Sim, Católicos pedem a Maria e a outros santos para rezar por nós; para serem intercessores por nós. Nós pedimos aos santos por sua poderosa intercessão para obter para nós favores e graças de Deus.
A Avé Maria é tradicionalmente rezada pelos católicos, mas muitas pessoas (tanto cristãs como não cristãs) sentem-se atraídas por Maria. Reconhecem o seu poderoso testemunho como discípula fiel de Cristo e procuram a sua ajuda como mãe espiritual compassiva.
Nossa Senhora é aquela que nos conduz ao seu divino Filho. Ela é nossa mãe espiritual, a fonte inesgotável de bondade e auxílio em nossas vidas. Ao rezar o terço em louvor a ela, buscamos sua intercessão e confiamos em sua proteção maternal.
A Bíblia diz: "Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus." ( 1 Timóteo 2:5) A Bíblia também diz: "Ninguém pode vir ao Pai senão por mim [Jesus]." ( João 14:6) Portanto, se orarmos a Maria ou a qualquer outro santo, estaremos desrespeitando a Deus e a Jesus, que são os únicos que ...
Onde está escrito na Bíblia que Maria intercede por nós?
Maria é nossa Mãe, que intercede por nós junto a Jesus. Como nas Bodas de Caná, Ela continua a ver nossas necessidades e leva-las ao Filho. Ao mesmo tempo continua sempre a nos dizer: “Façam tudo o que meu Filho vos disser” (cf. Jo 2,5).
Onde o catolicismo encontra base bíblica para adorar Maria e os santos? - Augustus Nicodemus #358
O que Jesus fala sobre adorar Maria?
Na cruz, Jesus entregou à sua mãe todos nós, quando disse: “Eis a tua mãe” (João 19, 27). Os católicos amam a Virgem Maria não como uma “deusa”, em um estranho panteão de deuses, mas como uma “mãe” espiritual que pode nos conduzir a seu filho, Jesus Cristo.
(Deuteronômio 10, 3). Maria é considerada a Arca da Nova Aliança (Apocalipse 11, 19) e, portanto, a Nova Arca seria igualmente incorruptível ou imaculada. Também existem os escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.
As igrejas que praticam a veneração são comumente condenadas ou criticadas pelas religiões protestantes em geral (pois afirmam que a veneração trata-se de adoração) aos Santos e à Santíssima Virgem Maria. Logo, para os integrantes dessas religiões, o culto de veneração seria considerada como idolatria.
Veneramos os santos, representados nas suas imagens, porque seus exemplos nos servem de modelo de vida e nos indicam o verdadeiro caminho: Jesus Cristo (cf. Jo 14,6). Eles intercedem por nós sem cessar diante de Deus. Quando veneramos os santos, estamos dando glória a Deus porque eles são santos pela graça de Deus.
Os católicos veneram Maria, porque Deus a escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. Nosso amor e veneração com a Mãe do Filho de Deus encarnado já se encontram mencionados no evangelho, quando ela mesma diz: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1,48.)
Rezar com Maria é deixar-se conduzir em tudo pelo Espírito de Deus. Rezar com Maria é ser humilde, pois a humildade é reconhecer que nada pode ser realizado sem o auxílio e graça divina.
A oração da Ave Maria começa com as palavras do Anjo Gabriel, quando ele apareceu para Maria e foi anunciar a concepção virginal, como consta do Evangelho de São Lucas, capítulo 1, versículo 28: Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
Nossa veneração por Maria é justamente por ela ser mãe do nosso Salvador. Venerar Maria é justamente ter este carinho especial pela mãe de nosso Salvador. Nós veneramos Maria por que ela reconheceu a grandeza do Senhor e se fez serva, ela não quer tomar o lugar de Deus, ela apenas aponta para Jesus.
Nossa Senhora tornou-se parte indispensável da relação do discípulo com Deus. Receber a Mãe de Deus é receber Maria, que é símbolo da Igreja, conjuntamente com todos os dons ofertados ao fiel por Jesus Cristo, para permitir-nos viver uma vida de santidade. Contemplamos nossa Mãe quando rezamos a ela.
O teólogo refere-se ao conjunto de princípios de fé, base do cristianismo. A primeira versão originou-se pouco depois da morte de Jesus, possivelmente por volta do ano 50 do século 1.
O próprio Jesus, em algumas circunstâncias, faz com que as pessoas elevem a figura de Sua mãe acima da Sua e de Deus Pai, como objeto de veneração. Algumas passagens do Evangelho são, aparentemente, um culto a Maria. Uma se encontra no Evangelho de Lucas, no capítulo 11, 27-28.
— Não adore outros deuses; adore somente a mim. — Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses.
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.
Onde está escrito na Bíblia que Maria está no céu?
Como a Maria do evangelho, no Apocalipse 12,1-12 temos uma mulher grávida e vestida de sol que aparece no céu, dominando a lua e com uma coroa de doze estrelas. Um dragão cor de fogo quer devorar o Filho que, ao nascer, vai para junto de Deus.
Nossa Senhora é proclamada “bendita entre todas as mulheres” (Lc 1,42) e feliz porque acreditou (Lc 1,45), e logo engrandece o Senhor porque olhou para sua humildade e fez nela maravilhas, por isso todas as gerações hão de chamá-la bem-aventurada (Lc 1,48-49).
Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso. É provável que Jesus, embora existissem outros motivos, não quisesse chamar Maria de mãe para o povo não a considerar a mãe de Deus nem a idolatrar.
— O Apóstolo Paulo, em sua Carta aos Romanos, diz sobre o primeiro pai: “No qual todos pecaram” (5, 12); e em sua Primeira Carta aos Coríntios: “Em Adão todos morrem” (15, 22). Logo, a bem-aventurada Virgem Maria contraiu o pecado original e morreu. Resposta.
Quantos filhos Maria teve depois do nascimento de Jesus?
Estaria aí, segundo alguns pesquisadores, uma prova de que Maria teve outros filhos além de Jesus. Há quem arrisque até o nome de pelo menos 4: Tiago, José, Judas e Simão.