"Na realidade, o iceberg é azul pelo mesmo motivo que a água do mar é azul: a absorção do espectro vermelho da luz". A luz é refletida em quase sua totalidade (luz branca) no espaço entre o gelo e o ar. Para que seja visível, qualquer objeto precisa refletir pelo menos parte do espectro luminoso.
Gelo azul é um tipo de gelo formado pela compactação da neve sob grande pressão no fundo de uma geleira. Esse processo extingue as bolhas de ar, fazendo sua massa adquirir uma cor azul devido à absorção da luz.
Por vezes, impurezas minerais ou material biológico vindo do mar pode congelar no fundo do iceberg, resultando em camadas de gelo com outras cores (verde, preto).
De acordo com os pesquisadores, o gelo puro é azulado porque absorve mais luz vermelha do que a luz azul. Na Antártida, é muito comum ver icebergs com essa tonalidade ou brancos; porém, desde a década de 1900, especialistas e exploradores relatam ter encontrado alguns icebergs com uma coloração verde.
Quanto maior for a área de gelo atravessada pela luz, menos espectro vermelho sobrará e, portanto, mais profundo será o tom de azul observado. Espessuras inferiores a um metro geralmente ainda refletem quantidade suficiente de outras faixas do espectro luminoso para que continuem tendo aparência branca.
"Na realidade, o iceberg é azul pelo mesmo motivo que a água do mar é azul: a absorção do espectro vermelho da luz". A luz é refletida em quase sua totalidade (luz branca) no espaço entre o gelo e o ar. Para que seja visível, qualquer objeto precisa refletir pelo menos parte do espectro luminoso.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg?
Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.
Icebergs são constituídos primordialmente de água doce, conquanto não puramente, dado que podem trazer em seu interior outros corpos (animais, fósseis ou não). Não se devem confundir com banquisas (plataformas de água do mar congelada no inverno), que raramente resistem ao verão.
Quando todo o gelo do iceberg se fragmentar e começar a ser levado pelas correntes, pode ocorrer elevações nos mares, inundando regiões costeiras de todo o planeta.
Um iceberg com mais de mil quilômetros de tamanho se desprendeu da plataforma de gelo Brunt, neste domingo (22). O iceberg mede 1.550 km², um pouco mais do que a área territorial da cidade de São Paulo.
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.
Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Cadwell, vigiava os carregadores que embarcavam suas bagagens, perguntou a um deles: — Esse barco é realmente inafundável? — Sim, madame! – Respondeu ele – Nem Deus o afunda!…
Por que o Titanic não pode ser retirado do fundo do oceano?
Hoje em dia o Titanic é protegido pela Unesco e é considerado um patrimônio histórico, portanto é proibida qualquer tentativa de resgate do navio. No entanto, por permanecer no fundo do mar, pesquisas mostram que nos próximos 30 anos os restos da embarcação irão lentamente sumir, devido à desintegração natural.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Qual a temperatura da água quando o Titanic afundou?
Na época da destruição do Titanic, a temperatura da água era de aproximadamente -2° Celsius, portanto, aqueles que se jogaram ao mar com coletes salva-vidas podem ter sofrido hipotermia ou ataque cardíaco, de acordo com a empresa responsável pelo salvamento dos destroços da embarcação.
Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo. Nesta viagem, via Nova York, o português buscava voltar pra cá para se juntar a sua família. Infelizmente, o homem de 41 anos morreu no naufrágio.
À medida que estes grandes icebergs derretem, eles liberam um pó mineral que foi incorporado ao gelo quando a estrutura fazia parte dos glaciares que raspavam o longo leito rochoso da Antártida. Essa espécie de poeira é uma fonte de nutrientes para os organismos que formam a base das cadeias alimentares oceânicas.
O A23a, considerado o maior iceberg do mundo, está há meses “girando” no mesmo lugar ao norte da Antártica, desafiando poderosas correntes oceânicas da região. Um fenômeno curioso está desafiando os cientistas na Antártica, mais especificamente ao norte do continente gelado.
Segundo os especialistas, pode demorar anos até que o iceberg se solte – o que, inevitavelmente, levará à sua “morte” pelo derretimento. “Icebergs são transitórios, eles se fragmentam e derretem. Mas não este”, observou o especialista polar Mark Brandon, à BBC.