Por que não existe colóide no qual o disperso e o dispersante?
02 Não existe coloide no qual o disperso e o dispersante são gasosos porque misturas de gases são sempre homogê- neas, e coloides são dispersões heterogêneas.
Não existe coloide no qual a substância dispersa e a substância dispersante são gasosas, pois os coloides apresentam partículas nas dimensões de 1 a 100 nanômetros, sendo maiores que a estrutura molecular dos gases.
Disperso: como o próprio nome diz, é aquilo que esta disperso no meio (partículas). O disperso pode ser visto como o equivalente ao soluto das soluções. Dispersante: é o que está em maior quantidade e envolve o disperso. O dispersante equivale ao solvente das soluções.
Se classificam como coloides o creme de leite, a maionese e o poliestireno expandido (mais conhecido como isopor). O óleo de soja e a gasolina constituem soluções homogêneas por não possuírem partículas em suspensão.
Coloides são misturas em estado sólido, líquido ou gasoso que são compostas por uma fase dispersante e outra dispersa. Por misturas entende-se que são composições formadas por duas ou mais substâncias puras. Essas misturas homogêneas e heterogêneas dependem do modo como se apresentam.
Por que não existe coloide no qual o disperso e o dispersante são gasosos?
Qual é a diferença entre coloide é uma solução?
As soluções são transparentes, as suspensões são opacas e nos coloides ocorre o chamado efeito Tyndall, que é o reflexo da luz. Isso significa que quando um feixe de luz, num ambiente escuro, atravessa um coloide ou uma suspensão, sua trajetória fica visível.
Desta forma, podemos definir físico-quimicamente, o leite como um sistema coloidal composto por uma fase contínua (formada por uma solução de água, lactose, sais minerais solúveis e vitaminas hidrossolúveis) e várias fases dispersas como os glóbulos de gordura, as micelas de caseína e as proteínas do soro (Figura 1).
No caso citado da gelatina, quando ela é resfriada na geladeira, seu meio deixa de ser líquido. Ela se torna então um coloide denominado gel. O gel é exatamente o contrário do sol: Nesse tipo de coloide as partículas formam uma complexa malha tridimensional, que mantém o dispersante em uma estrutura semirrígida.
Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm).
O que são dispersantes? Em síntese, o dispersante trata-se de uma substância que facilita a dispersão de partículas sólidas em um líquido, evitando aglomeração e sedimentação. Em outras palavras, os dispersantes ajudam a manter as coisas misturadas.
Por que não existe coloide no qual o disperso e o dispersão antes são gasosos?
02 Não existe coloide no qual o disperso e o dispersante são gasosos porque misturas de gases são sempre homogê- neas, e coloides são dispersões heterogêneas.
Coloides: partículas do solo de reduzido tamanho (entre 10-4 e 10-7 cm). Apresentam cargas superficiais que podem reter nutrientes (íons) de forma trocável. produzidas pela decomposição da palha, em condições aeróbias, por bactérias e fungos. Possuem poder agregante.
Ademais, os coloides podem ser classificados em: espuma líquida, espuma sólida, sol, gel, aerossol líquido, aerossol sólido, emulsão, emulsão sólida e sol sólido.
Qual a diferença entre o disperso e o dispersante?
Uma forma de classificá-las é por meio do tamanho da partícula dispersa no dispersante. Nos sistemas de dispersão a substância que se encontra em maior número de mol é chamada de dispersante e a substância encontrada em menor número de mol é chamada de disperso.
Em química, coloides (ou sistemas coloidais ou ainda dispersões coloidais) são sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma das suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm.
Podemos encontrar os colóides facilmente em nosso dia-a-dia, como na Natureza (neblina, fumaça), na higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, xampu), na comida (maionese, geleias de frutas, sorvete), no tratamento de água (sulfato de alumínio), nas paredes (tintas), remédios (leite de magnésia) e muito mais!
Os coloides são classificados como misturas heterogêneas com, pelo menos, duas fases e são compostas por dispersante e disperso. O primeiro equivale ao solvente de uma solução, e o segundo corresponde ao soluto e possui tamanho médio de 1 nanômetro (nm) a 100 nm — 1 nm = 10-9 m.
Solução: É partícula totalmente solubilizadas na solução, nenhuma partícula visível. Dispersão coloidal: partículas muito pequenas em solução. de 1um a 1nm.
Os coloides e os cristaloides são tipos de líquidos usados para repor o volume que a pessoa perdeu. Geralmente eles são dados por via intravenosa (usando um tubo que injeta o líquido diretamente na corrente sanguínea).
Os cristaloides são de baixo custo e atóxicos, mas têm menor poder expansor que os coloides, que têm maior custo e maior risco de efeitos colaterais. Os coloides são soluções de alto peso molecular capazes de exercer pressão oncótica. Os mais usados são a albumina, a dextrana, gelatinas e o amido hidroxietílico.
As soluções coloides têm sido bastante usadas em pacientes submetidos a cirurgias de grande porte como parte de uma estratégia multimodal de otimização hemodinâmica e da oferta de oxigênio (O2) perioperatória, chamada terapia guiada por metas.