Placa com sinal R-19 – designa a velocidade máxima permitida, regulamentando a velocidade em 20km/h, quando se utilizar a ondulação Tipo A, e em 20km/h, quando se utilizar a ondulação transversal Tipo B, sempre antecedendo o dispositivo.
Já as ondulações transversais, que são as lombadas, e as faixas de travessia elevada, são consideradas para vias com velocidade de circulação menor, entre 30 e 40 km/h.
Qual a velocidade permitida na lombada eletrônica?
Para velocidades de até 100 km/h, a tolerância da lombada eletrônica é fixa e equivale a 7 km/h. Isso significa que, se a velocidade máxima permitida em uma via é de 50 km/h, você pode transitar até 57 km/h sem ser multado.
Passe pelo quebra-molas bem devagar com o pé fora da embreagem e com a direção alinhada. Não passe na lombada com o carro na diagonal, isso além de não reduzir o impacto, também desgasta o sistema de suspensão.
Ou seja, se você estiver dirigindo em uma velocidade que pede a quarta marcha, você deverá frear e mudar as marchas para terceira e, finalmente, até a segunda para poder passar por cima da lombada. Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.
Assim, por exemplo, em um radar cuja velocidade máxima estipulada é 60 km/h, o aparelho pode marcar até 67 km/h sem que o motorista seja multado. Já se o radar estipula como velocidade máxima da via 110 km/h, o medidor de velocidade pode medir até 118 km/h - acima disso, o motorista poderá ser multado.
Em uma via em que o permitido é 50 km/h, se a velocidade considerada variar entre 51 km/h e 60 km/h, o condutor deve receber uma multa média. Se a velocidade considerada estiver entre 61 km/h e 75 km/h, a multa deverá ser grave.
Os registros de radares móveis ou portáteis, conforme a proposta, só serão válidos caso a velocidade aferida esteja acima de 120Km/h. Mesmo os radares fixos, segundo o texto, só poderão aferir, para fins de registro de infração de trânsito, velocidades acima de 60Km/h.
Lombadas. Lombadas são dispositivos redutores de velocidade utilizados para evitar acidentes onde o excesso de velocidade é a sua principal causa. Elas seguem o padrão estabelecido na RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 973, DE 18 DE JULHO DE 2022, podendo ser Tipo A (comprimento =3,70) ou Tipo B (comprimento =1,50).
“O correto é que as duas rodas do veículo passem sobre a lombada simultaneamente e de forma suave”, diz ele. A razão, segundo o engenheiro, é que o quebra mola exerce uma força sobre os componentes da suspensão do carro quando ele está passando sobre ela.
A redução da marcha deve ser condizente com a situação. Por exemplo, em um quebra-molas, cabe ao condutor parar de acelerar e acionar o freio suavemente a ponto de reduzir a velocidade do veículo. Na sequência, deverá ser acionada a embreagem até o final (continuar freando suavemente) e realizar a redução de marcha.
Geralmente usada em áreas de travessia de pedestre, trata-se de uma sinalização que obriga motoristas a reduzirem a velocidade, já que passar com o veículo rápido demais no quebra-molas, pode ocasionar danos no sistema de suspensão e em outras partes.
Qual a tolerância de uma lombada eletrônica de 40km?
A regra, na verdade, é até fácil de memorizar: rodando a até 100 km/h, a tolerância é de 7 km/h. Ou seja, caso o limite da via em questão seja 40 km/h, a tolerância máxima será de 47 km/h.
Basta acessar o site do Detran do seu estado e inserir os dados do veículo ou do infrator. Você poderá ver as multas que estão em aberto ou já foram pagas, bem como os detalhes da infração, como data, hora, local e valor. Porém, vale atenção a um detalhe: algumas multas Renainf pode não aparecer nessa busca.
Para ser multado, a velocidade medida deve ser de 58 km/h. A infração é média quando a velocidade medida não ultrapassa os 67 km/h, grave quando fica entre 68 e 82 km/h e gravíssima quando é de 83 km/h ou mais.
O uso é regulamentado pela Resolução do Contran nº 495/14. Indicados para qualquer velocidade regulamentada e para qualquer tipo de via. A velocidade impressa no ponto deve ser de 20 km/h e 30 km/h. E são indicadas para vias locais e coletoras e rurais.
Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h. Já nas vias com limites acima de 100 km/h, a tolerância é de 7% sobre o limite.
As lombadas eletrônicas são os equipamentos fixos de fiscalização eletrônica ostensiva. Estão localizadas em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como meio de estimular a redução da velocidade e a segurança viária. O limite de velocidade padrão nesses dispositivos é de 50 km/h.
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.
Quebra-molas – Ou lomba, também designado lombada, é a ondulação transversal, uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos. Pardal – equipamento de fiscalização para controle de velocidade, nas rodovias, também é conhecido como radar.
Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas. Essa dica se aplica caso não seja uma ladeira de maior extensão. No caso de o veículo apresentar dificuldades, basta acionar a segunda marcha para dar maior impulso.