Pessoas que estão no chamado estado vegetativo podem abrir e até mover os olhos. Podem sorrir, agarrar a mão de alguém, chorar, gemer e grunhir. Mas não conseguem reagir a um ruído repentino ou entender o que é dito à sua volta.
O que a pessoa sente quando está em estado vegetativo?
Estado vegetativo é uma condição marcada pela incapacidade de reagir intencionalmente a estímulos ou ao ambiente em redor. Geralmente, o paciente consegue manter ciclos de sono e vigília regulares, abrindo e fechando os olhos, diferentemente do que ocorre no estado de coma.
Como fica o espírito de uma pessoa em estado vegetativo?
As pessoas em estado vegetativo conseguem abrir os olhos, mas não conseguem falar ou fazer coisas que requeiram pensamento ou intenção consciente, e não têm consciência de si próprias nem de seu ambiente.
Pacientes em estado vegetativo não mostram evidências de que estão cientes de si mesmos ou do ambiente e não conseguem interagir com outras pessoas. Não há respostas objetivas a estímulos externos, assim como a expressão e compreensão da linguagem.
No entanto, algumas pessoas melhoram em meses ou anos. Raramente, a melhora ocorre tardiamente. Após cinco anos, aproximadamente 3% das pessoas recuperam a capacidade de se comunicar e entender, mas poucas conseguem viver de forma independente e nenhuma pode funcionar normalmente.
O que é um COMA PROFUNDO? Por que alguém fica em COMA?
Quando o cérebro não reage?
Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.
Qual o tempo máximo que uma pessoa pode ficar em coma?
"A pessoa em coma parece estar em um sono profundo. Ela não pode ser acordada com barulhos ou movimentos, não abre os olhos e não consegue se mexer sozinha. Em geral, o coma dura de 2 a 4 semanas, e o paciente pode se recuperar totalmente, parcialmente ou falecer", diz.
Geralmente, a pessoa passa por alguns níveis de consciência antes de chegar ao coma completo: primeiro vem a sonolência, em que o indivíduo não está 100% acordado, mas consegue conversar quando há uma pessoa estimulando o papo; depois, acontece o torpor, em que se perde a consciência, mas ainda é possível abrir os ...
É possível uma pessoa em estado vegetativo voltar ao normal?
O estado vegetativo tem cura? Em alguns casos o estado vegetativo tem cura, especialmente quando dura menos de um mês e tem uma causa reversível, como uma intoxicação, ou dura menos de 12 meses quando acontece devido a uma pancada, por exemplo.
A pessoa pode sentir o carinho e ouvir os entes queridos mesmo estando inconsciente. Seu corpo material dorme, mas o espírito permanece desperto. Conversam com parentes desencarnados e seu espírito pode deslocar-se para outros planos.
A resposta é: depende. No mínimo 24 horas, 36 horas. Infelizmente, têm pessoas que demoram anos a fio. Morte física e desencarne não acontecem na mesma hora.
Segundo o médico, acredita-se que o cérebro em estado de coma não tenha atividade no córtex cerebral, que é a parte relacionada à consciência. “Então, o paciente não tem percepção do meio ambiente, não tem nível de consciência, não sente dor, não tem percepção sobre si mesmo.
O que acontece quando o cérebro para de funcionar?
Na morte cerebral, o cérebro de uma pessoa parou completamente de funcionar, mas o corpo está sendo mantido vivo por aparelhos de respiração e medicamentos. Os aparelhos podem respirar por alguém que tem morte cerebral, e medicamentos podem manter o coração batendo por um curto período.
As pessoas em estado vegetativo não conseguem: Ter noção do que está ocorrendo ao seu redor. Falar ou seguir instruções. Pensar ou mover o corpo propositalmente, como para afastar-se de algo doloroso.
Pode desligar os aparelhos de uma pessoa em estado vegetativo?
De acordo com o texto, aprovado por unanimidade, isso só pode ocorrer se for a vontade explícita do próprio doente ou de seus parentes. A prática é chamada de ortotanásia, mas essa palavra costuma ser evitada pelos médicos. Temem que seja confundida com a eutanásia.
Olhos fechados, ausência de resposta motora ou verbal, e estado de profunda inconsciência da qual não se desperta, mesmo diante de estímulos vigorosos. Estas são as características do coma, que não é doença, mas um sintoma que revela a presença de danos temporários ou permanentes das funções cerebrais.
A fase vegetativa pode durar entre 3-16 semanas (ou mais), dependendo da genética da cepa e dos objetivos do cultivador. Neste período ocorre um crescimento explosivo.
Abulia. Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.
Os estímulos repetidos despertam o paciente apenas brevemente ou não o fazem. Dependendo da causa, desenvolvem-se outros sintomas (ver tabela Achados por localização): Anormalidades oculares: as pupilas podem estar dilatadas, puntiformes ou desiguais. Uma ou ambas as pupilas podem estar fixas na posição média.
Pode-se dizer que pessoas em coma podem ouvir, mas não escutar. Ou seja, se o sistema auditivo estiver preservado, o som é recebido, processado, mas não é percebido, assimilado e nem compreendido, pois isso depende da consciência que está prejudicada durante o coma. O mesmo vale para o tato e para a dor.
“Quem está em coma Glasgow 3, tem um coma que não responde a nenhum estímulo. O estágio mais profundo do coma, normalmente implica lesão neurológica muito grave”, explicou.