Além disso, a água do mar contém sais dissolvidos que aumentam a força de adesão entre os grãos. Essas substâncias formam pontes iônicas entre as cargas elétricas presentes no material arenoso, tornando-o ainda mais pegajosos.
As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial.
Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra. Por causa disso, as correntes marítimas realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram.
Espuma marinha, espuma oceânica, é um tipo de espuma criada pela agitação da água do mar, particularmente quando essa água contém grande concentração de carbono orgânico dissolvido contendo proteínas, ligninas e lipídios derivados de fontes como a eflorescência algal.
O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. Diversos são os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias: Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades.
São reconhecidas por deixar a superfície do mar turbulenta e com aspecto de água suja, além disso, nesses locais, as ondas quebram com menor frequência. Caso seja surpreendido por uma dessas correntes, o ideal é tentar ficar calmo e boiar ou, então, nadar paralelamente à praia.
Devido à sua transparência, a água-viva nem sempre é vista no mar. Deve-se suspeitar de ferimento relacionado a este animal quando ocorre dor latejante, coceira e vermelhidão delimitados na pele após banho de mar.
A espuma do mar é um fenômeno natural do oceano que envolve a formação de uma substância branca que flutua na superfície da água e se acumula nas margens do mar. A formação de espuma do mar é vista em várias partes do mundo e continua a intrigar as pessoas até hoje.
A espuma marrom surge, pois a agitação das ondas batendo nas rochas e quebrando na praia promove uma separação do material de gordura diluído na água. Essa gordura natural vem dos animais e vegetais e não é nociva para o meio ambiente.
Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Os golfinhos não estão sorrindo. É apenas o formato de seu rosto. Os golfinhos podem parecer felizes para nós, mas seus "sorrisos" são ilusões. Quando os humanos sorriem, sinalizamos felicidade, contentamento e alegria uns com os outros.
A espuma não é gerada pela água em si, mas por surfactantes diluídos nela. Surfactantes são substâncias cujas moléculas têm duas extremidades – uma que curte água (hidrofílica), outra que repele água (hidrofóbica). Uma bolha consiste em uma bolsinha de ar cercada por uma casca de moléculas surfactantes.
Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
🍫 O motivo da cor é a grande quantidade de algas, que os animais que habitam o oceano amam, mas o público na praia nem tanto. ⚠️Preciso me preocupar? Apesar da coloração ter feito os veranistas formularem diversas teorias sobre a razão do mar ficar dessa maneira (e não, não é esgoto), não há riscos para a saúde.
As salpas (Salpidae) têm aspecto gelatinoso e transparente, pertencem a um grupo de animais próximos às águas-vivas, mas, ao contrário delas, não oferecem risco à população, conforme explica a bióloga Ana Carolina Fornicola.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a espuma é um fenômeno natural causado pela floração e decomposição de algas, e não representa risco à saúde ou ao meio ambiente. Na Barra da Tijuca, na zona oeste, a espuma chegou à areia.
O mar Negro, originalmente chamado Ponto Euxino, é um mar interior situado entre a Europa, a Anatólia e o Cáucaso, ligado ao oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu e por diversos estreitos. O Bósforo o liga ao mar de Mármara, e o estreito de Dardanelos o conecta à região do Egeu.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
fleckeri , como outras Cubozoa, é uma das responsáveis pela Síndrome de Irukandji. Considerada como a água-viva mais letal do mundo, a quantidade de veneno em um espécime adulto é suficiente para matar 60 humanos adultos.
Entretanto, os marcadores químicos na água dos oceanos sugerem que a maior parte da água veio de asteroides e cometas que colidiram com a Terra há milhões de anos. Esses corpos, pequenos em comparação com a Terra, contêm pistas sobre como era o Sistema Solar há mais de 4,5 bilhões de anos.