A flor de girassol se destaca pela cor vibrante e por se virar no sentido do sol, e isso representa a conscientização. É cada vez mais comum as pessoas utilizarem o cordão decorado com girassóis para iluminar, dar espaço e clarear a sociedade sobre o espectro autista.
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
Por que o girassol é o símbolo das deficiências ocultas?
A escolha do girassol como símbolo está ligada à sua representação de luz, positividade e resiliência. Assim como a planta segue o sol em busca de luz, quem usa o cordão busca trazer à tona as questões que envolvem deficiências não aparentes, promovendo uma maior compreensão e inclusão.
Por que o quebra-cabeça é um símbolo do autismo? O símbolo, portanto, foi escolhido devido à própria representação do jogo. Popularizado em 1963, o quebra-cabeça foi o símbolo escolhido por um médico da entidade norte-americana, Autism Speaks.
Cordão de Girassol e de Quebra Cabeça: Símbolos de Esperança no Mundo do Autismo
Quem tem TDAH usa cordão de girassol?
Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
Esse símbolo foi produzido em 1963 por Gerald Gasson, membro do National Autistic Society em Londres, que o criou para simbolizar as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas com o TEA.
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
Oficialmente, o ÚNICO símbolo de representação do TDAH é o lacinho laranja. Há outras interpretações livres na internet (como uma borboleta multicolorida em formato de infinito) mas ela só funciona no Twitter e não é reconhecida como símbolo oficial fora da internet.
Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Conectados com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria. O girassol também é um símbolo de renovação, resiliência e vida eterna.
Porque o girassol é o símbolo das deficiências ocultas?
A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, relata que a pessoa com deficiência precisa viver a vida e não viver a deficiência. E que o símbolo de girassol é para que as pessoas assumam a deficiência, e a sociedade seja mais empática e respeitosa.
Quem pode usar? Todas as pessoas que têm alguma doença ou transtorno não visível podem usar o cordão. Aderir ou não à sua utilização é uma escolha pessoal.
O cordão de girassol simboliza a luta e resiliência das pessoas diagnosticadas com doenças não visíveis, que podem incluir transtornos mentais, surdez, autismo, patologias crônicas e raras, como a fibrose cística.
O quebra-cabeça é o símbolo mais conhecido do autismo. Ele representa a complexidade e a diversidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Suas peças de diferentes formas e cores simbolizam as características e habilidades das pessoas com autismo.
Nesses casos, gatos e passarinhos seriam os animais mais indicados. Os animais domésticos são especialmente úteis por representarem uma forte oportunidade de comunicação do autista dentro de sua rotina.
Nesse caso, o azul auxilia em situações em que a criança, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial. Atualmente, o autismo passou a ser representado pelo símbolo do infinito colorido que foi escolhido e criado pelos próprios autistas.
A Lei 14.624/2023 formaliza o uso nacional da fita (cordão) com desenhos de girassóis como identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, aquelas que podem não ser percebidas de imediato.
O sinal do infinito pintado com as cores do arco-íris é usado como o símbolo do Dia do Orgulho Autista, 18 de junho. A imagem representa a diversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista, com infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas.
O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.
SANCIONADA A LEI QUE TORNA OFICIAL O USO DA FITA COM DESENHOS DE GIRASSÓIS COMO SÍMBOLO DE IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS. O CHAMADO CORDÃO OU COLAR DE GIRASSOIS VAI AJUDAR, POR EXEMPLO, AUTISTAS A EXERCEREM DIREITOS GARANTIDOS EM LEI, COMO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO.
Pessoas que têm autismo, câncer, fibromialgia, reumatismo, diabetes, asma, deficiências cognitivas, intolerância à lactose, HIV, doença cardíaca, lúpus, depressão, baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH, doença de Parkinson ou muitas outras condições podem optar por usar o cordão.