Em dado momento, a arca da aliança foi tomada pelos filisteus, um povo que habitava Canaã e estava em guerra contra os hebreus pelo domínio daquela terra. Isso porque os hebreus foram derrotados em uma batalha, decidindo, então, levar a arca para a batalha com eles.
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
Perdeu porque: 1) Mesmo tendo a presença de Deus podemos perder a batalha, porque só lembramos DEle na hora do aperto. Israel não lembrou de Deus para adorá-lo. Eles não trouxeram a arca para adorar a Deus, mas somente para vencer os filisteus.
Após a destruição do Templo de Jerusalém pelos babilônios em 587 a.C., a Arca da Aliança desapareceu misteriosamente dos registros históricos. Não há relatos claros sobre seu destino após esse evento catastrófico, levando a diversas especulações e teorias ao longo dos séculos.
Elon Musk revela descoberta terrível da NASA em Marte
Quem destruiu a Arca da Aliança?
As narrativas cristãs sugerem que o Tabernáculo foi destruído pelos filisteus em 1050 a.C., no período em que o povo do gigante Golias tomou dos israelenses a Arca da Aliança, que era de madeira e forrada de ouro, criada por força divina exatamente para guardar as “tábuas da lei” com os dez mandamentos divulgados por ...
Ao lado da arca se depositava o livro da Lei ou da Aliança, daí o nome de Arca da Aliança. Parece que esta arca teria desaparecido quando da invasão dos babilônios, chefiados por Nabucodonosor, que destruíram Jerusalém e o Templo de Salomão no ano 587 A.C..
A arca era símbolo da presença de Deus e da Sua glória. Por isso, ninguém que não estivesse autorizado poderia tocá-la ou olhar para dentro dela (Js 3.3-4; 1Sm 6.19). Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca.
Porque não se pode olhar dentro da Arca da Aliança?
1- Choro e Morte 1Sm 6: 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
A identidade dos atuais palestinos tem ligação, tendo em vista o nome usado e a localização geográfica, com os povos da época bíblica chamados de filisteus, da região reconhecida biblicamente como Filístia. Filisteus significa errantes, e ou forasteiros.
Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode. Os filisteus tomaram a arca de Deus e a colocaram no templo de Dagom, ao lado da imagem de Dagom. Quando os moradores de Asdode se levantaram de madrugada, no dia seguinte, eis que Dagom estava caído com o rosto em terra, diante da arca do SENHOR.
Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá. Por conta do acontecido Davi temia prosseguir, então deixou a arca na casa de Obede-Edom, o giteu por três meses.
Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.
Segundo o relato em Êxodo (25:10), quando Moisés estava no topo do Sinai recebendo os Dez Mandamentos, também ganhou instruções de Deus para criar um lugar onde guardá-los. Uma arca de madeira banhada a ouro, que os judeus passaram a levar consigo em suas andanças pelo deserto até a conquista de Canaã.
Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.
Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical.
Os filisteus, após levarem a Arca da Aliança para seu território, a armazenaram no templo de Dagom, onde atualmente está localizada a cidade de Asdode, no sul do país de Israel.
A arca da aliança e, mais particularmente, o propiciatório, era o local onde Moisés recebia a palavra de Deus: “Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel”. (Êx 25.22).
Os historiadores e arqueólogos modernos ainda não conseguiram determinar o paradeiro da Arca, se é que o objeto ainda existe, mas a grande ironia é que, ao que tudo indica, o artefato incorporava características originalmente pagãs, da época em que os israelitas não adoravam um deus único.
Quando a arca da aliança do SENHOR estava entrando na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. Ao ver o rei Davi dançando e celebrando, ela o desprezou em seu coração.
A Arca simbolizava a presença de Deus no meio de seu povo. Além disso, dentro dela estavam os principais símbolos da aliança entre Deus e os israelitas como, por exemplo, as duas tábuas da Lei, que eram os mandamentos de Deus.
Porque só os levitas podiam carregar a arca da aliança?
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.