A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.
A educação é um fenômeno social e universal, necessário para a existência e o funcionamento de toda a sociedade, que cuida da formação dos seus indivíduos, auxiliando-os no desenvolvimento de suas capacidades físicas e habilidades mentais. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade.
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.
O que podemos afirmar que a educação é um processo social por excelência?
A Educação é uma das forças mais poderosas e transformadoras que moldam a sociedade. Ela desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos, na construção de valores, na promoção da igualdade e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e progressista.
Pensadores na Educação: Paulo Freire e a educação para mudar o mundo
Qual é a função social da educação?
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Significa reconhecer a realidade e potencialidade de cada pessoa e da comunidade. As pessoas e as comunidades possuem recursos para concretizar seu processo de transformação.
Por que a educação é considerada o direito social?
O direito à educação previsto na Constituição Federal de 1.988, está ligado ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana, bem como, seus objetivos: construção de uma sociedade livre, justa, solidária, erradicação da pobreza, da marginalidade e redução das desigualdades sociais.
Qual a importância da educação dentro do contexto social?
A educação passa a ser a chave para a criação de uma cultura de inovação e criatividade na sociedade em rede, devendo ser orientada para a construção de habilidades cognitivas e comunicativas, bem como para a promoção de valores sociais, como a cooperação e o respeito mútuo.
Sendo a prática social concebida como as relações e interações entre os sujeitos sociais destinatários do trabalho socioeducativo. Nesse contexto, o trabalho socioeducativo desenvolvido se realiza através da interação com os sujeitos inseridos em suas relações sociais.
Qual o papel que a educação exerce sobre a sociedade?
Através dela, as pessoas têm acesso a conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as ideias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe.
Qual é a importância da educação e formação social na transformação da sociedade?
A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.
A partir dos conceitos de Durkheim, podemos entender a educação como processo para socializar os indivíduos de acordo com o contexto em que vivem, ou seja, ela “cria” indivíduos socialmente aptos a cooperar, respeitar e construir uma sociedade cada vez melhor.
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.
A Pedagogia Social teve sua origem na Europa, mais especificamente na Alemanha, em meados século XIX e tinha como objetivo principal contrapor-se à educação escolar formal, considerada na época elitista, que enfatizava apenas o desenvolvimento individual em detrimento do social.
Qual a importância da educação enquanto fato social?
É assim que a educação é entendida como um fato social, visto que é exterior, coercitiva e geral. Deste modo, a escola é um elemento fundamental constituinte da sociedade, pois visa adequar o ser humano ao meio em que vive, de forma a manter um equilíbrio entre o que se espera da criança e a sociedade.
Estudos mostram que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. Este processo inicia no nascimento, propício a mudanças e permanecendo ao ciclo vital.
A educação não se limita ao âmbito escolar, ela é para a vida! Ela vai além da sala de aula, pois abre portas para outras esferas da sociedade e para um futuro promissor. Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral.
Seu objetivo principal é promover o empoderamento, a inclusão e o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com as quais trabalham, ajudando-as a superar desafios, adquirir habilidades, fortalecer vínculos sociais e alcançar uma melhor qualidade de vida.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
É um processo voluntário de aprendizagem e de educação fora da escola, que acontecem em ongs, instituições religiosas, iniciativas particulares e programas sociais públicos.
O direito social à educação deve ser garantido pelo Estado porque a educação escolar realiza a inclusão das crianças no mundo social letrado e codificado, promove a igualdade educacional entre as classes e grupos sociais economicamente desiguais, promove justiça social, serve ao combate das desigualdades sociais e cria ...
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Paulo Freire diz que “não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade” (1975, p.