A serpente representa a cicatrização ou o renascimento. Para diferenciar o símbolo da odontologia do símbolo da medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Esculápio. O círculo representa a medicina restrita à cavidade oral.
Ou seja, o símbolo da Odontologia homenageia aquele que era o “dentista” da época. Segundo a lenda, certo dia Esculápio saiu da casa de um “paciente”, sem esperanças de curar aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo Esculápio matou-a com seu cajado.
Pensando na cobra, pode-se apontar uma dualidade em seu mecanismo de defesa, o veneno: ainda que ele simbolize males, também representa a cura, já que é usado para a produção de antígenos. Na Medicina, esse dualismo corresponde, então, à saúde e à doença.
No geral, o símbolo faz referência à habilidade dos dentistas em tratar doenças bucais, restaurar sorrisos e melhorar a saúde bucal dos pacientes. O bastão também é um lembrete constante de que a odontologia é uma profissão baseada em ética, cuidado e compromisso com o bem-estar dos pacientes.
Na mitologia grega e romana antiga, a serpente é o símbolo de Esculápio, o Deus da medicina. Esculápio, que curava os doentes, era representado com um cetro com uma serpente enrolada à volta. Para além disso, nas antigas culturas mesopotâmica e egípcia, as serpentes aparecem como símbolos divinos associados à cura.
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
Por que o símbolo da Odontologia é uma cobra? O símbolo foi insipirado na lenda grega de Esculápio. Segundo a lenda, Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e foi aprendiz do centauro Qíron. Talentoso, aprendeu rapidamente como curar doentes e se destacou em relação ao seu mestre.
A profissão é representada pelo caduceu de Esculápio dentro de um círculo. Caduceu significa bastão ou cajado, e Esculápio era o deus da Medicina e da cura. O Bastão de Esculápio é representado por uma varinha com uma serpente a envolvendo, no sentido da esquerda para a direita.
A pedra do anel de formatura de odontologia é a granada. Este fato pode causar estranheza para muitos, já que a esmeralda é consagrada como pedra símbolo da área da saúde, representando cursos como medicina, fisioterapia, enfermagem, entre outros.
A cobra enrolada no bastão simboliza a busca pela cura, o conhecimento médico e a capacidade de tratar doenças. Esse simbolismo da cobra foi entrelaçado com a figura de Asclépio, e a serpente passou a representar a regeneração e o renascimento associados ao poder da cura.
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à Antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) e a cura (taça).
O bordão ou bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente.
Eu juro, no exercício de minha profissão de CIRURGIÃO DENTISTA, ser sempre fiel aos deveres da honestidade, da ciência e da caridade, jamais me servindo da mesma para favorecer o crime/ ou corromper os costumes/ ou desmerecer a Odontologia.
Ela simboliza sofisticação, riqueza, satisfação e naturalidade. Contudo, o real motivo da cor da faixa de formatura ser o bordô é devido a sua joia contida no anel dos formandos. Trata-se da pedra Granada, que possui cor vermelho-amarronzada, muito parecida com o bordô.
Mas também têm diferenças. Embora a marca da Odontologia seja similar ao bastão de Esculápio, que é o símbolo do curso de Medicina, o símbolo do curso de Odontologia apresenta limites em volta do bastão e da serpente, que representa regeneração e cura. Portanto, essa é a principal diferença entre as duas imagens.
É normal que alunos do início da graduação ainda não estejam totalmente familiarizados com alguns elementos do universo da área da saúde, e um deles é a cobra, ou melhor, o bastão de Esculápio. Esse símbolo faz conexão com a mitologia greco-romana, ao deus Esculápio, nome latim que deriva do grego Asclépio.
O profissional de Odontologia, que ainda pode ser chamado de odontologista, tem duas grandes frentes de atuação: prevenção e cura de doenças relacionadas à boca e estética. Ele pode trabalhar em ambas, mas a maioria dos dentistas opta por se especializar em uma área e seguir a carreira nela.
Um dentista ganha, em média, R$ 4.316,00 por mês. Mas essa quantia varia de acordo com a maneira como esse profissional presta seus serviços, por exemplo, assalariado ou abrindo o próprio consultório.
Segundo ainda a mitologia, Mercúrio lançou-o entre duas serpentes que lutavam e estas se entrelaçaram na haste em uma atitude amistosa. Daí o seu aspecto conhecido. Por ser Mercúrio, também, deus dos negociantes, o caduceu tornou-se o símbolo do comércio.
A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.
Um berloque que combina uma cruz e uma cobra pode simbolizar uma variedade de conceitos, incluindo dualidade, renascimento espiritual ou proteção divina contra o mal. A cruz representa a fé cristã e a redenção, enquanto a cobra pode simbolizar renascimento, sabedoria ou tentação.