O Aeroporto Internacional Afonso Pena é um aeroporto internacional que serve a Região Metropolitana de Curitiba. Está localizado no município de São José dos Pinhais, no Paraná, a 18 km do centro de Curitiba.
O mesmo se repete em outras cidades, como Curitiba. Pela lógica, o aeroporto deveria se chamar CUR, mas essa sigla já é utilizada em Curaçao, uma ilha do Caribe. Assim, a cidade do Sul do país ficou com as letras CWB.
É basicamente um padrão criado em 1947 pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) para identificar aeroportos e áreas metropolitanas em todo o mundo e gerir corretamente o despacho de malas nos aviões.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer 'grande quantidade de pinheiros, pinheiral', na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.
Daí é uma contração de de+aí, é palavra da língua portuguesa. Talvez seu uso não fosse comum em sua cidade natal. Pode ser: Contração da preposição de com o advérbio aí.
'Marmanjo', 'ratiá', 'apurado', 'apinchar', 'bocó', 'largatear' e 'calor de estalar mamona' são algumas expressões e gírias usadas no primeiro estado que forma o Sul do Brasil; confira quais são os seus significados. O Paraná e o paranaense tem um jeitinho todo singular de ser e principalmente se comunicar, né?
Porque o aeroporto de Curitiba se chama Afonso Pena?
Seu nome deriva da localidade onde foi construído, que homenageia o político mineiro Afonso Augusto Moreira Pena, presidente da república no início do século XX.
Qual é o significado do nome da cidade de Curitiba?
Na justificativa, o parlamentar ressalta que o nome Curitiba teve origem na expressão guarani Cury, que significa pinheiro, e tyba, que quer dizer abundante. Com nome científico de Araucária angustifolia, a árvore também é conhecida como Pinheiro do Paraná.
Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos.
O nome "chineque" vem do palavra em alemão Schnecke, que significa caracol. No Brasil, onde é consumido especialmente em Santa Catarina e no Paraná, um chineque é simplesmente um pão doce (não necessariamente enrolado nem lembrando um caracol).
“A palavra piá vem dos índios, os primeiros habitantes da nossa terra. Dizem os dicionários que ela significa “coração”. A mãe curitibana tingui, índia, olhava para o menino e dizia “pia, meu piá”. Queria dizer “meu coração”.
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
Daí: utilizado conectar frases, é uma das expressões mais frequentes no vocabulário curitibano. Djanho: geralmente é utilizado para representar descontentamento com algo ou alguém. Um “piá do djanho”, por exemplo, é alguém que incomoda muito quem assim se refere a ele. Dolangue: significa mentira, conversa fiada.
Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.
Parte do Pantanal pertenceu ao Paraguai. Se não fosse a Guerra do Paraguai (1864-1870), embarcar para o Pantanal poderia ser uma viagem internacional. Anúncio. O território paraguaio, em sua totalidade, pertence à grande bacia formada pelos rios Paraguai e Paraná.