Alimentos macios e frios são uma boa opção, como: - Iogurte - Sorvete - Purê de batata - Sopas cremosas - Mingau - Ovos mexidos - Sucos naturais - Carnes moídas ou desfiadas - Legumes cozidos ou em purê - Frutas maduras e macias Evite alimentos duros, pegajosos ou crocantes, que possam quebrar ou danificar o dente ...
“Após o tratamento de canal, enquanto o dente não for restaurado ou confeccionada uma coroa (prótese fixa), o paciente deve evitar algumas guloseimas e alimentos duros”, orienta Cleydson. Dessa maneira, quando o dente estiver totalmente restaurado o paciente pode retomar sua alimentação normalmente, sem restrições.
Não posso comer depois de fazer o tratamento de canal? Mito. Após o tratamento, o paciente pode comer normalmente, desde que sejam alimentos líquidos e pastosos. Assim, para auxiliar nessa tarefa, é importante deixar de lado algumas comidas por um tempo, seguindo a recomendação do dentista.
O principal motivo é o fato de eles conseguirem realizar vasoconstrição, ou seja, fazem com que os vasos sanguíneos que estão dilatados voltem ao normal. Isso diminui o inchaço da região operada, reduzindo também a chance de sangramento.
Como o sorvete é frio, ele ajuda a minimizar qualquer inchaço natural que possa ocorrer na boca. Escolha o sorvete com cuidado, no entanto. O cremoso é ideal logo após a cirurgia, uma vez que não exige tanto dos músculos da mastigação ao comer. Você também deve evitar coberturas ou confeitos sólidos em cima do sorvete.
Além de favorecer inflamações, são alimentos com muito sódio, que causa inchaço e atrapalha a cicatrização. Congelados, sorvetes, biscoitos e salgadinhos. Causa inflamação na pele e pode levar à produção exacerbada de colágeno e causar uma “supercicatrização” que resulta em queloide.
Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Essa dor latejante no dente é muito relatada quando a pessoa fez um tratamento de canal, mas isso não deve ser normalizado, pois pode indicar infecção nos tecidos ósseos e periodontais, trincas ou fraturas e até um processo de restauração mal feito.
O recomendado é que se evite a mastigação de alimentos duros na região, pois o curativo para dente não possui resistência e assim pode quebrar ou sair do lugar facilmente.
O curativo funciona como uma solução provisória: Algo paliativo que, depois de alguns dias, é necessário fazer a restauração. Ele é uma espécie de selante dentário feito à base de óxido de zinco e eugenol.
O que não pode comer enquanto estiver com o curativo no dente? Doces pegajosos e alimentos duros, como as castanhas por exemplo, devem ser evitados nessa região.
Assim, é um procedimento bastante delicado e que mexe com tecidos que muitas vezes, apresentam-se bastante inflamados. Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
Às vezes, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para dar apoio estrutural. Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais. Se o dente estiver muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
Se o rosto está inchado pode ser sinal de alguma infecção proveniente do canal. Se for isso seria o caso de tomar antibiótico também. Se houver dor procure o endodontista (especialista em canal) para fazer a melhor conduta.
Olá. Não tem problema nenhum em comer churrasco depois do tratamento de canal. Evite apenas mastigar coisas muito sólidas diretamente sobre esse dente, pois ele pode estar frágil se ainda não tiver sido restaurado.
A escovação deve ser realizada de forma suave, sem aplicar muita força. Da mesma forma como ocorre com carros, roupas e perfumes, o preço é uma boa pista para identificar a qualidade e a durabilidade da escova de dentes. Prefira também aquelas com cerdas macias ou médias, que não agridem o esmalte dos dentes.
"Orienta-se evitar alimentos muito duros, enquanto estiver com o curativo aguardando pela restauração definitiva", explica a dentista Sofia Cabaleiro. Além disso, nas primeiras horas depois do tratamento de canal, é necessário tomar um pouco mais de cuidado durante a mastigação.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.
Quando passamos por uma cirurgia ou nos machucamos feio, há uma ruptura nos tecidos do corpo, ou seja, é como se a pele se rompesse. Quando isso acontece, abre-se espaço para invasão de bactérias.