Em resumo, os pneus remold podem ser uma opção segura para viagens, desde que sejam produzidos por fabricantes confiáveis e utilizados em condições de condução adequadas. Neste sentido, este tipo de pneu oferece economia significativa em relação aos pneus novos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
Sim, o pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atenda aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Art. 5º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
A resposta depende do tipo de veículo. Saiba mais a seguir! Tanto a venda quanto o uso dos pneus remold é permitida por lei. No entanto, essa permissão é destinada apenas aos veículos leves — de passeio ou comerciais.
Pneu remold é fria devido a 'derrapagem' do Inmetro
Tem perigo viajar com pneu remold?
Em resumo, os pneus remold podem ser uma opção segura para viagens, desde que sejam produzidos por fabricantes confiáveis e utilizados em condições de condução adequadas. Neste sentido, este tipo de pneu oferece economia significativa em relação aos pneus novos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
É perigoso usar pneu remold? Sim, é perigoso utilizar pneu remold. E o motivo é bastante prático: diferentemente dos países desenvolvidos, no Brasil não há a exigência de que seja mantida, na lateral da carcaça, o registro de uma informação da maior relevância para a segurança – as características originais da carcaça.
A legislação brasileira proíbe a utilização de pneus remold no eixo dianteiro de ônibus ou micro-ônibus e em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos. Por outro lado, se você deseja utilizar um pneu remold nas rodas dianteiras de um caminhão ou carro, pode fazer isso de acordo com a lei.
A camada de borracha aplicada pode não aderir de maneira eficaz ao pneu, comprometendo sua durabilidade e desempenho nas estradas. Isso pode resultar em menor tração, aderência reduzida em condições de chuva e menor estabilidade durante a condução. A utilização de pneus remold aumenta o risco de falhas e estouros.
De acordo com especialistas, os pneus remold são adequados para circular em cidades a baixas velocidades (máximo de 80 km / h). E o motorista ao comprar este tipo de pneu, é recomendável que ele verifique a área de produção da empresa e fabrique pneus de qualidade e garantidos.
Pneu remold passa na vistoria? Sim, o pneu remold de carro passa na vistoria! Compre as marcas que possuem certificadas no Inmetro. O pneu remold recebeu uma ótima avaliação no desempenho em áreas urbanas na velocidade média.
Qual a diferença entre um pneu remold, um recapado e um recauchutado? A maior diferença está na maneira como são reformados. No pneu remoldado, ocorre a substituição da banda de rodagem, ombros e parede lateral com novas camadas de borracha.
É possível sim balancear uma roda com o pneu Remold, mas nem sempre é possível garantir um Balanceamento 100%, por mais que na máquina o Balanceamento fique zerado, em alguns casos, ainda é possível sentir vibrações no volante.
Apesar disso, o remold apresenta um desempenho quilométrico de 15% a 30% inferior se comparado com o novo. Em contrapartida, os pneus Recapados, se renovados da forma adequada, podem proporcionar rendimento quilométrico igual ao de um pneu novo ou até mesmo, melhor.
O pneu remold passa por um processo no qual toda a banda de rodagem e a lateral são substituídas por uma nova camada de borracha através da vulcanização. Utilizando materiais de primeira linha, como a borracha Vipal, garantimos pneus de qualidade, testados em campos que simulam condições reais de uso.
Esse tipo de pneu não é indicado para uso em rodovias ou em velocidades superiores a 80 km/h. Além disso, eles também são mais difíceis de fazer o balanceamento. É importante que você conheça todas as vantagens e desvantagens do pneu remold para usá-lo corretamente e não ter problemas de segurança em seu carro.
É proibido usar pneus reformados em determinadas posições e veículos. Segundo a Resolução Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, os ônibus e micro-ônibus não devem utilizar pneus reformados no eixo dianteiro. Da mesma maneira, pneus com irregularidades, como trincas ou deformações ficam proibidos.
É importante lembrar que pneus recauchutados podem ser utilizados apenas em carros de passeio e comerciais leves. Não é permitido rodar com esse tipo de pneu reformado em caminhões e ônibus.
Sim, pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atendam às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Contran (pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
As regulamentações sobre a utilização de pneus remold na dianteira de veículos variam de acordo com o tipo de veículo. De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, a utilização de pneus reformados na dianteira de ônibus e micro-ônibus é proibida.
Além disso, o pneu remold é aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo sua utilização bem avaliada em áreas urbanas e com velocidade média.
Vale a pena comprar pneu remold? Como vimos até aqui, sim, o pneu remodelado pode até passar na vistoria – e também oferece o benefício de custar a metade do preço de um pneu novo.
Se fossemos apontar uma vantagem dos pneus remold é que eles são melhores do que os meia vida, pois, materiais são reaproveitados, enquanto os meia vida vem de origem desconhecida, portanto, a durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.