Cutucar o umbigo Deixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local.
A agressão constante ao local pode causar câncer? Olá, dificilmente isso pode ser um fator de câncer. Porém sua mania pode ser um sintoma de TOC, procure seu médico para melhor avaliação.
Deve-se sim secar o umbigo após o banho com a toalha, sem esfregar. A limpeza é normal, apenas superficial no banho, sem introduzir o dedo. De modo algum usar Álcool, ou cotonetes. No caso de haver alguma secreção, ou irritação da pele, visite um dermatologista.
Hollingsworth esclarece que o revestimento interno que é alcançado quando alguém pressiona profundamente aquela região é conhecido como umbilicus e é extremamente sensível, por isso a forte reação que ocorre quando ele é estimulado.
Giuliana Fongaro: O coto umbilical não dói. O bebê pode às vezes “reclamar” durante a higiene, pois pode sentir um geladinho e pela própria manipulação do local, mas não sente dor porque não há terminações nervosas na região.
Caso seja feito excessivamente, o ato de cutucar a pele pode causar cicatrizes, infecções, sangramento excessivo e até mesmo uma infecção grave na corrente sanguínea (septicemia).
A dor no umbigo normalmente é sinal de alterações intestinais, como prisão de ventre, vermes intestinais, intestino irritável e até infecção intestinal. Mas também pode indicar problemas mais sérios como uma hérnia umbilical, apendicite ou pancreatite, por exemplo.
Além da sensibilidade aumentada do umbigo poder contribuir para o seu status sexual, a sua exposição também. “Simplesmente visualizar a área do umbigo pode ser um gatilho sexual", escreve o psicólogo Leon F. Seltzer, em Psychology Today.
E o que tem por atrás do nosso umbigo? O umbigo é a cicatriz que fica após a queda do coto do cordão umbilical. Durante a vida fetal os vasos do cordão continuam por dentro do nosso corpo, mas após o nascimento eles perdem a função e tornam-se um ligamento fibroso.
Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice. No caso específico das mulheres, também estão os ovários. Segundo Sakano, a dor pode irradiar e, por isso, uma mesma causa pode proporcionar dores em regiões próximas. É o que acontece com os flancos e as fossas ilíacas.
Esse canudinho é formado, principalmente, por vasos sanguí- neos e é por meio dele que a mãe pode passar nutrientes, oxigênio para o bebê e ainda retirar o que não é necessário. Ou seja, o cordão umbilical que se forma durante a gravidez é essencial para que todo bebê cresça e possa nascer saudável.
O umbigo fedido é um sintoma que pode surgir em situações simples, como má higiene ou pode ser causado por condições mais sérias como cirurgia de hérnia umbilical, onfalite e piercing inflamado.
As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra". Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.
O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.
O que significa quando o umbigo fede e sai um líquido?
A saída desse líquido pode ser desde uma inflamação da cicatriz umbilical devido a dificuldade de higienização, até cisto de úraco infectado ou endometriose de cicatriz umbilical. O diagnóstico deverá ser feita pela história clínica, exame físico e exames de imagem.
A barriga tremendo é um sintoma que pode estar presente em situações comuns, como gravidez, gases intestinais e menstruação. Além disso, esse sintoma também pode estar presente em situações mais sérias, como aneurisma da aorta e síndrome do intestino irritável.
O umbigo contém os orifícios obliterados dos três vasos umbilicais (uma veia e duas artérias). As camadas da parede abdominal anterior, que é a porção final do abdome a se fechar durante o desenvolvimento, se fundem no anel umbilical, que circunda o umbigo.
Além de ser o canal de conexão de um ser humano com o outro, o umbigo tem função relevante dentro da espiritualidade. Isso porque a região do plexo solar, onde se encontra o chakra umbilical, é responsável pela geração de ectoplasma.
O umbigo é um ponto de acesso para os vasos sanguíneos que transportam sangue para o feto. Eles saem da placenta e passam pelo cordão umbilical, revestidos de geleia de Wharton — um tecido conjuntivo gelatinoso contido no cordão que os isola e protege. Normalmente, há três vasos sanguíneos dentro do cordão.
Seu umbigo é um reparo anatômico importante. Abaixo está localizado um dos vasos mais importante do corpo, chamado aorta abdominal. É um vaso calibroso, robusto para suportar a pressão arterial que vem direto do coração . por isso, você sente umas batidas na região do umbigo.
O mais provável mesmo seria devido aos movimentos peristálticos (intestinais), principalmente se ocorre algum tempo após as refeições, entretanto devemos afastar outras causas com uma ultrassonografia de abdômen total e/ou tomografia de abdômen superior e pelves para dar subsídios para avaliação.
A história só muda se você cutucar o umbigo e ele doer ou incomodar. Mostre para o médico para descartar chances de hérnia --que são comuns e não são graves, podendo ser operadas após a gestação.
Deixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.
Como o umbigo é um furo, pode conter pelos e reter em suas dobrinhas sujeira, pele morta, suor, servindo de lar para fungos e bactérias, ele deve ser lavado diariamente no banho, com água e sabão, cotonete, se for muito profundo, e mantido seco. Em bebês, sua limpeza deve ocorrer após cada troca de fralda.
Chamada popularmente de pé da barriga, a região inferior do abdômen abriga vários órgãos, como algumas áreas do intestino, o apêndice, a bexiga, o útero e a próstata. Por isso, quando um paciente se queixa de dor no pé da barriga, ele pode estar sentindo dores, desconfortos ou incômodos em qualquer um desses órgãos.