Ela possuía uma escrava egípcia, que se chamava Agar. Um dia Sarai disse a Abrão: — Já que o SENHOR Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos. Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina.
Mesmo com essa problemática, Abrão buscou preencher o cumprimento da promessa de Deus e assim ele e Sarai buscaram concretizar tal promessa. Agar foi então oferecida como concubina por Sarai a Abrão, que consentiu em coabitar com ela o que resultou na gravidez de Agar.
Ensoberbecida pela nova situação dentro da família, mãe do filho de Abraão, Agar demonstra insubordinação e desprezo por sua senhora, resultando em duras reprimendas de Sara e em sua fuga pelo deserto. E foi ali no deserto que o Anjo do Senhor apareceu a Agar, marcando sua história.
2- O Senhor falou com Agar: Perguntou o motivo da sua tristeza e disse para não temer. Ele estava ali para proteger e ajudar. 3- Mandou não desistir dos seus sonhos: Mandou levantar o rapaz e segurá-lo bem forte em suas mãos e não desistir dele, porque era o seu maior sonho e ela precisava ser responsável.
O Senhor ordenou a Sara que desse Agar a Abraão como esposa e ordenou a Abraão que tomasse Agar como sua esposa. (Ver D&C 132:34–35.) Embora possa ter sido difícil, quando Sara fez isso por Abraão, ela demonstrou seu desejo de obedecer ao Senhor e cumprir Seus convênios.
Ela possuía uma escrava egípcia, que se chamava Agar. Um dia Sarai disse a Abrão: — Já que o SENHOR Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos. Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina.
Deus é fiel à sua promessa! Agar toca a fidelidade de Deus com as mãos e abre os seus olhos. Através da sua disponibilidade para a vida, Deus lhe abre os olhos para ver o poço e dar água a seu filho.
(além de idosa, estéril) teriam um filho levou os patriarcas a... descendência, que não será contada, por numerosa que será. seguirá os ritos pagãos de Ismael (Anselmo Vasconcelos) em Gênesis.
Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu.
Deus havia prometido uma grande descendência a Abraão, mas aos 86 anos, ele ainda não tinha filhos, porque sua esposa, Sara, era estéril. Sara, então, deu a ele sua escrava Agar para ter esse filho. E assim nasceu Ismael, que significa “Deus ouve”.
Era filho de Abraão e da sua escrava Agar, uma egípcia. Agar e Ismael foram expulsos da tribo por Sara mas salvos por Jeová. Segundo a tradição islâmica, Ismael é o antepassado dos Árabes e encontra-se sepultado no santuário de Meca. Cidade da Arábia Saudita.
Agar não teve dúvida da promessa, abriu os olhos e viu um poço. Deu de beber ao menino e seguiu o seu caminho. Ismael cresceu no deserto de Farã, tornou-se flecheiro e casou-se com uma mulher egípcia (Gn 21,19-21).
11 Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. 12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
Rejeitado na infância por não ter herdado nada de Abraão (Zécarlos Machado), Ismael (Anselmo Vasconcellos) vai querer se vingar de Isaque (Henri Pagnoncelli) em Gênesis.
nômades ou semi nômades, percorrendo uma extensa área desértica, especialmente na região da Península Arábica. Essas tribos. também se misturaram. com outros povos descendentes de Abraão, como os midianitas e o Zé domitas. Algumas tribos descendentes de Ismael.
Ismael deu origem à nação árabe, e Isaac origem à nação judaica. Em Gênesis 25:12–18 fala sobre a descendência de Ismael: "Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.
Ele, o patriarca das três religiões (o judaísmo, o cristianismo e o islamismo), era casado com Sara, que não podia lhe dar filhos. Para agradar ao marido, Sara deixou que ele se deitasse com Agar, sua escrava egípcia. Dessa união, nasceu Ismael.
Os "Árabes arabizados" (musta''ribah), do centro e do Norte da Arábia, descendente de Ismael, o filho mais velho de Abraão através de seu descendente Adnan.
O que aprendemos com a história de Hagar e Ismael?
Para Hagar e para seu filho Ismael, serem expulsos para o deserto representava a morte, porém, no caso deles isso lhes trouxe algo que talvez o ser humano considere o que há de mais valioso na vida: a LIBERDADE!
O filho de Agar e Abraão ainda se torna pai de doze filhos. Eles se tornam chefes de clãs muito respeitados, tratados até como príncipes, vivendo espalhados pelo deserto. Além disso, o primogênito vira um dos homens de confiança de Abimeleque (Leonardo Franco), o rei de Gerar, assim como o seu irmão, Isaque.
E o Anjo do SENHOR disse também: “Eu farei com que o número dos seus descendentes seja grande; eles serão tantos, que ninguém poderá contá-los. Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o SENHOR Deus ouviu o seu grito de aflição.