Comunicação entre as formigas Dessa forma, são capazes de reconhecer umas às outras, encontrar caminhos que levam até a fonte de alimento e alertar a colônia sobre ameaças ou presença de predadores.
Em situações de alagamento, as formigas procedem a uma ação orquestrada que protege a maior parte da colônia. Elas se juntam, enroscando patas com patas, ou patas com mandíbulas, formando uma pequena "balsa".
Por que as formigas se beijam quando se encontram?
Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
No caso das formigas, a sociedade é organizada da mesma forma das abelhas, com macho, rainha e operária. Machos e fêmeas férteis no período de reprodução apresentam asas. Aos machos férteis cabe o papel de fecundar a rainha e morrer.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.
Por que formigas SEMPRE se cumprimentam? | Biomesquita
Como que as formigas namoram?
A rainha ganha asas por ocasião do acasalamento. Ela procura um parceiro e os dois namoram voando. Depois, a fêmea perde as asas e deposita muitos ovos dentro do formigueiro.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias. As formigas usam suas antenas não somente para o toque, mas também para seu sentido de cheiro.
A rainha tem interesse em manter o equilibrio entre machos e fêmeas mas as operárias do formigueiro preferem chocar e criar as fêmeas. Para resolver o conflito, a rainha fecunda um menor número de ovos.
“Se não tivéssemos os insetos, não teríamos alimentos suficientes por conta da falta de polinização que alguns deles fazem. Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles.
Na época do acasalamento, a rainha realiza o chamado "vôo nupcial", durante o qual se acasala com os machos, que costumam morrer pouco tempo depois. Após o acasalamento, a rainha retorna à colônia, perde as asas e realiza a postura dos ovos. Os ovos fecundados dão origem a fêmeas.
“A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos. Então, as formigas que andam pela parede da sua cozinha de madrugada estão procurando o que comer!
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.
De acordo com o mesmo estudo realizado pela Universidade Metrocamp/Wyden, elas não são piores que as baratas. As pesquisadoras encontraram cerca de 250 milhões de microrganismos em cada barata estudada. Esse número é quase 1.900% maior do que o encontrado nas formigas.
Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela. No entanto, o sistema é diferente para as formigas-saltadoras-de-jerdon, uma espécie com mandíbulas que parecem pinças e olhos grandes e pretos, encontradas em florestas ao longo da costa oeste da Índia.
Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.
Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
Acontece que, às vezes, uma das formigas se confunde, libera o feromônio sem ter encontrado comida e, aí, se instaura o caos — quando a atarantada dá início a uma marcha sem fim em que todo o grupo fica caminhando em círculos, sem parar e sem encontrar a comida sinalizada ou uma saída, até finalmente morrerem de ...
Quando as formigas dormem? As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono. Porém, elas continuam em estado de alerta para qualquer perigo.
Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.
Os insetos também não possuem vasos sanguíneos fechados; em vez disso, eles têm um tubo longo, fino e perfurado ao longo da parte superior do corpo chamado de aorta dorsal, que funciona como um coração e bombeia a hemolinfa em direção à cabeça, impulsionando assim a circulação dos fluidos internos.
A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons. A descoberta foi feita através de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.