Na palavra “saía”, o “i” recebe acento gráfico porque forma hiato com a vogal anterior, constitui sílaba e não está precedido de ditongo. Além disso, não é seguido de –nh. O “i” da palavra “saía” está indevidamente acentuado, pois, em palavras paroxítonas, o “i” que forma hiato não recebe acento gráfico.
Sair > eu sai(-o) > que eu saia. Saía, com acendo agudo É o verbo sair conjugado na primeira (eu) e terceira (ele/ela) pessoa do singular no pretérito imperfeito do indicativo – tempo usado nas seguintes situações: Para falar de hábito ou acontecimento que ocorria com frequência no passado: Antigamente eu saía muito.
a) Não se acentuam o i nem o u, porém, se formarem sílaba com l, m, n, r e z (porque não estarão isolados na sílaba) ou forem seguidos de nh: Raul, Ataulfo, ruim, amendoim, Coimbra, caindo, Constituinte, oriundo, diurno, sairmos, atrairdes, poluir, juiz, raiz, bainha, campainha, moinho.
Ai de você se chamar o kilt de saia na frente de um escocês
Com a migração dos gaélicos para a região úmida e chuvosa das Highlands, no norte e no oeste da Escócia, o aparato foi adotado pelos escoceses da região. Os kilts serviam para a proteção contra a umidade e o frio típicos de lá.
Diferente dos modelos que conhecemos hoje, esse tipo de peça era amarrada na cintura e feita com peles de animais. No entanto, o registro mais antigo da utilização da saia é uma escultura de 3.000 a.C., na Suméria.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Pois então. Segundo a nova ortografia, as paroxítonas cujo acento recaía sobre o “u” (quando este fazia hiato com o ditongo anterior) perderam o acento.
Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.
Qual o aumentativo de saia? Saiona ou saião? As palavras meia e saia são substantivos e, como tal, devem ter o aumentativo no masculino, como acontece com as palavras portão e cadeirão aumentativos de porta e de cadeira. Assim, como aumentativo de meia e de saia, teremos meião e saião, que também é aumentativo de saio.
Na palavra “saía”, o “i” recebe acento gráfico porque forma hiato com a vogal anterior, constitui sílaba e não está precedido de ditongo. Além disso, não é seguido de –nh. O “i” da palavra “saía” está indevidamente acentuado, pois, em palavras paroxítonas, o “i” que forma hiato não recebe acento gráfico.
presente do indicativo: eu saio, tu sais, ele sai, nós saímos, vós saís, eles saem; pretérito perfeito do indicativo: eu saí, tu saíste, ele saiu, nós saímos, vós saístes, eles saíram.
A saia midi é conhecida por ser versátil e atemporal, sendo uma escolha popular entre mulheres de todas as idades e estilos. A saia midi pode ser usada de diversas maneiras, e é uma peça que oferece muitas possibilidades de estilo, permitindo combinações criativas com blusas, camisas, casacos e acessórios.
Em tainha, bainha, rainha, ventoinha, o hiato não é acen- tuado apesar de ficar isolado na sílaba (ta-i-nha), por causa da nasalização do fonema, como ocorre em Cairn ou ruim (obs. 1. a da 4. a regra de ACENTUAÇÃO GRAFICA).
- Amendoim : São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica. - Francês : acento em francês não marca a sílaba tônica, mas serve para diversas funções como, por exemplo, indicar se a letra “E” deverá ter um som mais aberto ou mais fechado.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.