Por que é importante construir a própria identidade?
Um importante aspecto para a sobrevivência de um indivíduo é a necessidade de construção de uma identidade, uma noção de totalidade que o leve a fazer convergir em uma imagem de si mesmo as muitas facetas do seu modo de ser, os muitos papéis que ele representa em diferentes momentos da sua experiência social.
O estudo da formação da identidade pessoal permite a avaliação do desenvolvimento do indivíduo, oportunizando o reconhecimento de possíveis desvios e a atuação preventiva.
A identidade é uma construção que proporciona uma sensação de permanência e singularidade que se refere ao que se é, sendo a todo momento aquele ser “idêntico a si mesmo” e que confere à pessoa a certeza de ser única e irrepetível. É o ponto de referência que a diferencia dos outros.
Qual a importância de conhecer a sua própria identidade?
Além disso, ter essa consciência de si e dos seus comportamentos te ajudam a melhorar suas habilidades e competências, a ter uma visão de mundo mais sensata, menos crítica e com mais aceitação.
A construção da identidade é um processo de autodescoberta e formulação do “Quem eu sou”, algo que acontece ao longo de toda vida, mas que se intensifica na fase da adolescência com a ocorrência da crise de identidade.
RESUMO: O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.
Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades.
Nossa identidade não é somente feita através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo. A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais.
Uma vez que a identidade proporciona a compreensão das predileções do indivíduo, e seu pertencimento a determinado espaço ou local, no qual a cultura faz- se presente, englobando várias simbologias, crenças e valores que trazem história.
Estimula o desenvolvimento do diálogo e da linguagem oral. Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos. Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem. Dá a elas noções básicas de existência em coletivo.
Informações que permitem identificação pessoal (PII) são quaisquer dados que possam identificar uma pessoa específica, como nome, número de documento de identificação emitido pelo governo, data de nascimento, ocupação ou endereço.
À medida que envelhecemos, outras influências culturais, como a escola, os amigos, e os meios de comunicação, começam a desempenhar papéis mais significativos na formação de nossa identidade. A cultura escolar, com suas normas e valores, impacta diretamente nossas crenças e comportamentos.
Qual a importância da identidade para o ser humano?
Ela demarca as semelhanças e diferenças entre os seres humanos, destacando suas características físicas, seu modo de pensar, ser e agir, bem como permite ao sujeito construir e desenvolver os traços da sua própria história.
A identidade pessoal é definida como a autoimagem global que o indivíduo tem de si mesmo. Essa definição, no entanto, precisa ser trabalhada em seus aspectos para ganhar maior concreticidade e utilidade analítica. Assim, os aspectos dessa autoimagem são identificados e discutidos.
A primeira coisa a se fazer ao criar uma identidade para sua marca pessoal é definir quem você é e o que você representa. Pense em seus valores, paixões, habilidades e experiências. Esses elementos são a base da sua identidade e devem ser refletidos em tudo o que você faz.
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe a sua individualidade, o torna visível e oficializa o cidadão.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes mudando em função da reação social.
Segundo o RCNEI (Referencial para Educação Infantil), a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir, de pensar e da história pessoal.
A identidade pessoal é construída a partir de um processo pelo qual as pessoas criam sua própria imagem e consolidam um conjunto de crenças sobre o tipo de pessoa que somos e as propriedades que nos diferenciam dos demais.