Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto. Jesus sentiu a dor das irmãs de Lázaro e se comoveu. Todavia, não se limitou a chorar pelo sofrimento delas.
Jesus chorou por saber que o amor venceu a morte e, sobretudo, chorou por ver os amigos impotentes diante da morte. Nesse sentido, alguns confir- mam o amor de Jesus por Lázaro e outros asseguram que ele estava morto: “Não podia este, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que ele não morresse?” (11,37; cf.
A imagem de Jesus chorando é usada para representar a tristeza e a compaixão diante das mazelas do mundo, sugerindo que até a figura mais pura e divina é tocada pela dor humana.
Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não se agitou e se perturbou por causa de Lázaro, pois Ele sabia que poderia ressuscitá-lo. Mas Jesus chorou por causa do desespero que aquelas pessoas estavam vivendo, por causa da incredulidade. Não criam que Jesus poderia ressuscitar Lázaro.
Chora pelo que não se vê. Os olhos de Jesus vêem para 3 centro das coisas, vêem através de véus e de máscaras, Jesus sabe que o entusiasmo da multidão, que vê nele o rei de Israel, não vai durar. Sabe que esta cidade está doente, doente de morte. A sua doença é que ela não conhece o caminho da paz.
TERRÍVEL: ANTES DE MORRER SILVIO SANTOS É TOMADO POR DEUS AO VIVO DEIXANDO RECADO AOS CRISTÃOS!
Quantas vezes Jesus chorou na Terra?
35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava! 37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Quando Jesus se aproximou de Jerusalém começou a chorar?
“Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar” (Lc 19, 41). Depois de ter lido e meditado pessoalmente o evangelho da quinta-feira da 33º semana do tempo comum, veio-me a seguinte inquietação: olhando nossa cidade, nosso Estado e nosso País, o que nos faz chorar, como Jesus ao ver Jerusalém?
Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste (Jo 11: 38-42).
Logo após relatar o que sentiu no momento em que morria, Lázaro descreve de que forma o mundo se apresenta diante de seus olhos de morto – “Vejo de cima, dos lados, de frente, vejo de um jeito que nunca vi. Jeito de ver de um morto” (Hilst, 2003, p.
O choro de Jesus nos revela o Seu amor por Lázaro e por todos nós. O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, expressando também a Sua glória (João 1.14). Ele é o Cristo de Deus, Salvador e Senhor dos que creem.
. Ao vê-la chorar assim, como também todos aos judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito" (Jo 11,32-33). E o Evangelho acrescenta brevemente: "Jesus chorou" (Jo 11,35).
O Jardim do Getsêmani foi o lugar da agonia de Jesus. Ali havia uma prensa de azeite, onde as azeitonas eram amassadas, para se extrair o óleo que servia de combustível para as lamparinas. Foi nesse jardim, no sopé do monte das Oliveiras, que Jesus se entristeceu, orou, chorou e sangrou.
E isso é muito significativo para nossa reflexão: a ressurreição dos mortos, tendo por sinal a ressuscitação de Lázaro, mostra que essa é a vontade plena e definitiva de Deus – a vida eterna com Ele.
Havia uma pedra fechando o sepulcro e Jesus mandou que a removessem. O Salvador olhou para cima e agradeceu ao Pai Celestial por ouvir Suas orações. Depois, em voz alta, disse a Lázaro que saísse da caverna. Lázaro saiu.
Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto. Jesus sentiu a dor das irmãs de Lázaro e se comoveu. Todavia, não se limitou a chorar pelo sofrimento delas.
Qual a distância que Jesus estava de Betânia quando Lázaro morreu?
Jesus estava em Betabara, na Pereia (ver João 1:28; 10:40), que ficava a oeste de Betânia, cerca de um dia de viagem. Portanto, levaria cerca de um dia para uma pessoa levar o recado a Jesus e outro dia para Jesus chegar a Betânia.
No Novo Testamento, há três episódios em que Jesus derrama lágrimas. Provavelmente, não são os únicos momentos em que ele chorou, mas são estas as ocasiões em que ficam evidentes as coisas que tocam o coração dele.
Síndrome de Lázaro, também chamada autorresuscitação após ressuscitação cardiopulmonar fracassada é o retorno espontâneo da circulação após tentativas frustradas de reanimação. A sua ocorrência foi observada na literatura médica pelo menos 38 vezes desde 1982, ou 1 vez por ano.
Segundo registros históricos mais completos, para escapar da perseguição, Lázaro teria se dirigido para Chipre, se estabelecendo na então cidade de Cítio, hoje Lárnaca, encontrando-se com o apóstolo Paulo, tendo vivido por 30 anos e morrido de velhice.
Contudo, o que o Senhor Jesus pede é que “sejamos diferentes”. Inclusive, foi para isso que o Senhor Jesus escolheu o povo de Israel, explica a apresentadora. “Para que fosse um povo separado, diferente, que não se igualasse a esse mundo. Mas, eles não faziam isso, por isso Jesus chorou”.