PODE USAR ÁCIDO HIALURÔNICO E VITAMINA C JUNTOS? Sim! Se eles separados já são incríveis, usar ácido hialurônico e vitamina C juntos é ainda mais benéfico. A combinação desses ingredientes ajuda a hidratar profundamente a pele, reduzir rugas e sinais de idade, iluminar a pele e proteger contra danos ambientais.
A vitamina C é um excelente antioxidante que deve ser usada pela manhã para cumprir toda sua função, não combinando com produtos ácidos como ácido glicólico, retinol e ácido salicílico, que devem ser utilizados à noite.
Normalmente, seu uso deve ser isolado, mas é possível fazer par com a niacinamida e ácido hialurônico para manter a pele hidratada e macia. Não se deve usar com vitamina C, retinóides, AHAs e BHAs, para não sobrecarregar a derme.
Dermatologista explica! Para você que usa um sérum ou creme com vitamina C, Dra. Mayara explica a ordem correta de usar os produtos: “A vitamina C deve ser aplicada logo após a lavagem do rosto e antes do hidratante. Então, a ordem correta seria vitamina C e depois hidratante”.
A vitamina C e o ácido hialurônico são substâncias muito versáteis e, por isso, incluí-las na sua rotina de cuidados é mais fácil do que se imagina. Para isso, basta investir em produtos que unem a ação dos ativos. Eles podem ser aplicados tanto durante o dia quanto à noite.
Dr. Rey - Suplemento de ácido hialurônico - acabe com as rugas sem injeções!
O que passar primeiro a vitamina C ou o ácido hialurônico?
A ordem de aplicação de ácido hialurônico e vitamina C na pele é importante, pois ela afeta a absorção e eficácia desses ingredientes. Dito isso, se você estiver usando esses produtos separadamente, é importante passar primeiro a vitamina C e, em seguida, o ácido hialurônico.
“O ácido hialurônico pode ser usado à noite em forma de creme, quando a pele é mais seca, ou em forma de sérum para pessoas que têm uma pele mais oleosa. A absorção dos produtos quando você aplica a noite é sempre maior, então o efeito da aplicação vai ser sempre melhor.
Além disso, a Vitamina C no rosto uniformiza o tom da pele e colabora para o tratamento de melasma, manchas de acne e de sol. Pode ser usada duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para garantir uma eficácia ainda maior do ativo.
Você pode combinar o Ácido Hialurônico com outros ativos, como o Retinol, potencializando assim a hidratação da pele, reduzindo as rugas e melhorando a elasticidade e firmeza dela.
O que passar no rosto depois do ácido hialurônico?
Limpar e hidratar a pele com constância
Um dos cuidados pós preenchimento com ácido hialurônico que o paciente precisa ter é manter a pele extremamente hidratada com a utilização de cremes e produtos hidratantes indicados pelo dermatologista.
O que não pode fazer depois de colocar ácido hialurônico?
Não praticar atividades físicas durante 24 horas
No entanto, eles devem ser evitados, pelo menos, nas 24 horas seguintes ao preenchimento com ácido hialurônico. Apesar de ser um procedimento pouco invasivo, os esforços físicos podem provocar o aparecimento de edemas e hematomas logo após a aplicação da substância.
Outra associação potente é o ácido hialurônico com o retinol, que além de estimular a produção de colágeno, vai manter a pele hidratada. "O retinol costuma causar ressecamento na pele.
Para uma melhor absorção da pele, o recomendado é utilizar apenas um sérum por vez. Dessa forma, o devido efeito de cada produto acontece sem a interferência de um segundo. A nossa dica para quem quer usar dois séruns na rotina é inserir um no skincare matinal e outro no skincare noturno.
Tomar sol usando Vitamina C mancha a pele? Mito. A vitamina C não é fotorreativa ou fototóxica, ou seja, não reage à luz solar. Pelo contrário: usar a vitamina C para o rosto pela manhã ajuda a proteger dos danos causados pela radiação solar, graças a sua ação antioxidante, além de também uniformizar o tom da pele.
O que vem primeiro ácido hialurônico ou niacinamida?
Podes usar ambos sem nenhum intervalo entre a aplicação de um e do outro. Mesmo o ácido hialurónico sendo, bem como o nome diz, um ácido, este ingrediente também pode ser usado na rotina de skincare matinal, então tens bastante liberdade para escolher como combinar o seu uso com a niacinamida.
Nesse caso, o ideal é que a vitamina C seja utilizada na pele antes do hidratante facial e do protetor solar. Seguir essa ordem é fundamental para que a pele possa absorver os benefícios da vitamina C, aumentando sua defesa contra os radicais livres que tendem a ser gerados com a exposição solar.
Na ordem da rotina de skincare, os produtos com ácidos se encaixam na etapa de tratamento, que vem entre as etapas de limpeza e hidratação. Pensando dessa forma, primeiro você limpa o rosto, depois aplica os ácidos e segue com o hidratante.
O que é melhor para o rosto ácido hialurônico ou vitamina C?
Nenhum dos dois é melhor que o outro: o ácido hialurônico e a vitamina C atuam de formas diferentes no combate ao envelhecimento precoce da pele. Enquanto o ácido mantém a hidratação e preenche os sulcos da pele; a vitamina funciona como um antioxidante, além de proteger contra os raios UV.
Caso deseje usar os dois, aplique primeiro o produto mais forte, os com vitamina C, retinol e outros ácidos, e em seguida o hidratante. Lembrando que a vitamina C é um poderoso antioxidante para pele mas não tem a função de hidratar a pele. Para hidratação prefira produtos à base de ácido hialurônico e ceramidas.
Qual o melhor horário para usar o ácido hialurônico?
O ideal é que o antissinais com ácido hialurônico seja usado duas vezes ao dia: logo de manhã ao acordar, para garantir que a pele se mantenha hidratada por horas, e à noite antes de dormir, para que o ativo seja absorvido durante o sono da beleza (hora do dia em que a cutis trabalha a renovação celular).
Ácidos como o ácido glicólico e o ácido lático também devem ser incluídos na rotina noturna. Diferentemente do sérum hialurônico, esses ativos não reagem bem com protetor solar e também deixam a pele exposta, devido a ação esfoliante, por isso utilizá-los a noite é a forma mais adequada.
O ácido hialurônico pode ser usado de dia sem causar nenhum problema à sua pele. Mas não se esqueça que, mesmo que o ingrediente não seja prejudicial durante a exposição ao sol, o protetor solar é indispensável mesmo durante o inverno.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, o Ácido Glicólico promove uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.