O metabolismo acelerado e a genética são grandes fatores que podem definir a magreza dessas pessoas. A tendência a ganhar ou perder peso é algo que muda de acordo com a genética.
Há várias condições que podem causar a magreza em excesso ou a facilidade para perder peso. Entre elas, destacam-se os distúrbios alimentares como anorexia e também doenças como diabetes, hipertireoidismo, infecções ou câncer.
Ser magro é saudável quando se possui uma alimentação equilibrada, são praticadas atividades físicas regularmente e são mantidos hábitos saudáveis. Isso porque muitas características físicas começam na genética.
As razões de não engordar vão desde características genéticas, como uma alta taxa metabólica basal (a quantidade de energia que seu corpo gasta simplesmente para ficar vivo) herdada da família, até por uso de medicamentos específicos ou doenças como hipertireoidismo, diabetes e quadros psiquiátricos, como depressão ou ...
Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Por décadas, a indústria da moda impôs uma beleza física baseada na magreza extrema.
O metabolismo acelerado e a genética são grandes fatores que podem definir a magreza dessas pessoas. A tendência a ganhar ou perder peso é algo que muda de acordo com a genética. A genética consegue alterar a célula conhecida como adipócito ue possui uma capacidade elevada de armazenar gordura.
Na maioria das vezes, as causas para não conseguir engordar estão associadas à predisposição genética, estresse, ansiedade, alimentação inadequada ou falta de exercícios físicos, mas essa dificuldade também pode indicar problemas de saúde em alguns casos.
Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.
Anorexia. A anorexia é um transtorno alimentar em que o indivíduo ingere uma quantidade insuficiente de calorias. Devido a isso, seu peso fica muito abaixo do que é considerado normal. Quem tem anorexia, geralmente, tem medo de engordar.
Bioimpedância- Exame avalia a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura de cada pessoa. A avaliação é feita por um aparelho que costuma a ser utilizado em academias e serve de complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados do plano de treino ou da dieta.
Por que existem pessoas que comem muito e não engordam? Para responder a essa questão, há alguns fatores que precisam ser ponderados e avaliados, como o comportamento alimentar, a frequência da prática de atividades físicas e também a genética.
Um corpo magro pode encobrir problemas de saúde como dislipidemias (colesterol elevado), hipertensão arterial, diabetes, câncer, anorexia nervosa, desnutrição, entre outros. Tudo depende da composição corporal desse indivíduo”, afirma a Dra.
Embora a maioria das pessoas possa ganhar aproximadamente um quilo de massa muscular por mês, atingir 5kg em um mês é uma meta ousada. Para iniciantes, o tempo médio estimado para alcançar essa quantidade é de 5 meses.
“Sem dúvida, os maiores vilões do ganho de peso são a farinha refinada (branca) e o açúcar refinado”, afirma a nutricionista Daniella Chein. Estes componentes estão presentes em doces, tortas, refrigerantes, pão branco, salgados, batata frita, purê, arroz branco, pizza, macarrão, biscoito, dentre outros.
A melhor forma de saber isso é buscar orientação com uma nutricionista. Mas os mais utilizados para o aumento de peso são os hipercalóricos, o Whey Protein e uma fonte de carboidrato que pode ser a Maltodextrina e a Dextrose.
O metabolismo acelerado e a genética são os dois principais fatores da magreza desses comilões. Segundo a médica do esporte, Ana Paula Simões, a tendência a engordar ou emagrecer é algo imutável geneticamente.
Marcello Bronstein – Magreza excessiva é sinal de que vários nutrientes fundamentais para o organismo – vitaminas e proteínas, por exemplo – não estão sendo utilizados. Isso acontece na anorexia nervosa.
Sou muito magra e quero ganhar corpo rápido o que devo fazer?
Para ganhar massa muscular é preciso comer alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína de alta qualidade, que podem ser de origem animal e vegetal, além de gorduras boas. As proteínas ajudam na reparação e construção dos músculos, enquanto os carboidratos e a gordura são fonte de energia.
A maioria das pessoas que tem dificuldade em aumentar o peso apresenta a chamada magreza constitucional. É uma condição genética em que o organismo tem mais facilidade de queimar calorias.
Podemos ter pessoas magras com alguma doença e até um transtorno alimentar por causa dessa questão de ser magro, como uma anorexia, por exemplo. É importante explicar que as pessoas precisam buscar saúde. Uma pessoa que tem um peso muito alto, se ela perder 10% do peso já vai ganhar bastante saúde.
O que acontece quando a pessoa come e não engorda?
Doenças como hipertireoidismo, câncer, diabetes, parasitoses intestinais, doenças inflamatórias do tubo digestivo, doenças infecciosas, depressão e anorexia podem ser a causa de um emagrecimento excessivo.