos pés; Tratamento de pitiríase versicolor; Tratamento de candidíase oral; Tratamento de ceratite fúngica.
Quanto tempo itraconazol faz efeito esporotricose?
Quando começam a desaparecer tomando a medicação corretamente? O medicamento de escolha para tratamento da esporotricose é o iodeto de potássio. O itraconazol é recomendado para pessoas que não toleram este medicamento ou não respondem ao tratamento. A duração média do tratamento com itraconazol é de 3 a 6 meses.
Durante o uso do tratamento com imidazólicos (medicamentos da classe do itraconazol) e por até 2 semanas após, não é recomendada a ingestão de bebidas alćólicas, já que estas medicações possuem metabolização hepática.
Itraconazol 100 mg cápsulas (Sporanox ou Itraspor), sendo geralmente recomendada a dose de 200 mg, 1 vez por dia por via oral, durante 7 dias de tratamento.
Você deve sempre tomar itraconazol cápsulas imediatamente após uma refeição completa, pois este medicamento atua melhor desta maneira. A dose e a duração do tratamento dependem do tipo de fungo e do local de infecção em seu corpo.
Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.
O que acontece se tomar itraconazol por muito tempo?
Segundo a ficha técnica disponibilizada sobre itraconazol, em 2016, pela ANVISA, dentre os efeitos adversos cita-se: Usar itraconazol e bloqueadores de cálcio simultaneamente pode gerar insuficiência cardíaca congestiva; perda transitória da audição; insuficiência hepática aguda fatal (raro); hepatite; anorexia, ...
1ª escolha: itraconazol na dose de 200mg/dia, em única tomada para adultos, nas formas mais leves, e 200mg de 12/12 horas nas formas moderadas, VO, 1 hora após as refeições. Para crianças menores de 5 anos, 5-10mg/kg/dia (ajustar a dose sem abrir a cápsula).
A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente. Fora isso, é comum que os homens percebam um desconforto que se repete a cada vez que urinam — que pode envolver não só ardência, mas dor aguda.