A EA Sports decidiu não renovar sua parceria com a FIFA e assim, a desenvolvedora e a entidade seguem seus caminhos separados. A desenvolvedora já anunciou que continuará a desenvolver seu próprio título de futebol, o EA Sports FC, enquanto a FIFA planeja se aliar a outra companhia para continuar com a franquia.
"Quando nos chamávamos 'Fifa', não podíamos aproveitar o nosso potencial, devido aos limites que nos eram impostos pelos direitos" negociados com a Federação, explicou David Jackson. A EA quer evoluir o jogo e transformá-lo em "uma plataforma de futebol global alimentada por videogames".
Isso indica uma decisão deliberada da empresa. O movimento é visto como uma consequência do rompimento da EA Sports com a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial. A empresa já havia sinalizado que não renovaria o contrato com a FIFA e agora parece estar fazendo de tudo para evitar confusões com a marca.
No ano passado, a EA anunciou a mudança do nome do seu jogo de futebol após quase 30 anos. O tradicional simulador para consoles e computadores, lançado pela primeira vez em 1993, não chamará mais FIFA e passará a ser conhecido como EA Sports FC. As conversas para mudança de nome do game já aconteciam desde 2021.
A não renovação do acordo com a Fifa ocorreu após a entidade buscar um aumento significativo nas taxas do jogo durante as negociações no ano passado. Gianni Infantino, presidente da Fifa, prometeu lançar um novo jogo com a marca própria da Fifa, mas ainda não divulgou detalhes.
A entidade máxima do futebol pediu mais do que o dobro do valor atual para que a série levasse sua chancela, o que acabou com o relacionamento. A versão atual, Fifa 23, será a última do acordo. Com isso, a franquia passará a se chamar EA Sports FC.
O motivo é apenas um: dinheiro. Segundo matéria do New York Times em 2021, a Fifa pediu mais do que o dobro do valor atual para renovar o contrato de licenciamento que permite à Electronic Arts o uso do nome da entidade em sua franquia de games de futebol.
A EA Sports confirmou nesta quinta-feira (13) a data de lançamento do EA Sports FC 24 junto com um primeiro trailer do simulador que chegará para “substituir” o FIFA. Além disso, a empresa também aproveitou para revelar quanto que o título custará em cada uma das plataformas em que ele será lançado.
No entanto, FIFA 22 e 23 ainda podem ser jogados via EA Play. A retirada dos jogos provavelmente está relacionada com o fim da parceria entre a produtora EA Sports e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), e ao mesmo tempo dar mais destaque à nova franquia da empresa, EA Sports FC 24.
Atualmente, apenas os clubes presentes na. Isso graças a um acordo firmado entre EA Sports e Conmebol. Dentre as equipes destas competições, apenas os jogadores de times brasileiros não aparecem com nomes e faces reais dentro do jogo de futebol virtual.
Cristiano Ronaldo, então jogador do Real Madrid, conquistou as duas primeiras edições (em 2016 e 2017), porém foi igualado por Robert Lewandowski, premiado em 2020 e 2021. Mas o maior vencedor de todos é Lionel Messi, que recebeu o galardão em 2019, 2022 e 2023.
A empresa de videogames Electronic Arts (EA) anunciou que vai parar de fazer games de futebol com a marca Fifa. Essa é uma das franquias mais lucrativas da história dos videogames, mas a EA rompeu a parceria alegando que o custo da licença é alto demais.
EA Sports e FIFA encerram parceria de 30 anos, franquia ganha novo nome. Em 2023, o mundo do futebol virtual vai sofrer uma grande mudança, afinal FIFA, a franquia mais popular do esporte na atualidade, passará a se chamar EA Sports FC.
FIFA: novo jogo da franquia pode ser lançado pela 2K e rivalizar com o EA Sports FC. No final de 2022, a EA pegou todos de surpresa ao anunciar que não renovaria o contrato de licenciamento com a FIFA para seus jogos de futebol, fazendo com que ela tivesse que lançar uma nova franquia: EA Sports FC.
Lembre-se de ficar de olho no Bate-bola para obter mais análises detalhadas do FIFA 23 no futuro. O FIFA 23 está disponível para reserva no PlayStation®5, Xbox Series X|S, PlayStation®4, Xbox One e PC.
O principal motivo para a mudança de FIFA para EA Sports FC teria sido financeiro. Informações indicam que a EA Sports desembolsava anualmente cerca de 100 milhões de dólares à Fifa para poder utilizar o nome da entidade em sua franquia.
Serão 14 clubes brasileiros no jogo, todos com jogadores genéricos, como é feito desde 2016, com o Fifa 17. Os clubes brasileiros do EA FC 24 estão no novo game por conta do acordo da Conmebol com a EA Sports.
O famoso jogo de videogame "Fifa" vai mudar de nome em sua edição de 2024 e passará a se chamar "EA Sports FC", abrindo, assim, uma nova etapa, com mais espaço para o futebol feminino.
A produtora prometeu divulgar mais detalhes sobre o jogo em julho de 2023. Por ora, não se sabe qual será a empresa responsável pelo game rival da FIFA, mas há rumores de que a eleita será a 2K — por conta da experiência com esportes como NBA 2K23, NHL 2K e outros.
Por falta de unidade ou algo que represente os clubes, além de contrato com a Konami (e seu eFootball), os times daqui acabam com elencos genéricos e a presença está atrelada a participação de torneios da CONMEBOL. Os times do Brasil só estão em FC 24 graças às licenças da Libertadore e Copa Sul-Americana.