É permitido transitar com a tampa da caçamba aberta, mas o artigo 7º esclarece que, em condições como essa, somente é possível transportar cargas indivisíveis, isto é, bicicletas, motocicletas, escadas.
Se a placa da picape não estiver na tampa, não há qualquer impedimento em retirá-la. Mas, se houver uma carga que ultrapasse o comprimento da caçamba (como bicicletas ou motos), é possível retirar a tampa seguindo alguns procedimentos.
Sim, a carga pode ficar para fora da carroceria, desde que ela esteja aberta e os itens transportados sejam devidamente sinalizados. A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que define as regras para essa prática, permite o transporte de objetos indivisíveis, como bicicletas e motos, por exemplo.
Medidas permitidas: Segundo a Resolução 955/2022 do Contran, ao transportar a carga, a altura máxima é de 50 cm além do teto da cabine, já considerando a altura do suporte.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é permitido transitar com a tampa da carroceria aberta. Contudo, uma placa adicional deve ser colocada no lado direito da traseira e as cargas devem ser indivisíveis.
Desde 2010, é permitido transportar cargas em picapes com a tampa da caçamba aberta. Mas a legislação permite apenas o transporte de cargas indivisíveis. Exemplo: motos, bicicletas, quadriciclos e outros equipamentos maiores.
O transporte de passageiros em locais destinados a cargas é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), salvo por motivos de força maior, segundo os artigos 230, no inciso II, e 235.
Mochilas podem ir por cima das malas; No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.
O artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é tido como o amparo legal para afirmar que, sim, embora muitos não saibam, dirigir com o porta-malas aberto é uma infração de trânsito. Quem traz o assunto à tona é o especialista em trânsito e documentações, em Teixeira de Freitas, Marcão Despachante.
Sim, a geladeira pode ser transportada no momento da entrega na posição horizontal sem que isso acarrete danos ao produto. No entanto, segundo os aspectos de qualidade, sempre mantenha ou movimente sua geladeira na vertical.
Hoje, quem anda com a porta da caçamba aberta pode ser multado por esconder a placa traseira de identificação do veículo. A saída permitida será colocar uma placa adicional no lado direito da traseira. Será permitido também transportar objetos indivisíveis (uma moto, por exemplo).
Carga indivisível é a carga unitária com peso e/ou dimensões excedentes aos limites regulamentares, cujo transporte requeira o uso de veículos especiais com lotação (capacidade de carga), dimensões, estrutura, suspensão e direção apropriadas.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, com o acréscimo de 7 pontos na CNH. Prevista no artigo 230, inciso II, a multa para quem transportar passageiros em caçambas ou na parte externa dos veículos é de R$191,54.
Não é proibido carregar itens acima do carro, desde que esteja dentro das regulamentações estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Segundo as normas estabelecidas na resolução 955/22 do Contran, o transporte eventual de cargas em veículos de passeio não pode colocar em risco as pessoas do veículo.
“A funcionalidade, que equipava a geração anterior da Fiat Strada produzida até 2020, somente é possível quando a tampa não está trancada e foi concebida para facilitar o transporte de carga. Portanto, a possibilidade de remoção da tampa da caçamba não é um problema do veículo”, diz em nota.
Ou seja, é possível carregar o porta-malas até o teto do automóvel. Basta retirar a “tampa”, chamado bagagito, que cobre o espaço. Esta prática é extremamente perigosa pois, numa freada de emergência ou num impacto frontal, esta parte da bagagem será projetada perigosamente para frente.
A resposta é não, não é proibido fazer esse transporte em cima do carro, qualquer veículo pode levar algo no teto, desde que os objetos estejam acomodados da maneira correta e dentro das normas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Tendo em vista que o capô é equipamento obrigatório, é proibido trafegar sem a peça estar devidamente instalada no veículo. A penalidade para tal infração inclui a aplicação de uma multa e a retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
Pode transportar cachorro na caçamba da caminhonete?
De acordo com o Código, não é permitido transportar o pet nas partes externas do veículo. Isso vale para quem tem pickup ou caminhonete. O motorista não pode transportar o cachorro na caçamba. Também não é permitido deixar o cachorro com a cabeça fora da janela.
A condução de pessoas, animais ou cargas é proibida nas partes externas dos veículos, as quais, todavia, não se confundem com a área destinada justamente ao transporte de carga (caçamba de uma caminhonete, por...
As medidas máximas permitidas para veículos (com ou sem carga) são 4,40 m de altura e 2,60 m de largura. Caso exceda essas dimensões é necessário possuir Autorização Especial de Trânsito (AET).
Nada de acionar a descarga com a tampa aberta! Essa ação pode ser perigosa para a saúde e bem-estar! Você sabia que acionar a descarga com a tampa fechada é essencial para a higiene? Fechar a tampa do vaso é uma medida simples e eficaz, mas que pode prevenir diversas doenças e gerar sérios riscos à saúde.
Pode transporta sua mudança tranquila, a fiscalização não exige nota fiscal de mudança residencial não. Só atentar para uns cuidados, como por exemplo : Não exceder o peso máximo da camionete e nem deixar peças ou móveis para fora da carroceria.