Os produtos derivados da babosa são vastamente divulgados como benéficos inclusive na redução dos níveis de glicose no sangue, porém estudos apontam para o fato do excesso do produto ser prejudicial e até mesmo cancerígeno.
Segundo o documento, aloe vera apresenta produtos de biotransformação potencialmente tóxicos, assim não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e de forma assintomática, podendo levar a um quadro clínico severo, algumas vezes ...
Bastante utilizada em fórmulas de cosméticos e preparos para aplicação nos cabelos, a babosa não pode mais ser ingerida no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e sucos preparados com aloe vera.
A respeito da toxicidade por ingestão oral e uso tópico de Aloe vera em dez estudos clínicos controlados, não foram reportados efeitos adversos graves, apontando em alguns pacientes a presença de reações de hipersensi- bilidades.
TV UP / UP NOTÍCIAS - Anvisa proíbe venda de Aloe vera (15/11/2011)
Como saber se a babosa é comestível ou não?
Para saber se a babosa é medicinal ou não basta cortar uma folha (lembrando que colhemos sempre a folha inteira e não pedaços dela) e deixar ela durante a noite em cima de papel. Se ela ficar avermelhada na área do corte, assim como na foto, é a medicinal.
Ao cortar um pedaço delas é possível ver a mucilagem, uma estrutura com concentração de 90% de água e 10% de fibra. Ao observar essa região do corte também pode-se perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela. Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele.
Os produtos derivados da babosa são vastamente divulgados como benéficos inclusive na redução dos níveis de glicose no sangue, porém estudos apontam para o fato do excesso do produto ser prejudicial e até mesmo cancerígeno.
Essa toxina pode ser retirada, deixando a folha da planta na posição vertical, de um dia para o outro. Depois que escorrer o líquido, a folha pode ser usada normalmente.
Suculenta nativa da África do Sul, acaule, muito baixa (até 10cm de altura) e de crescimento moderadamente lento - de forma que deve ser plantada em local pequeno, como vasos e jardineiras.
Extraído da planta de Aloe Vera, o suco de babosa é uma potente fonte de nutrientes, que conta com propriedades regeneradoras e antioxidantes. Excelente para curar ulceras estomacais e intestinais.
Sim, a babosa, também conhecida como Aloe vera, é segura para consumo, desde que seja preparada de forma correta. Essa planta tem sido usada por séculos por suas propriedades medicinais e de saúde, inclusive para auxiliar na digestão.
Gel de Aloe Vera Estabilizado, Ácido Cítrico, Sorbato de Potássio, Benzoato de Sódio, Papaína. Sugestão de Consumo: Pode ser consumido puro, com água ou suco natural.
Pessoas com diabetes ou que estejam fazendo uso de medicamentos ou outras plantas medicinais, devem sempre consultar um médico antes de ingerir a babosa. Isso porque a babosa pode alterar a ação de alguns remédios.
A babosa não é considerada venenosa, embora possa causar irritação gastrointestinal se consumida. Por isso, é preciso ter cuidado com crianças e animais, que podem ingerir a planta acidentalmente. Embora existam algumas dicas para consumir chá de babosa, é melhor evitar.
A antraquinona presente na resina da babosa, em exposição às células pode causar mutação, ser potencialmente tóxico, assim não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e muitas vezes não produz os sintomas característicos, podendo ...
A babosa pode ser ingerida? A babosa em si pode ser consumida, mas o suco caseiro não é indicado. Isso porque a casca da folha possui um componente chamado aloína, que é tóxico e pode acabar sendo transferido para o gel durante a raspagem em casa.
Além disso, a aloe vera hidrata profundamente a cútis, tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório, ajuda na recuperação de acne, espinhas e queimaduras solares, previne rugas e manchas, auxilia na firmeza e elasticidade da pele e melhora o aspecto de dermatites. Essas são só as vantagens de usá-la no rosto.
"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”
Isso porque a planta não possui ativo que altere a pigmentação dos fios. Outro fato propagado de maneira incompleta é a afirmação de que a babosa escurece os cabelos. O que acontece, na verdade, é que no caso de fios muito claros e porosos, ela pode manchar a princípio, mas sai após a lavagem.
O suco de babosa pode ser encontrado já pronto em lojas de produtos naturais ou supermercados, sendo considerado mais seguro. Outra opção é preparar o suco em casa, sendo recomendado retirar o látex das folhas antes, para eliminar o excesso de aloína. Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico.