A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
Há mais de 4 bilhões de anos, nosso mundo tem essa cor incrível devido à grande quantidade de água em sua superfície. De fato, dentre os mundos conhecidos, somos os únicos contemplados com essa peculiaridade. A geologia nos ajuda a entender por que a Terra manteve essa cor ao longo do tempo.
Exclamou Iuri Gagarin, cosmonauta russo e primeiro ser humano a ir ao espaço, em 12 de abril de 1961. E por que azul? Porque as moléculas presentes em nossa atmosfera, em particular o oxigênio (O2) e o nitrogênio (N2) por serem menores, são mais eficientes em espalhar a radiação com o menor comprimento de onda.
Quatro anos depois, em 12 de abril de 1961, Yuri Alekseyevich Gagarin, cosmonauta russo, realizou a primeira viagem do homem ao espaço na cápsula espacial Vostok 1. Observando a Terra no interior de sua cápsula espacial Yuri disse: “A terra é azul”.
Terra, o planeta azul, que assim foi nomeado por Iuri Gagarin, primeiro ser humano a vê-lo do espaço, a bordo da missão soviética Vostok 1 em 12 de abril de 1961. A famosa frase entrou para o imaginário social, e futuramente os registros fotográficos realizados no espaço também comprovaram tal constatação.
“Vejo a Terra. Ela é azul”, disse Gagarin, em respostas fragmentadas, via rádio, ao comando russo em terra. Ao voltar ao chão, ileso, Gagarin virou uma das principais referências da corrida espacial ao longo das gerações.
O major russo, de 27 anos, Iuri Gagarin entrou a bordo da vostok 1- cápsula de pouco menos de 2,5 metros – e deu uma volta completa ao redor do planeta. Gagarin foi o primeiro ser humano a ver a terra do alto e constatar de que cor ela é. ''A Terra é azul'' é uma das frases mais célebres da humanidade.
É de autoria de Gagarin a frase “A Terra é azul”, eternizada como a reação espontânea à vista externa do planeta. Porém, ao observar a Terra pela primeira vez, Gagarin teria declarado: “Através da janela, eu vejo a Terra.
Há quase 60 anos, o cosmonauta russo Yuri Alekseievitch Gagarin, então com 27 anos, pronunciou essas palavras, na manhã de 12 de abril de 1961 (horário de Brasília).
A resposta é que 71% da superfície da Terra é coberta por água e 96,5% dessa quantidade está nos oceanos. Os outros 3,5% se dividem entre lagos, rios, reservatórios subterrâneos e até formas menos óbvias, como em diferentes estados físicos: no gelo que cobre os polos e montanhas e no vapor presente na atmosfera.
Você já observou a grande diversidade de cores e de texturas que a terra possui? Diferentes tonalidades de marrom, cinza, amarelo, matizes avermelhados, preto e até branco colorem e revelam propriedades físicas, químicas e mineralógicas do solo.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas.
Terra. Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.
A sua composição se dá por diversos gases, sendo 78% da atmosfera terrestre constituído por nitrogênio, 21% por oxigênio, isso sem falar na composição de argônio. A Terra é conhecida também como Planeta Azul pois, em média, 70% da sua superfície é composta por água.
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
Quando a luz solar entra na atmosfera terrestre, ela passa a interagir com as partículas que compõem a atmosfera e começa a ser dispersada. O que acontece é que cada cor interage com as partículas do ar de uma forma, e a luz azul é favorecida nesse processo aqui na Terra.
É uma paleta que vai desde o mostarda e o rosa queimado ao marrom-avermelhado, passando pelo tom laranja-queimado típico das telhas coloniais de cerâmica, muito utilizadas nas casas brasileiras!
“A Terra é azul”, constatou Yuri Gagarin, o primeiro e privilegiado astronauta que a avistou lá de cima. E é azul porque tem 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Tomando apenas sua extensão de superfície, temos 70% mais água do que terra firme no planeta.
"Da altura cósmica, a Terra é vista com nitidez, se distinguem claramente as montanhas, as costas e as ilhas", escreveu Gagarin no relatório oficial sobre o voo.
- Azul: Área com água. Os símbolos representados a azul têm a ver com a água. - Amarelo: Área aberta, onde há ausência de árvores (quanto mais escuro, mais fácil a corrida). - Castanho: Representa a informação associada ao relevo (buraco, colina, depressão, cota, curvas de nível...)
Nascido em Klushino, Rússia, parte da então União Soviética, Yuri Alekseevich Gagarin começou a trabalhar como fundidor em uma metalúrgica. Depois, enquanto cursava o ensino secundário técnico, aprendeu a pilotar aviões leves.
Gagarin se formou com louvor em fevereiro de 1968. Em março do mesmo ano, em um voo de teste de rotina em um MIG-15, seu avião caiu, matando ele e seu copiloto. Gagarin tinha 34 anos.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.