Como é classificado o erro de medicação?
Po- dem ser classificados em: nome do paciente erra- do, nome do medicamento errado, concentração errada do medicamento, forma farmacêutica er- rada, quantidade errada, data errada, orientações erradas relacionadas ao uso ou armazenamento.Quais são as consequências dos erros de medicação?
Os medicamentos administrados erroneamente podem afetar os pacientes, e suas conseqüências podem causar prejuízos/danos, reações adversas, lesões temporárias, permanentes e até a morte do paciente, dependendo da gravidade da ocorrência.Qual é a melhor maneira para prevenir erros de medicação?
Registrar na prescrição o horário da administração do medicamento. Checar o horário da administração do medicamento a cada dose. Registrar todas as ocorrências relacionadas aos medicamentos, tais como adiamentos, cancelamentos, desabastecimento, recusa do paciente e eventos adversos.É considerado um fator de risco para ocorrência de um erro de medicação?
Os fatores de risco para a ocorrência de erros estão mais relacionadas ao próprio profissional como a falta de atenção ou distração (33,8%) e a falta de conhecimento (16,9%).Principais Erros de Medicação
O que são considerados fatores de risco?
Considera-se fator de risco (FR) alguma exposição que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, podendo ocorrer em qualquer parte da cadeia causal 1.Quando ocorre um erro de medicação O correto é?
Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.Qual a importância da enfermagem para evitar erros medicamentosos?
A enfermagem, responsável pelas últimas etapas do processo de administração de medicamentos, pode detectar falhas e evitá-las. A segurança na administração de medicamentos é imprescindível, e para isto é preciso identificar os tipos de erros e os fatores de risco na ocorrência de falha.Quais são as recomendações para prevenção de erros de medicação envolvendo medicamentos potencialmente perigosos?
- Revisar continuamente a padronização de medicamentos potencialmente perigosos.
- Reduzir o número de alternativas farmacêuticas.
- Centralizar os processos com elevado potencial de indução de erros.
- Usar procedimentos de dupla checagem dos medicamentos.
O que o profissional de enfermagem deve fazer para evitar erros?
Identificar distrações, fadiga e exaustão que frequentemente contribuem para erros. No momento de preparo e administração da medicação deve-se evitar conversas com os outros, bem como executar as atividades correndo. Nunca preparar medicamentos para mais de um paciente, ao mesmo tempo.Qual a penalidade no erro de medicação?
Medidas administrativas como advertência verbal, notificação da ocorrência, advertência escrita e demissão têm sido tomadas como punição do profissional envolvido no erro.O que fazer quando se toma um remédio errado?
Tomar medicamento errado pode provocar inchaço, irritações na pele, diarreia, alteração na pressão arterial, palpitações cardíacas e até mesmo a morte. Em caso de ingestão de medicamento errado, a recomendação é buscar ajuda em uma unidade básica de saúde.Como o farmacêutico pode identificar e prevenir os erros de medicação em um hospital?
Entre as atividades do farmacêutico para a prevenção, estão: revisar as prescrições médicas; examinar os resultados dos exames laboratoriais; repassar informações referente aos medicamentos; dar conselhos ao paciente; revisar os medicamentos armazenados; bem como as condições armazenamento dos medicamentos; e trabalhar ...Qual a maior causa de erros de medicação?
O excesso de trabalho, a falta de pessoal, o volume de tarefas, a carga horária pesada e o número de pacientes com grande número de medicações devem ser levados em conta. Também as falhas na comunicação e na integração dos setores entre os profissionais são citadas como determinantes na ocorrência dos erros.Quais são os tipos de erro médico?
A seguir, vamos descobrir os principais tipos de erro médico e suas consequências na carreira do profissional: Falha no diagnóstico;Erro na medicação;Erros na anestesia;Atraso no tratamento;Problemas no monitoramento após procedimento;Infecções hospitalares;Erros técnicos.Como deve ser a conduta da enfermeira diante a ocorrência de erros de medicação?
Os depoimentos revelam que a conduta do enfermeiro, ao ser informado sobre o erro, é comunicálo ao médico responsável pela prescrição, por ser este o profissional que responde por procedimentos específicos para revertê-lo. Assim cada profissional responde legalmente por aquilo que lhe compete.O que fazer para evitar erros de medicação?
E como evitar erro de medicação??
- A identificação correta do paciente com pelo menos dois dados explícitos em sua identificação como, nome completo e data de nascimento;
- Padronização das prescrições de medicamentos;
O que pode levar a erros na administração de um farmaco?
Os erros podem acontecer ao se ministrar medicamento para uma pessoa para a qual esse não havia sido prescrito, em dose ou horário incorreto, em via de administração não indicada ou utilizando-se de um procedimento técnico incorreto.O que deve ser evitado durante o uso de medicamentos?
O uso de medicação concomitante com bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá e café deve ser evitado. Essas bebidas podem interagir com a medicação provocando reações adversas.O que deveria ter feito para evitar os erros cometidos?
- Aceite o que aconteceu. Quando algo não sai conforme planejado, é comum as pessoas recorrerem à negação. ...
- Evite ser tomado pela emoção. ...
- Assuma sua responsabilidade. ...
- Compreenda o erro em sua totalidade. ...
- Desenvolva um novo mindset. ...
- Não tenha medo. ...
- Escute o que os outros têm a dizer. ...
- Pense sempre em recomeçar.