Linha Simples Tracejada (Amarela): assim como a anterior, esta linha separa vias de sentido oposto. Como a faixa é seccionada, a ultrapassagem é permitida em ambos os lados da pista.
Quando se está na rodovia e você se depara com uma faixa amarela contínua do seu lado da via, quer dizer que – além do local ter fluxo de carros no sentido oposto – a ultrapassagem é proibida naquele trecho. No caso da pontilhada, tracejada ou seccionada (chame como preferir) sinaliza que a ultrapassagem é permitida.
A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores: Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
LFO-1 (Linha Amarela Simples Contínua): é utilizada para separar vias de sentido opostos. Por se tratar de uma linha contínua, é proibido a ultrapassagem nesses trechos. LFO-2 (Linha Amarela Simples Seccionada): Neste caso, pela faixa ser seccionada, é permitido a ultrapassagem nesses trechos.
Linhas de Ultrapassagem, Como Ultrapassar corretamente.
Em quais locais a ultrapassagem é proibida?
O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.
O ato é considerado uma infração gravíssima. Além da multa de R$ 293,47, são adicionados sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, o mais indicado (e seguro) é reduzir a velocidade e parar quando a luz do sinal amarelo estiver ativa no semáforo.
A linha amarela também pode ser encontrada próxima ao meio fio ou dividindo a pista de rolamento. Porém, ao contrário da branca, ela delimita um lugar em que é proibido estacionar e separa faixas de trânsito que possuem sentidos opostos, além de poder ser contínua ou tracejada.
Quando o elemento não é visível ao observador, ele deve ser representado pela linha para arestas e contornos não visíveis, simbolizada por uma linha tracejada estreita.
Linha Simples Tracejada (Amarela): assim como a anterior, esta linha separa vias de sentido oposto. Como a faixa é seccionada, a ultrapassagem é permitida em ambos os lados da pista.
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.
Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. As linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço. Faixa contínua: Indica que é proibida a ultrapassagem.
- Piscar os faróis e buzinar - se o carro que vem atrás do seu piscar os faróis e buzinar com insistência, ele pode estar com problemas e está pedindo passagem. - Seta direita acionada - indica que, a princípio, pode-se fazer a ultrapassagem, já que não deve haver nenhum outro veículo vindo em direção contrária.
O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
Todos os condutores, que estejam a ser ultrapassados, são obrigados a facultar a ultrapassagem, sempre que não haja obstáculo que o impeça, devendo desviar-se o mais possível para a direita ou, se a ultrapassagem estiver a ser efectuada pela direita, nos casos em que tal é permitido, para a esquerda e nunca aumentando ...
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar a mudança de sinal, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.
Quantos segundos eu tenho para passar no sinal vermelho?
Entende-se por retardo o período entre o fechamento do farol de trânsito (sinal vermelho) e o início das autuações, sendo normalmente de 1 a 3 segundos. Já o sinal amarelo compreende o tempo que a luz amarela deve ficar acesa antes de passar para a luz vermelha.
Linha Amarela Tracejada: indicam permissão à ultrapassagem, mas somente para os veículos que têm a linha tracejada ao seu lado da via. Se a linha tracejada estiver do seu lado, você pode ultrapassar quando for seguro.
“A sinalização horizontal serve como auxiliar à proibição especificada nas placas R6A (proibido estacionar) e R6C (proibido parar e estacionar), o que significa que se não houver uma placa de regulamentação ou outro fator proibitivo (como esquina, guia rebaixada ou ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo ...
É usada pelos novos estudantes, representando o começo da jornada no karatê. Faixa Amarela: a faixa amarela representa a terra onde a semente (o praticante) foi plantada pela primeira vez. É um símbolo do nascimento de uma nova habilidade e conhecimento.