Acontece que essa parte do cérebro é menos desenvolvida, ou ausente, em outros animais. Os especialistas apontam também a presença de certas vias neurais encontradas apenas em alguns animais, entre eles os humanos. Essas vias são essenciais em nossas habilidades vocais.
Enquanto as pessoas usam principalmente a fala para se comunicar, os gatos se comunicam predominantemente em uma linguagem silenciosa. Isto é, gatos falam usando combinações complexas de linguagem corporal, sinais e vocalização. Uma das partes principais da linguagem felina são as orelhas.
Miado curto: uma pequena saudação, como um “oi” ou “olá”; Muitos miados curtos: sinal de alegria e felicidade; Miado longo e baixo: um pedido, geralmente comida ou água, Miado longo e alto: uma chamada de atenção, geralmente quando o bichano está irritado.
Linguagem verbal dos gatos. Os gatinhos podem não falar como os humanos, mas também expressam seus sentimentos, emoções e pensamentos de forma oral, por meio de miados, ronronados e diversos barulhinhos típicos.
Sabendo utilizar o tom de voz e alinhando com uma linguagem corporal adequada, você tem tudo para trocar “altos papos” com o seu gato! Repare que quando você fala e faz gestos ao mesmo tempo, o gato fica com as orelhas em pé e bem atento aos movimentos que suas mãos estão fazendo.
13 SINAIS QUE SEU GATO ESTÁ PROTEGENDO VOCÊ ESPIRITUALMENTE, VEJA O VÍDEO AGORA PARA ENTENDER!
O que o gato entende quando a gente fala?
Sim, os gatos entendem o que os humanos falam. Isso é confirmado pelos próprios tutores. Eles associam muitas palavras com objetos e petiscos, aprendem truques como “high five” e podem vir correndo se ouvirem “papá” ou “comidinha”. Sendo assim, para ensiná-los, use recompensas para gatos.
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos.
Alterações de comportamento são um indicador de ansiedade
Os gatos são animais de hábitos e reagem mal às mudanças. Assim, o facto de os donos se ausentarem por um período longo, seja de férias, numa viagem de negócios ou mesmo por questões de saúde, representa uma enorme fonte de ansiedade para os gatos.
Além de deixar o cheiro em você (ou seja, o gatinho quer mostrar para os outros animais que o tutor é dele), ele quer chamar sua atenção. É um momento de carinho que merece atenção! Assim, vocês estabelecem uma relação de cumplicidade.
O que quer dizer quando um gato deita no seu colo? Algumas explicações para isso são: O gato se sente seguro com você. Os bichanos procuram se aninhar em quem eles confiam, então se ele te procura para pedir colo é um sinal de que ele realmente te ama!
Como a maioria dos animais de estimação, gatinhos também demonstram diversas emoções e sentimentos com o rabo. Se o seu pet balança sua cauda com bastante velocidade, é sinal de ele gosta muito de você. Eles também costumam curvar a ponta do rabo quando estão felizes e contentes.
Para responder à pergunta: como saber se seu gato te ama, é importante ter em mente que os gatos demonstram amor de diferentes maneiras, então fique de olho nesses sinais que revelam todo esse carinho: piscadas longas, contato visual, batidinhas de cabeça, mordidinhas, lambidas e muitas outras ações.
Em relação aos seus nomes, o especialista em gatos Mikel Delgado afirma que eles provavelmente não reconhecem o nome em si, mas sim o tom de voz que os donos usam para chamá-los. Em geral, segundo o especialista, nós usamos um tom de voz mais agudo para nos comunicarmos com nossos pets.
Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular. A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma condição causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.
Em outro teste, pessoas não familiares ao gato diziam as palavras e, em seguida, o nome. Na maioria dos testes, quando diziam seu nome, os gatos responderam com uma mexida de orelha ou movendo a cabeça. Os resultados indicaram que os gatos conseguem entender seus nomes, mesmo entre palavras semelhantes.
Um dos nossos debates mais contenciosos pode agora ter uma resposta. Os cães, afinal das contas, têm cerca de duas vezes mais o número de neurônios em seus córtexes cerebrais do que o que os gatos, o que sugere que eles poderiam ser aproximadamente duas vezes mais inteligentes.
Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa). Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá.
O que o gato faz quando sente que o dono vai morrer?
É ele usando o órgão Vomeronasal para “entender” melhor o odor que captou. É assim que explicamos se o gato sabe quando alguém vai morrer. Tanto o Oscar quanto os demais gatinhos conseguem sentir odores que os humanos exalam quando se aproximam do momento do falecimento.
Os bichanos tendem a repetir esse hábito com os tutores, especialmente quando se sentem seguros e confiantes em um ambiente. Então, caso você veja um gato lambendo o dono, saiba que essa é uma demonstração de amor! Por isso, esse hábito pode ser um sinal de bem-estar do seu pet.
A melhor maneira de saber se o seu gato está secretamente bravo com você é observar o comportamento e a linguagem corporal dele. Seu gato pode estar chateado se, de repente, ele ficar muito fofo. Os gatos fazem isso para parecerem maiores e mais intimidadores.
Outra questão que está ligada à afetividade é que os gatos costumam eleger o seu “humano favorito”, logo eles farão de tudo para estar ao lado dele. Além disso, o comportamento pode ser explicado caso o predileto dele costume passar boa parte do dia fora de casa – a saudade aperta.
Esse comportamento pode causar a impressão de que eles não gostam de interagir com as pessoas, mas é apenas um hábito da espécie. Durante a noite, eles costumam ser mais ativos, tendo picos de agitação. É normal que eles corram pela casa, brinquem, vocalizem e até mesmo peçam comida durante a madrugada.
Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.
Eles obviamente sabem que somos maiores do que eles, mas eles não parecem ter adaptado muito seu comportamento social. Colocar suas caudas no ar, esfregar-se em torno de nossas pernas, sentar ao nosso lado e nos seduzir são exatamente as coisas que os gatos fazem uns aos outros.
Algumas investigações primárias indicam que a memória de longo prazo dos gatos é de apenas três anos. Porém, donos de gatos conseguem relacionar alguns comportamentos do bichano com situações que ocorreram há mais tempo.