O quilate simbolizado pelo“K” é uma medida que marca 1 parte de ouro para cada 24 partes de metal. Logo, o ouro mil (24K) tem 24 partes de ouro para cada 24 partes de metal.
Dessa maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia). O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.
Devido à sua pureza, o ouro 24k tende a ser mais caro do que o ouro 18k. No entanto, o preço também pode variar de acordo com o mercado e a procura. O ouro 24k é mais valioso por grama devido à sua pureza, enquanto o ouro 18k é menos valioso devido à sua menor concentração de ouro.
No que se refere a pedras preciosas, como o diamante, um quilate representa uma massa igual a duzentos miligramas. A unidade de massa foi adotada em 1907 na Quarta Conferência Geral de Pesos e Medidas. O quilate pode ser subdividido ainda em 100 pontos de 2 mg cada.
O ouro 18K (18 quilates) é o resultado da combinação de 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, como prata, cobre ou paládio, por exemplo. Também é conhecido como ouro 750, já que 75% de sua composição é ouro puro, sendo os 25% restantes formados pelos outros metais citados.
O ouro 22k é frequentemente usado em joias de design intricado, possui uma tonalidade mais amarelada e uma aparência mais brilhante em comparação com o ouro 18k ou 14k.
O Ouro 22K possui 91,6% de Ouro puro e sendo o restante composto por outros metais. Normalmente este tipo de Ouro é utilizado na confecção de moedas, principalmente as libras esterlinas. Mas voltando ao ramo Joalheiro, a grande vantagem de se utilizar o Ouro 22K na fabricação de Joias é a maleabilidade desta liga.
Quilate (K) é o termo utilizado para isso, uma medida padrão que é dividida em 24 partes. Dessa forma, o ouro 24K (24 quilates) é o ouro puro, também chamado de ouro fino ou ouro mil, e é composto por 24 partes de ouro, de um total de 24 partes, o equivalente a 99,9% de ouro.
É importante saber também o sentido de outro termo muito utilizado: o quilate. Isso porque as duas medidas estão relacionadas, sendo que cada pt equivale a 0,01 quilates. Ou seja, se você falar que um diamante tem um quilate, isso é mesmo que dizer que ele tem 100 pts.
Sabe o porquê de ela escurecer? Não é pela qualidade, não! Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.
O ouro puro (24k) quando extraído da natureza tem sempre um tom de amarelo bem vibrante. Por ser muito maleável é preciso adicionar a ele outras ligas metálicas que dão resistência às joias. O ouro 18k nada mais é que 75% puro e 25% de outras ligas metálicas.
O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.
Sendo assim, o ouro 24k por ser o ouro mais puro possui um valor de mercado maior do que o ouro 18k, mas o ouro 18k é o mais encontrado por estar presente em muitas joias e peças de decoração, componentes eletrônicos e muito mais.
Quando usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas, o quilate é representado internacionalmente pela abreviatura 'ct' (abreviação de carat). Então sempre que a abreviatura estiver como 'ct', o quilate estará relacionado ao peso. Um quilate é igual a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g).
O Peacock Brooch (broche de pavão), da Graff Diamonds, é uma verdadeira obra de arte em forma de joia. Avaliado em R$ 490 milhões, o broche é composto por 1.305 pedras preciosas, incluindo diamantes, safiras, esmeraldas e rubis. O design da peça é uma celebração da natureza e da habilidade artesanal.
O topo da lista é do diamante azul, a 4 milhões de dólares o quilate. Pedras deste tipo são precificadas com base em dois fatores principais: a beleza e a raridade da gema.
Assim como falamos no item anterior, o ouro é um metal puro, nobre e não reage com água. O ocasional avermelhamento das peças se dá por conta do ácido úrico presente em nosso suor.
A reação ao fogo pode ajudar a indicar se uma joia é de ouro puro ou banhado. Se uma joia for de ouro puro, ela não deve mudar de cor ou forma quando exposta ao fogo. Se a joia for banhada, a camada de ouro pode derreter ou mudar de cor quando exposta ao fogo.
A coloração do Ouro 16k é diferente do Ouro 18k, uma vez que têm proporções diferentes de Ouro e liga. A tonalidade do Ouro 18k costuma agradar a maioria dos casais. 4. Por conter mais liga metálica em sua composição, o Ouro 16k oxida (escurece) com mais facilidade que o Ouro 18k.
Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.