No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil . Nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.
A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.
SOUZA, Warley. "18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm. Acesso em 19 de outubro de 2024.
18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A homenagem surgiu a partir de um projeto discutido no Congresso Nacional no início dos anos 2000 (PLC 111/2001). O então senador Geraldo Cândido (PT-RJ), que relatou a proposta, afirmou que a data tem um significado muito importante por lembrar Monteiro Lobato.
📺 JJ2 - Em 18 de abril, é comemorado o Dia do Livro Infantil
Por que 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil?
18 de abril é a dada escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882 nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a data para celebrar os livros e a leitura e também incentivar as pessoas a explorarem o universo dos livros.
Comemora-se em 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil porque foi nesse dia e mês, em 1882, que nasceu Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor brasileiro a produzir uma literatura voltada para as crianças.
O livro nos faz sonhar e com ele vivemos diferentes histórias e aventuras e conhecemos mundos distantes e novas culturas. Com seus contos fantásticos e registros importantes dos acontecimentos históricos da humanidade, os livros continuam encantando gerações.
Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.
No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil . Nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.
O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que por meio dela é possível desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, habilidades essenciais para a formação cidadã.
No Dia Mundial do Livro, portanto, todos os países são convidados a reverenciar a literatura mundial, refletir sobre a importância da leitura, pensar em mecanismos de estímulo e acesso a ela, discutir as obras dos grandes nomes da literatura, apresentar novos autores ao mundo, e conscientizar os leitores sobre os ...
A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional.
Efemérides Fatos históricos do dia 18 de abril. 1791 — Revolução Francesa: rei Luis XVI tenta fugir de Paris. 1857 — Publicação de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec marca o surgimento do espiritismo na França. 1906 — Um terremoto destrói grande parte da cidade de São Francisco.
Já na segunda quinzena do mês, há uma data muito relevante para a literatura do país: o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, dia 18, é a mesma do nascimento de Monteiro Lobato e foi escolhida como forma de homenagear um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil brasileira.
Outubro é um mês muito importante para educação no Brasil. Após o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, no último domingo (29/10) celebramos também o Dia Nacional do Livro. A data visa homenagear a riqueza cultural das obras literárias do país, assim como lembrar da importância da leitura para a sociedade.
Publicado em 1968, é considerado um dos livros mais importantes da literatura infanto-juvenil. A história escrita por José Mauro de Vasconcelos é centrada em Zezé, um menino que mergulha em um mundo de fantasias por causa de um pé de laranja lima.
Essa data foi escolhida porque foi nesse dia e mês, do ano de 1882, que nasceu o escritor brasileiro Monteiro Lobato. Afinal, que melhor data para celebrar-se o livro infantil do que o aniversário desse escritor pioneiro, ou seja, o primeiro, no Brasil, a dedicar-se à produção literária voltada às crianças?
É nesse tipo de literatura que a criança descobre o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos; experiência que estimula a sua criatividade e a sua afetividade, além do seu desenvolvimento cognitivo e motor. O livro infantil é uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação de seus leitores.