Origem do nome "bissexto" Assim, “repetiu-se” o dia 24 de fevereiro, que era o sexto dia antes de 1º de março. O termo bissexto veio daí, já que quer dizer duas vezes seis ou “o sexto dia antes das calendas de março”.
O nome bissexto vem da forma de contagem do mês entre os romanos. O mês era dividido em três partes: as calendas eram os primeiros dias; as nonas, os dias intermediários; e os idos, os dias finais. O dia acrescentado era o bis sextus ante kalendas martias, em latim.
Isso ocorre por conta do fenômeno astronômico do ano bissexto, quando, a cada quatro anos, é acrescido um dia a mais no ano, dando origem ao raro 29 de fevereiro. O ano bissexto surgiu como uma solução para a diferença de horas entre o ano civil e o ano trópico.
Afinal, quando isso acontecerá novamente? Os anos bissextos acontecem a cada 4 anos. Com isso, o último ano com um dia 29 de fevereiro foi 2020 e as próximas vezes serão em 2028, 2032, 2036 e assim por diante.
Isso porque ao arredondarmos 365,24219 dias para 365 dias, deixamos uma pequena diferença que acabaria por adicionar três dias extras a cada 400 anos. Para corrigir isso, anos que encerram séculos só são bissextos se puderem ser divididos por 400.
POR QUE EXISTE O ANO BISSEXTO? Geografia | Rapidinhas #031
Qual é a lenda do ano bissexto?
O dia 29 de fevereiro também é conhecido como o Dia da Juventude Eterna. Segundo a lenda, quem nasceu neste dia envelhece um ano a cada quatro. Vai ver que é por isso que no bolo de Celso só havia 12 velas.
Ele era necessário porque o tamanho do ano não era um número inteiro de dias. O calendário Juliano baseia-se no fato de que o ano se completa com aproximadamente 365,25 dias. Para compensar essa fração, foi decidido adicionar um dia extra a cada quatro anos ( 29 de fevereiro).
O último ano bissexto que tivemos foi em 2020, e agora, quatro anos depois, viveremos mais um ano com um dia a mais no calendário. Isso significa que o ano de 2024 terá 366 dias. Esse dia a mais é adicionado no mês de fevereiro, que normalmente costuma ter 29 dias, e no próximo ano, terá 30.
Quem nasce no dia 29 de fevereiro é registrado quando?
Antigamente, a mudança da data de nascimento nesta circunstância era comum, mas desde 2012 uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido. Portanto, para quem nasce em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos.
O ano iniciava-se então em março e todos os meses passavam assim a contar com 29 ou 30 dias, exceto o último, fevereiro, com apenas 28. Estudiosos afirmam que tal devia-se ao facto de ser o mês de Fébruo, o deus da morte e da purificação.
Por essa razão, os seguintes anos não são bissextos: 1700, 1800, 1900, 2100, 2200, 2300, 2500, 2600: Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100, mas não por 400. Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100 e 400.
O calendário gregoriano estipula que os anos bissextos são múltiplos de 4, mas não são bissextos os anos que forem múltiplos de 100 (1900, por exemplo), com exceção daqueles que forem múltiplos de 400 (como 2000).
Isso acontece porque o nosso calendário, o gregoriano, se baseia nos movimentos da Terra: uma volta do planeta em torno do seu eixo (rotação) equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol (translação) equivale a um ano.
De acordo com os astrônomos, a Terra leva aproximadamente 365 dias e 6 horas para realizar uma volta completa. Para compensar essas 6 horas extras por ano, a cada quatro anos é adicionado um dia extra ao calendário, estabelecido em 29 de fevereiro.
É dito com frequencia que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César.
Quantos anos tem uma pessoa que nasceu em 29 de fevereiro?
O dia 29 de fevereiro é a marca de um ano bissexto, isto é, um período com 366 dias oficiais, não 365. Com isso, os nascidos na data só 'encontram' o aniversário de quatro em quatro anos.
O que fazer quando a pessoa nasce no dia 29 de fevereiro?
De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), todas as pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro devem ser registradas nesta mesma data.
O ano bissexto foi adotado na ditadura de Júlio César, cerca de 50 anos a.C., na Roma Antiga, para ajustar o ano civil ao ano solar. No entanto, a escolha do dia 29 de fevereiro para ser acrescido a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano.
- Não são bissextos os anos múltiplos de 100. De acordo com o cálculo, os próximos anos bissextos divisíveis por 4 serão: 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 2048, 2052.
Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O ano presente (2024) é bissexto. O último ano bissexto foi 2020 e o próximo será 2028.
Todos os brasileiros devem ter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos em seu registro – sua alteração é crime. Isso significa que uma pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não pode ter sua data de nascimento alterada, seja pelos pais ou por ela mesma.
O que acontece quando uma pessoa nasce no ano bissexto?
Nascidos na data contam como comemoram o aniversário, que, oficialmente, só existe a cada quatro anos. 2024 é um ano bissexto e, por isso, tem um dia a mais no calendário de fevereiro.
De qualquer forma, como o dia 23 era chamado de "sexto antes das calendas de março", o dia de acréscimo ficou sendo o "bis" sexto. Daí, o ano que continha esse "bis sexto" dia, ficou sendo o ano bissexto, como "bissexto" será todo acontecimento não muito frequente na nossa vida.