No Japão, o uso do TikTok e de outros serviços de redes sociais (SNSs) é proibido em dispositivos governamentais que lidam com informações confidenciais. Nakayama disse que novas restrições devem ser consideradas somente depois de analisar o manuseio de dados e outras operações.
Na China o aplicativo é bloqueado em aparelhos estrangeiros, de forma que só a versão chinesa pode ser usada. Situações de conflito também têm suscitado o bloqueio temporário do TikTok. O Azerbaijão tomou a medida em 2020, quando se acirrou o conflito com a Armênia em torno da região de Nagorno-Karabakh.
A justificativa dos apoiadores do projeto, e do próprio governo, é que a relação da China com a empresa ByteDance poderia criar ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, em função da coleta de dados dos usuários da plataforma.
Porque o TikTok está sendo banido de vários países?
O motivo da pressão sobre o Tiktok, segundo congressistas, é o risco de que a China espione dados dos usuários americanos do app, algo que não foi comprovado. A desconfiança foi encampada ainda no governo Trump, que chegou a proibir o aplicativo de operar nos EUA, em 2020, mas a ordem foi derrubada na Justiça.
Após o conflito na fronteira, o governo indiano proibiu o aplicativo em 29 de junho de 2020. Praticamente da noite para o dia, o TikTok desapareceu. Mas as contas e os vídeos indianos do TikTok ainda estão online, parados no tempo em que o aplicativo tinha acabado de emergir como um gigante cultural.
A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
Embora a ByteDance também seja dona de aplicativos como o TikTok e o CapCut, não há indícios de que outras plataformas da empresa também serão encerradas no Brasil.
Por que o presidente dos Estados Unidos queria proibir o uso do TikTok?
Segundo a plataforma, a medida poderá "silenciar" milhões de norte-americanos e "devastar" empresas —em novembro, um juiz m Montana bloqueou uma proibição estadual do TikTok, citando motivos de liberdade de expressão. O TikTok alega que investiu bilhões de dólares para manter os dados dos EUA seguros.
Envolvida em disputa dos EUA, a Bytedance, dona do TikTok, foi fundada em 2012 pelo empreendedor chinês Zhang Yiming. Importante rede social para criadores de conteúdo, o TikTok está no meio de uma disputa nos Estados Unidos, depois que a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que pode banir o aplicativo do país.
A Comissão Europeia foi a primeira instituição no mundo a proibir o app em seus smartphones corporativos. Uma investigação realizada com base na Lei de Serviços Digitais da Europa avalia se o TikTok receberá multa ou suspensão temporária por supostas falhas na proteção de menores de idade.
Quantos dias faltam para o TikTok acabar? A especulação é de que o TikTok terminará no próximo dia 30 de junho de 2023 e que a empresa responsável pelo aplicativo estaria planejando criar um novo programa para substituí-lo.
Diante de pressões legais, a empresa chinesa considera fechar app, mantendo a propriedade de seu poderoso algoritmo. Publicado em 25 de abril de 2024 às 14h36. Última atualização em 25 de abril de 2024 às 14h48. A ByteDance, proprietária do TikTok, enfrenta um impasse legal nos Estados Unidos.
Por que o Hello foi desativado? Contudo, a rede social já não está mais disponível nas lojas de aplicativo Google Play e App Store. Em nota enviada ao Seu Dinheiro, a ByteDance confirmou a decisão e disse que está “fazendo o possível para prestar assistência aos funcionários afetados”.
Como será o futuro do TikTok? Uma das vantagens de ser conhecido “apenas” como a plataforma de vídeo com danças é que isso abre um leque de oportunidades para o TikTok explorar. Além disso, a rede social já gerou dados suficientes sobre o comportamento dos usuários para ajudá-la a identificar tais oportunidades.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.
Em vez disso, a medida foi descrita como uma questão de "segurança de dados e proteção da privacidade" dos cidadãos indianos contra "elementos hostis à segurança nacional e à defesa da Índia".
O TikTok está disponível em mais de 150 países e em 75 idiomas, enquanto o Douyin só pode ser usado na China. Os dois aplicativos têm muitos recursos semelhantes, mas continuam sendo serviços separados.
Antes do seu boom de popularidade, o TikTok se chamava "musical.ly". A mudança ocorreu em 2017, quando a empresa Bytedance, responsável por muitas plataformas chinesas de conteúdo digital e de ...
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
Em 2016, a ByteDance lançou o Douyin, um aplicativo de vídeos curtos, bastante popular na China. O TikTok, considerado a versão internacional do Douyin, veio em 2017.
No ranking, a China aparece na liderança do uso do TikTok nos últimos 12 meses, com 72% dos entrevistados reportando ter utilizado o app entre julho de 2020 e junho deste ano. No Brasil, o percentual é de 40%, seguido pelo México, com 37%, pela Rússia, com 31%, e pela Alemanha, com 26%.