Por que o iodo muda de cor ao entrar em contato com alimentos que apresentam grande quantidade de amido?
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.
A coloração azul intensa ocorre devido à formação de um complexo formado pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.
O que acontece quando o iodo entra em contato com amido?
A presença de amido é verificada pela presença da cor roxa. Sendo assim, para testar se um determinado alimento tem amido ou não é bem simples, basta respingar tintura de iodo e esperar pelo resultado: o aparecimento da coloração característica detecta a presença da substância.
O iodo é roxo, mas, ao reagir com o amido do alimento, mudou de cor, tornando-se azul-escuro, quase preto. Conclusão: a coloração escura observada é decorrente da reação entre o corante (iodo) e o amido presente nos alimentos.
Porque o iodo é capaz de identificar o amido nos alimentos?
O iodo quando misturado com amilose e amilopectina, resulta nessa complexação, que pode ser visualizada como uma mudança de coloração para tonalidades de azul e vermelho. Dessa forma, o teste do iodo tem a importante função de ajudar na indicação da presença de amido no mosto cervejeiro.
O que acontece quando colocamos iodo nos alimentos?
Ao colocar o iodo no alimento sua coloração irá variar entre azul e preto, indicando assim se o alimento contém amido, ou seja, carboidrato. Se a coloração ficar azulada, o alimento possui amido, caso contrário, não.
O resultado final da complexão do amido com o iodo é a formação de um complexo de cor azul intensa . 2- Em seguida, adicione 1 gota de lugol 3%. Resultado: O aparecimento de uma cor azul intensa indicará a presença de amido na amostra.
O descoloramento da solução ocorre porque todo o iodo presente na tintura é reduzido a iodeto (I-) pelo ácido ascórbico (Silva et al., 2008). A mudança de coloração é um indicativo da ocorrência de reações químicas.
O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas.
Na presença de iodo pode sofrer reações de complexação, com a formação de compostos coloridos variando do azul intenso ao vermelho- violácea. Com isso, objetivou-se identificar a presença de amido em alimentos rotineiros, utilizando o lugol como reagente.
Teste de Lugol: Em um tubo de ensaio pipetar 2,0 mL de solução de amido de batata. Adicionar 3 gotas de Lugol. Observe a coloração. A presença de amido é confirmada por coloração azul intensa.
Os principais alimentos ricos em iodo são os de origem marinha (ostras, moluscos, mariscos e peixes de água salgada); leite e ovos também são fontes de iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; vegetais oriundos de solos ...
Por que o iodo é capaz de identificar a presença de amido nos alimentos?
Nesta atividade você vai realizar um teste químico em alguns alimentos. Dessa forma reconhecerá qual tem amido em sua composição. A solução de iodo possui cor marrom-ferrugem e, quando ela interage com o amido, sofre transformação química apresentando cor azul, roxa ou preta.
O que causou a alteração da cor de alguns alimentos?
Isso acontece por que alguns vegetais contêm uma enzima chamada polifenol oxidase e acumulam grandes quantidades de substâncias chamadas compostos fenólicos. Juntos, eles causam o escurecimento desses alimentos, mas só quando o tecido vegetal é danificado.
Devido a propriedade antioxidante, a vitamina C promove a redução do iodo a iodeto (I-), que é incolor quando em solução aquosa e na ausência de metais pesados. Desta forma, nas reações em que a solução fica incolor, maior quantidade de Vitamina C o alimento possui.
Indicado para infecções cutâneas, ferimentos, queimaduras, curativos pós-operatório e ulcerações. Pode ser usado também para antissepsia das mucosas (oral e vaginal) também.
Lugol é uma solução líquida, cor marrom escura que combina Iodo Metalóide e Iodeto de Potássio. O lugol foi descoberto pelo químico francês Jean Lugol e visa remediar as disfunções da tireoide.
A escala de cores do iodo varia de amarelo a marrom, definida por diluições especiais de uma solução de iodo, de 1 para a cor mais clara a 500 para a mais escura. É utilizado principalmente na Europa para solventes, plastificantes, resinas, óleos e ácidos graxos.
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto.