Por da redação Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”. Uma das características da épica é a narração de episódios históricos ou lendários de heróis que possuem qualidade superior.
Ao longo de seu texto, o poeta, que se dirige ao rei Sebastião I (1554-1578), evoca episódios da história lusitana de forma épica, sempre buscando glorificar o povo português.
É uma epopeia clássica, inteiramente fiel às regras e convenções impostas pelo género, tendo como fontes a Eneida, de Virgílio, e a Poética, de Marco Girolamo Vida, que teoriza sobre a epopeia. O sonho de todo o bom poeta do século XVI era a criação de uma epopeia, à imitação de Homero e Virgílio.
A epopéia Os Lusíadas, de Camões, tem como eixo narrativo a viagem de Vasco da Gama às Índias e seu retorno a Portugal. O episódio do poema intitulado "Ilha dos Amores" situa-se no retorno da armada, quando então os nautas lusitanos encontram-se com as ninfas na referida ilha.
A obra Os Lusíadas é um poema épico escrito por Luís de Camões, publicado em 1572. O tema central da obra é o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
POESIA ÉPICA DE CAMÕES (OS LUSÍADAS) | Resumo de Literatura para o Enem
Qual é a estrutura do poema épico Os Lusíadas?
Os Lusíadas é constituído por dez partes, chamadas de cantos na lírica; cada canto tem um número variável de estrofes (em média, 110); as estâncias são oitavas, tendo portanto oito versos; a rima é cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois últimos (AB AB AB CC, ver na citação ao lado);
Qual obra é considerada o maior poema épico da língua portuguesa?
“Os Lusíadas” é um poema épico do poeta português Luís de Camões. Ele possui versos decassílabos e fala das conquistas portuguesas até a chegada de Vasco da Gama à Índia.
Gênero épico, surgido na Grécia Antiga, é caracterizado por narrar os feitos heroicos de um povo e tem como principais obras representantes a “Ilíada” e a “Odisseia”. Ouça o texto abaixo! O gênero épico é estruturado em versos e estrofes.
O Velho do Restelo é símbolo dos pessimistas de ontem e de hoje; representa aqueles que antanho não acreditaram no sucesso da epopeia das navegações e, no presente, aqueles liberais que, apesar de saberem de tudo, nunca leram nem Adam Smith, nem Luís de Camões.
Quais as características da poesia lírica de Camões?
Os temas centrais da lírica camoniana são o amor, a mulher, a natureza, o desconcerto do mundo e a reflexão sobre a vida do poeta. O amor é um tema marcado pelo conflito entre a razão e os sentidos. A mulher é associada a vários modelos em Camões. A natureza é o espaço de projeção dos sentimentos do poeta.
A epopeia, ou poema épico, é uma estrutura poética, do gênero narrativo. Em resumo, é uma história contada em versos em vez de prosa. Sua origem remonta à Antiguidade e tem o poeta Homero como seu principal nome. Esse tipo de narrativa é marcado por aventuras e heroísmo.
Assim, com Os Lusíadas, ele "deu visibilidade ao povo português, ao ressaltar feitos grandiosos do presente, as grandes navegações" e também garantiu "importante referência para os estudos filológicos e linguísticos promovidos nos séculos seguintes".
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
Quais são as principais características dos lusíadas?
Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”. Uma das características da épica é a narração de episódios históricos ou lendários de heróis que possuem qualidade superior.
Camões foi um poeta conhecido tanto por sua obra épica, com "Os Lusíadas", que narra poeticamente os feitos de Portugal, como por seu trabalho lírico com redondilhas e sonetos.
Sebastião, na sua dupla qualidade de destinatário e de herói de um futuro que se entreabre. No presente estudo, colocam-se à prova as possibilidades de leitura do episódio de Inês de Castro, tal como é contado ao Rei D. Sebastião.
Qual o significado de lusíadas para a literatura portuguesa?
Os Lusíadas, publicado em 12 de março de 1572, narra as grandes navegações de Vasco da Gama. São símbolo cultural e político para os lusitanos e “conferiram dignidade e crédito à língua portuguesa como língua de cultura”, comenta a professora.
Ou seja, a máquina do mundo é o Universo artificio- samente fabricado pelo engenho do Deus, autor máximo. Na máquina se vê tudo o que é; e a inspiração divina que a anima também faz ver o que será.