O esterco bovino melhora a aeração e a estrutura do solo. Isso ajuda a reduzir variações de temperatura, tornando-o mais confortável e adequado para as plantas. Além disso, proporciona maior capacidade de armazenar a água.
As fezes dos animais tanto dos bovinos, equinos e galinhas, contém altas concentrações de nitrogênio, portanto se usado diretamente no solo pode queimar as raízes das plantas.
Qual o benefício do esterco de gado para as plantas?
PORQUE USAR O ESTERCO BOVINO? O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura.
Uma das formas de curtir esterco de gado é formar uma pilha com o material, umedecer todos os dias, e, a cada dois dias, revirar esse material. Outra opção é colocar este esterco em uma composteira ou em um minhocário.
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.
JEITO CERTO DE USAR O ESTERCO BOVINO NA SUAS PLANTAS
Qual é o melhor esterco, de galinha ou de gado?
As análises evidenciaram que o teor de nitrogênio no composto orgânico foi superior estatisticamente aos encontrados na cama de frango de corte e no esterco de bovinos. Os teores de fósforo e cálcio no composto orgânico foram iguais aos da cama de frango de corte e superiores aos observados no esterco de bovinos.
- Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”. Na forma bruta, ele nunca deve ser adicionado diretamente no jardim ou plantação, o que pode comprometer a saúde das plantas.
O esterco deve ser bem incorporado a terra. É conveniente que esta adubação seja feita de 25 a 30 dias antes do plantio, pois se o esterco não estiver bem curtido ele continuará o processo de fermentação, o que causa seu aquecimento, e poderá matar plantas que estiverem em contato com ele.
Dependendo da disponibilidade de esterco, esta camada pode ter até 5 centímetros de altura. Na falta de esterco em quantidade suficiente, basta colocar 2 a 3 quilos de esterco fresco de boi, diluídos em 20 litros de água e jogar em cima do material palhoso.
O material passa por um tratamento de aproximadamente 90 dias e é devolvido ao solo, melhorando as suas propriedades, além de ser uma prática que reduz o impacto ambiental. Caso fosse aplicado diretamente no solo, sem tratamento, pode queimar a cultura e contaminar o solo com microrganismos patogênicos.
A turfa líquida é um fertilizante organomineral Classe A. Essa denominação foi feita de acordo com as normas da Secretaria de Defesa Agropecuária, A turfa é fonte de ácidos húmicos e fúlvicos. Esses ácidos são derivados da Leonardita Australiana.
O esterco bovino é um material orgânico formado principalmente de fezes e urina do animal. Sendo usado como adubo em vasos de planta, canteiros, horta, pomares e jardins. Ao alcançar um estado de composição avançada, esse composto tem como finalidade promover um melhor desenvolvimento das plantas.
Para manutenção de jabuticabeira adulta aplicar de 10 a 20 litros de estrume de gado ou de aves bem curtido; de 3 a 6 quilos de farelo de algodão, farelo de mamona ou farinha de sangue; e de 1 a 3 quilos de farinha de ossos.
Qual a diferença entre esterco de vaca e de cavalo?
As fezes das ovelhas são ricas em proteínas e pobres em celulose; as dos cavalos, pobres em proteínas e ricas em celulose, e as das vacas estão num meio termo destas, enquanto as das aves são as mais ricas em nitrogênio, fósforo e potássio.
Modo de preparo: 1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.
O esterco compostado, seja de galinha ou de vaca, é um dos melhores fertilizantes caseiros disponíveis. Rico em nitrogênio e outros nutrientes essenciais, o esterco compostado é extremamente benéfico para o crescimento e desenvolvimento das árvores frutíferas.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
A boa notícia é que você mesmo pode fazer um adubo com o esterco bovino, por ser um resíduo orgânico. Dessa forma você reduz a agressão ambiental e ainda dá aquela força para que as plantas e o pasto fiquem mais fortes. Inclusive, você consegue ter até uma renda extra comercializando esse tipo de adubo orgânico.
Inclusive, não é tão difícil como pode parecer a princípio! Na verdade, basta ter um adubo, orgânico ou inorgânico, e fazer um mix para começar o cultivo das suas plantas. Logo, você vai perceber os benefícios de ter esse produto sempre à disposição.
Quais as plantas que gostam de esterco de galinha?
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
Para pequenos plantios onde o solo é pobre em nutrientes, pode ser adicionada na cova 20 litros de cama de frango ou 30 litros de esterco curtido de gado, aplicar 10 dias antes do plantio.