O Flamengo terminou a competição na 21ª colocação, entre 24 clubes, e ficou de fora do descenso. Isso só aconteceu devido ao regulamento do campeonato, visto que, somente duas equipes seriam rebaixadas após o fim da classificação geral, que era a soma das pontuações das duas etapas.
2002, definitivamente, não deixou saudades para os rubro-negros: além da eliminação precoce na Libertadores e no Carioca, o Flamengo ficou em 13º - de 16 - na primeira fase do Torneio Rio-São Paulo, caiu na semifinal da Copa dos Campeões e foi vice da Mercosul para o San Lorenzo, nos pênaltis, na última edição do ...
Quantas vezes o Flamengo ocupou a zona de rebaixamento? O clube carioca pode não ter rebaixamentos em sua história, mas já passou por grandes apuros dentro de campo. É possível dizer que os anos de 1995, 2001, 2002, 2013 e em 2023 também. Em 1995, o Mengo teve um desempenho muito ruim dentro de campo.
O contexto era diferente, mas a situação era parecida. O Flamengo vivia uma crise de desempenho em campo, enfrentava problemas no vestiário e precisava de um técnico com personalidade e tamanho para gerir o elenco e voltar a vencer. Se em 2023 clube e treinador se alinharam, em 2005, o acerto ficou no quase.
No máximo, é possível admitir que o rubro-negro foi, de fato, o último colocado no campeonato carioca de 1933, na versão da Liga Carioca de Football – LCF, que tinha adotado o profissionalismo. Quanto a rebaixamento, bem, as fontes deixam bem claro que não existiu.
Descrição do Produto. O Clube de Regatas do Flamengo cometeu um erro gravíssimo na última rodada do Brasileirão 2013, isso no dia 7 de dezembro daquele ano, escalando irregularmente o jogador André Santos, o que poderia ter causado o rebaixamento do clube para a série B.
Entre os principais clubes brasileiros, o Vasco, com 4 rebaixamentos, é o time que com mais idas a série B. Já Flamengo, Santos e São Paulo nunca sofreram a queda.
Ou seja, formou-se um Paulistão com 28 clubes, como previa o regulamento da instituição. Portanto, não houve rebaixamento na edição do Paulistão de 1990 e Eduardo José Farah, então presidente da Federação Paulista, ampliou o torneio de 1991 com mais quatro equipes visando uma reeleição no cargo.
O tricolor carioca já disputou a Série B, mas caiu em 1997, quando o formato do Campeonato Brasileiro ainda era de mata-mata. Na ocasião, os 26 clubes jogavam todos contra todos, em turno único, e os oito primeiros se classificavam para a fase final, enquanto os quatro últimos estavam automaticamente rebaixados.
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), responsável pela parte legal do torneio, também compartilha do mesmo veredicto: a não queda do time do Morumbi. A FPF e o TJD, entidades responsáveis pela organização do campeonato, confirmaram que o São Paulo não foi rebaixado em 1990.
No Campeonato Brasileiro de 2007, o Flamengo teve diversos jogos adiados devido ao Pan 2007, com isso a equipe ficou 13 rodadas na zona de rebaixamento. Ney Franco foi demitido, e o clube trouxe Joel Santana junto com alguns reforços como Ibson, Fabio Luciano e Maxi.
A equipe de futebol do Flamengo foi criada em decorrência de uma desavença em seu rival Fluminense, em 1911. O atleta Alberto Borgerth, que jogava futebol no Fluminense e remava no Flamengo, propôs a criação de uma seção de futebol no clube de regatas e foi assim que nasceu o Departamento de Esportes Terrestres. 4.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
No entanto, a escalação irregular do meia Héverton, da Portuguesa, na última rodada contra o Grêmio, fez com que a equipe paulista fosse julgada pelo STJD , e punida com a perca de quatro pontos. Dessa forma, a Lusa saiu da 12ª colocação para a 17ª, de forma a manter o Fluminense na elite do futebol. Paulistano.
O Flamengo ficou na vigésima primeira colocação, entre vinte e quatro times. Mas, ao contrário do que acontece hoje, com quatro rebaixados, somente dois caíam. Naquela época. Era outro campeonato, era outro futebol, não havia sequer o formato de pontos corridos adotado, só oito temporadas mais tarde pela CBF.