Por que Platão era contra a democracia?

Segundo esse modelo, a democracia ateniense não é boa, pois todos os homens livres governam, quando na verdade apenas poucos estão aptos a governar. Platão diz que os governantes, numa democracia, são os que têm maior capacidade retórica, mas deveriam ser os que têm maior sabedoria.
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Porque Platão condena a democracia?

A partir da aristocracia nasceria a oligarquia e desta, a democracia — e esse "governo do povo" daria lugar a uma tirania. Isso porque, assim como a busca cega por riqueza causa uma sede de igualdade, "o desejo insaciável de liberdade causa uma demanda por tirania".
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Qual é a crítica de Platão à democracia?

Em suma, Platão criticava a democracia por acreditar que ela não era capaz de garantir um governo justo e estável, e via a relação entre democracia e justiça como problemática devido à falta de conhecimento e sabedoria dos governantes democráticos.
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Por que Sócrates era contra a democracia?

Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.
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Como Platão entende a democracia?

Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.
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Platão e a crítica à Democracia

Qual filósofo era contra a democracia?

É opinião corrente a afirmação de que Sócrates era um antidemocrata que desdenhava a soberania popular e duramente criticava os ideais e as instituições da democracia ateniense e também seus próceres.
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Qual o governo defendido por Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
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O que Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
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Que filósofo foi defensor da democracia?

Foi o que Platão, o grande filósofo de Atenas — o berço da democracia —, afirmou há cerca de 2.400 anos no Livro VI da República, um dos primeiros e mais influentes textos sobre...
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O que Platão defendia sobre política?

No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
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Por que Aristóteles critica a democracia?

Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.
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O que Platão defendia sobre a educação em A República e sobre a democracia?

Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.
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Qual a principal teoria defendida por Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
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Como Platão via a democracia ateniense?

Platão na verdade via a democracia ateniense como um governo que poucos cidadãos da população tinham os privilégios de igualdade perante a lei e direito de oratória em assembléia, um governo de poucos (oligarquia).
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Quem deve governar segundo Platão?

Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.
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Qual é a principal crítica de Platão à democracia?

Platão ironizava a democracia na questão da sua liberdade, o pleno domínio da liberdade de agir, todos são iguais e podem expressar os seus desejos. O homem democrático era visto pelo filosofo como inconstante e maleável e fácil de ser corrompido pelo sistema.
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Qual era o conceito de democracia de Platão?

A democracia, de acordo com o ponto de vista de Platão na República, agrupa todos os males em uma única constituição, logo é nesse sentido que ela é necessariamente uma corrupção da oligarquia, visto que surge do conflito entre os pobres e os ricos da pólis oligárquica.
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Que tipo de governo Platão propõe?

A POLÍTICA EM PLATÃO

Platão, nesse livro, propõe um Estado ideal, uma utopia. Nessa utopia, todas as peças da sociedade deveriam estar perfeitamente encaixadas no lugar certo, pois somente assim tudo funcionaria corretamente. Em primeiro lugar, o objetivo do Estado ideal deve ser a Justiça e o Bem.
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Porque Sócrates odiava a democracia?

Por que Sócrates odiava a democracia? - Quora. Basicamente por causa de 2 graves problemas da democracia: Na democracia os representantes do poder não são especialistas. O povo que sugere decisões na esfera política não é especialista.
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Qual era a política de Platão?

Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões. Apenas esses últimos poderiam exercer o poder político. Segundo o pensamento platônico, para afastar o mal era necessário conhecer e respeitar a justiça.
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Quem defendeu a democracia?

foram os gregos que descobriram não apenas a democracia, mas também a política – a arte de decidir através da discussão pública – e, então, de obedecer às decisões como condição necessária da existência social civilizada.
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